27/08/2023 – 41ª Semana Anual Cristã 1997 – Tempo Pentecostário - Período Eclesial da Compaixão - – 1ª Semana da Compaixão – Compaixão pelo Cosmos Sideral.
Ensinamentos das Escrituras Sagradas: ===> Salmo 19: 1 … ===> Os Céus proclamam a glória de Deus e o Firmamento anuncia as obras de suas mãos.
Irmãos e irmãs em Cristo.
* ===> Terminamos a dinâmica missional e agora começamos as dinâmicas da compaixão, como aprendizes do misericordioso coração de Jesus de Nazaré, aquele que é manso e suave em suas ações e atitudes para conosco.
Nesta 1ª Semana da compaixão, iniciamos considerando as coisas mais distantes de nós, mas que nos ensinam , agem em nosso favor e também nos fascina por seus mistérios; começamos pelo Cosmo Sideral, essa imensidão que nos cobre, a que chamamos de Céus e Firmamento. É aí que nosso Deus colocou estrelas, planetas com seus satélites, cometas e tantos outros corpos siderais; é aí também a habitação de nosso planeta terra, a nossa casa comum. Estes miríades de corpos siderais se movimentam em seus ciclos, em ordem como Deus planejou, em harmonia e sem colisões. Há uma verdadeira sinfonia nas execuções dos múltiplos movimentos, seguindo suas órbitas, produzindo seus efeitos notáveis e que tanto bem traz aos viventes de nosso planeta terra; há uma lição em tudo isto.
Aqui como seres da terra, temos sido os agentes promotores dos famosos fatores antrópicos, que tem causado tantos danos à vida da superfície do solo planetário, colocando em risco a continuidade da vida de todos nós. Nossas sociedades, nossos grupos de nações e continentes com suas cidades e estados, poderemos nos organizar de modo similar ao que Deus colocou em seu espaço sideral, para um funcionamento orgânico harmonioso aqui na terra. Podemos usar a ordem cósmica de Deus, na natureza, como paradigma para o ordenamento de nossas organizações sociais, culturais, políticas, econômicas, institucionais entre outras, focando as nossas relações e dinâmicas com os vínculos teleológicos. É preciso que tenhamos uma atitude misericordiosa e um movimento de compaixão para com o Cosmos Sideral, também criatura de Deus, dirigindo para ele as nossas emanações afetivas, de respeito, sem poluição, com carinho, pois constitui algo superior a nos transmitir ensinamentos, no sentido de beneficiar a toda a ordem dos seres e entes criados por Deus, a nossa verdadeira irmandade mundial ou planetária.
Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.
Abuna Philoseleos
*** ====================================== ***
1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:
1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.
- Dias do mês de julho de 2023 -
27- Santa Mônica, memória.
28- Agostinho de Hipona, bispo e doutor da Igreja.
29- Martírio de São João Batista.
30- Santa Faustina Kowalska.
31- Aidan abade e bispo de Lindisfarme, em 651;
São Raimundo Nonato.
SETEMBRO
Nota – No dia de São Jerônimo (30) se comemora o Dia da Bíblia na tradição católica.
01- Mártires da Nova Guiné. Em 1942;
Beatriza da Silva, virgem.
02- Santa Doroteia, virgem e mártir de Cesareia
1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -
21 de junho de 2023 - Têmporas estacionais de inverno - Festa das Sementes. - Oficios de Têmporas com retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.
Cor Litúrgica para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.
Os três dias (*) que antecedem a entrada da estação do tempo do Inverno dia 21 de junho, festas das sementes – PROTIMIA DO TEMPLO
*** ======================================= ***
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário