domingo, 18 de junho de 2023

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

18/06/202330ª Semana Anual Cristã 1997 Período Eclesial Missionário - Dinâmica Missional ===> Seja Missionário de Si Mesmo, na sua vida íntima e pessoal.



Ensinamentos das Escrituras Sagradas: ===> Mateus 22: 36 a 40



Irmãos e irmãs em Cristo.



* === Perguntaram a Jesus de Nazaré: Qual é o grande mandamento da Lei? Ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas. === *



Nós humanos, crentes fiéis batizados, somos seres de relação. De um modo bem geral, nossas relações se fazem em quatro direções: Para nós mesmos. para os outros (iguais e diversos), para o mundo (cultural e social) e para a transcendência (espiritual e/ou superacional). Para nos mergulharmos neste mundo relacional missionário, devemos antes de tudo conhecermos verdadeiramente quem somos nós individualmente, enquanto pessoa singular; … é conveniente que, para abordar o outro, ou outra na minha missão, que eu antes esteja “bem resolvido”, para ficar livre de tramas de juizos transferenciais, julgando ou condenando outros ou outras por coisas imaginadas, prejulgadas, por minhas próprias falhas, ou inseguranças, mesmo que sejam por dinâmicas do inconsciente.



Um dos grandes mestres da dinâmica do nosso carisma idiodóxico, o bispo Salomão Ferraz, quando se dirigiu em conclamação pela unidade cristã apostólica no Brasil, ele se fundamentou primeiro nos dizeres do Venerando Shemá Israel: “Escuta povo de Deus, o nosso Deus é o único Senhor; somente a ele devemos amar, adorar e servir” – e dizia mais: Esta lei deve estar presente em nossa vida, em nossa mente, nosso coração, nossa alma e nosso entendimento; ela deve ser a marca em nosso corpo, a marca em nossa casa, devendo ser a tradição da nossa família, transmitida dos pais aos filhos e filhas, da boca ao ouvido, por todas as gerações. Sabemos ser bem dificil encontrar esta realidade nos dias atuais, de um mundo ultra bombardeado de multiplas e diversificadas versões de crenças e “verdades”, por isto poucos são os lares em que esta “tradição” sw configura, havendo na maioria de nós o verdadeiro movimento da conversão inicial, mas que se dinamizou na superficialidade, porque sem um tempo probatório, amadurecedor do verdadeiro discipulado cristão; não encontramos na atualidade de nossas igrejas e organizações eclesiais os mistagogos e os terapeutas espirituais, sendo a nossa realidade “igrejal” na maioria de congregações em busca de milagres ou prosperidades, caminhos fáceis para os desvios dos ensinamentos contextualizados do Cristo Filho de Deus. - Oremos e vigiemos a nós mesmos e busquemos missionar primeiro a cada um de per si, sendo o missionário ou missionária do Cristo na própria vida pessoal.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.



Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:



1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.


- Dias do mês de junho de 2023 -


18- Beata Osana de Mântua.

19- São Romualdo, abade.

20- Beatas Sanchas e Mafalda, princesas, virgens;

beata Teresa, princesa, rainha e religiosa;

beata Margarida de Ebner.

21- São Luiz Gonzaga.

22- São Paulino de Nola, bispo;

São João Fischer, bispo e mártir;

São Tomás Moro, mártir.

23- Vigília da Natividade de São João Batista;

Santa Agripina;

Inocêncio V, papa;

São José Cafasso.

24- Natividade de São João Batista.

1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais - Os três dias (*) que antecede a entrada da estação do tempo do Outono, dia 20 de março, festa dos frutos maduros

Cor Litúrgica do período: Amarelo - Simbolizando a coragem, a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, conforme o evangelho de Jesus de Nazaré – (*)Tempo da Protimia.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário