domingo, 17 de setembro de 2023

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

17/09/2023 43ª Semana Anual Cristã 1997Tempo Pentecostário - Período da Compaixão pelas Obras da Criação de Deus - 4ª Semana – Compaixão pelos Animais da TerraMinistério dos Arcanjos de Deus.



Irmãos e irmãs em Cristo.



* ===> No início da Santa Bíblia, lemos no Livro do Gênesis que Deus criou todas as coisas; hoje estamos focando o Reino Animal, implorando a todos que tenhamos misericórdia e compaixão pelos animais da terra.



Participamos em nossa Ordem Espiritual de uma tradição muito antiga, que afirma ter Deus entregue o bom governo desta parte da natureza aos seus Santos Arcanjos, para um zelo e cuidado da sua existência funcional. Cremos que de bom grado podemos nós, cristãos encarnados, colaborar com a Ordem dos ARcanjos de Deus, por um nosso agir compassivo e misericordioso por todos os animais da terra; até porque, sendo também eles criação de Deus como nós humanos, formamos uma irmandade natural em comum.



Temos enquanto cultura humana uma grande dívida para com os animais, pois muito tem se investido em ciências e tecnologias que visam aumentar riquezas e prazeres naturais em cima de terríveis sofrimentos e matança dos animais, a pretexto de julgá-los como elementos de uma discutível “cadeia alimentar”, como se o gênero humano fosse uma categoria irracional, só buscando satisfações pulsionais naturais, construindo seu prazer sobre o sofrimento e morte de outros irmãos da ordem criada por Deus. Conhecemos bem a Ordenança Bíblica Mandamental “Não Matarás”, mas enquanto cultura humana, ignoramos solenemente a extenção e completude deste misericordioso mandamento não matarás.



É bom lembrarmos que o Cristo de Deus só veio à nossa terra árida, para tornar-se um ser humano igual a nós, quando já tínhamos superado o pleroma, a plenitude dos tempos, e adquirido o nosso status de seres morais, portanto capazes de avaliar entre o bem e o mal, entre o que traz gozo e o que faz sofrer, entre o prazer e a dor, tendo todos nós capacidade para construir um bem viver na paz e solidariedade com todos, e entre todos. Busquemos agir, cada um de nós, conforme o misericordioso e amoroso coração de Jesus Cristo Filho de Deus Vivo.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.



Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:



1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.


- Dias do mês de setembro de 2023 -


17- Roberto Belarmino. Bispo e doutor da Igreja.

18- 50º aniversário da Fraternidade Fabiano de Cristo - (fundada no Rio de Janeiro, em 1973);

São José Copertino.

19- Teodoro de Tarso, arcebispo de Cantuária, em 690;

São Januário, bispo e doutor da Igreja;

Nossa Senhora da Salete.

20- John Koleridgi, bispo da Melanésia, e seus companheiros, mártires, em 1871;

Santo André Kim Taegon e seus companheiros.

21- Rogações Estacionais – Primavera.

São Mateus, apóstolo e evangelista;

Santa Efigênia, virgem;

Santa Maura de Troyes, virgem.

22- Rogações Estacionais – Primavera.

São Maurício.

23- Rogações Estacionais - Inicio da Primavera, 3 horas e 50 minutos - CÔR LITÚRGICA PARA O PERÍODO ESTACIONAL – AZUL CELESTE

São Pio de Pietrelcina;

São Lino, papa;

Santa Tecla, apóstola e diaconisa.



1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -






*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário