quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Presença de Cristo no Mundo

   
  
Ide, portanto, fazei discípulos de todas   as
nações, batizando-os em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo;  ensinando-os   a
guardar todas  as  coisas   que   vos   tenho
ordenado.  E  eis que estou convosco todos
os dias até a consumação dos séculos.
                    Mateus 28: 19-20


Teologicamente costumamos afirmar que a Igreja é o sacramento da presença de Cristo no mundo. E isto ela o faz, pelo testemunho de amor e fidelidade a Jesus Cristo que oferecemos ao mundo, mediante o nosso  comportamento ostensivo em obediência às diretrizes do evangelho. Jesus Cristo afirma que quem o ama guardará a sua palavra, e que também o Pai o amará, e que Ele  e o Pai virão fazer morada na vida desse  crente fiel (João 14: 23).
Temos, enquanto membros da Igreja, o honroso privilégio de fazer Jesus Cristo presente no mundo, implantando na terra o seu reino de amor, de perdão, de paz, de luz, de santidade, de justiça, de fé, de esperança, de caridade, de solidariedade e fraternidade.
Quando a Igreja de Cristo na terra, nas pessoas dos seus membros, seus clérigos, suas hierarquias, seus magistérios, ou quaisquer outras estruturas, assumirem a responsabilidade de cumprirem os compromissos inerentes as justificativas de suas existências, abandonando as posturas de afirmações pessoais, de poder, de hegemonia, de imperialismos, de exclusividades, será possível perceber  através dela, a presença de Cristo no mundo;
O Cristo de Deus está presente no mundo, quando na congregação, dois, três, ou mais irmãos, se reunem em seu nome buscando o consenso na oração, na correção fraterna e na  tomada de atitudes em beneficio da maioria dos irmãos.
Quando os irmãos em suas reuniôes o  fazerem realmente em nome de Cristo, deixando de lado as fofocas, as intolerâncias aos diferentes, em verdadeira dinâmica de alteridade, preocupados em fazerem aquilo que Jesus faria se ali estivesse naquela hora, haverá com certeza a benção da presença de Cristo, trazendo a sua graça santificante sobre a congregação reunida em seu nome;
Jesus Cristo poderá também estar presente no mundo nas pessoas dos sofredores, esperando a solidariedade de todos nós, no cumprimento das máximas do sermão das bemaventuranças por Ele proferidas, semelhante a um programa de construção das misericórdias terrenas.
Quando as confrarias, associações, organizações religiosas, entidades do "Terceiro Setor", abandonarem os interesses particulares camuflados nas necessidades reais dos carentes, abandonarem o parasitismo social escondido no rol das carências  de pessoas verdadeiramente privadas de bens e assumirem o múnus que justificam as suas existências, agindo com equidade, solidariedade, fraternidade, cidadania e promoção humana, a presença de Cristo será sentida nas comunidades sociais, acenando para a existência do reino de Deus  que pedimos na oração do Pai Nosso.
Como pode perceber caro irmão, cara irmã, nós que nos dizemos cristãos, somos muito falhos em oportunizar a continuidade da presença de Cristo no mundo, conforme Ele próprio afirmou que estaria conosco em determinadas condições. As suas diretrizes em seu evangelho nos apontam caminhos, modos de conduzirmos, para contar com sua Santa Presença no Mundo. Clamamos por socorro dos Céus, mas via de regra, não nos posicionamos de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo, o enviado dos Céus, da parte do Pai, para nos apontar o legítimo caminho que nos conduz a Deus, Jesus Cristo, o único nome posto pelo qual devamos ser salvos.
    Que Deus nos abençôe  a todos!
           Dom Felismar  Manoel
 Catolicismo  Evangélico  Salomonita
     Visite o site: www.icai-ts.org.br
         






Um comentário:

  1. Realmente, pois se os discípulos se amam, a ressurreição aconteceu; porém, se os discípulos não se amam, é porque não houve ressurreição para eles; pois o mundo só crerá na ressurreição se vir o amor ser praticado entre os homens que confessam Jesus; visto que somente o milagre do amor, em um mundo de ódio e indiferença, é o que dá testemunho acerca da “alegação” da ressurreição como milagre... Paz de YHWHSHUA Prof..

    ResponderExcluir