domingo, 11 de junho de 2023

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

11/06/202329ª Semana Anual Cristã 1997 Domingo do Corpo Místico Eclesial de Cristo - Mistério Litúrgico ===> Nós, na diversidade dos batizados, somos a corporeidade que manifesta Cristo no mundo até o fim dos tempos.



Ensinamentos do Evangelho / NT – Leiam os textos indicados: ===>



Irmãos e irmãs em Cristo.



1) Mateus 28: 20 … E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.

Estamos na semana da Corporeidade Mística Eclesial do Cristo. Isto quer afirmar que o Cristo Ressuscitado está presente em nosso mundo até o fim dos tempos, na medida em que nós batizados, crentes fiéis, o manifestamos no mundo, por nossas ações e atitudes comportamentais. E devemos lembrar que, para facilitar nosso caminhar com ajustes misericordioso, ele nos deixou os diversos mistérios sagrados, os chamados sacramentos da sua igreja, que facilitam a nossa divinização pessoal na afirmação da possível e acolhedora theosis.



2) João 17: 20-21 Rogo por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra, a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em tí, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

A presença do Cristo Ressuscitado no mundo não deve ser confundida com o Mistério da Santa Eucaristia, pois neste Ele se dá em presença sacramental, no seu corpo e no seu sangue para nosso alimento espiritual e para estreitar os nossos laços de comunhão com a Trindade Santíssima e de nós todos uns com os outros irmãos, tendo incluído no seu acolhimento os discípulos de outrora, do hoje e do futuro.



3) 1 Coríntios 12: 12 Assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

A ideia do Corpo Mistico Eclesial do Cristo é um doxa antigo na Igreja Cristã Apostólica, como vemos na tradição de Paulo, conforme os termos que ele se dirige em sua Carta aos Coríntios. Isto nos leva a compreender melhor a promessa de Cristo de estar conosco todos os dias até o fim dos tempos da vida secular, mesmo tendo ascendido ao céu, onde está junto com o Pai, como Cabeça desta Santa Corporação Mística, de onde sempre envia o Santo Espírito procedente do Pai, para nos orientar em todas as coisas.



4) Mateus 25: 34-36 Vinde benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.

O conceito de corporeidade é quando esta via corporal manifesta um ser em sua essência e intencionalidade, mediante os movimentos de suas diversidades de membros, realizando assim a epifania desse ser no mundo. Assim, Jesus nos mostra em suas santas palavras acima, como ele se faz presença em nosso mundo, deixando-nos claramente o que espera de nós batizados e crentes fiéis, enquanto membros do seu Corpo Mistico Eclesial, apontando a nós enquanto Igreja, qual deve ser o nosso agir com competência em conhecimentos, em habilidades e em atitudes, para mantê-lo sempre presente aqui entre nós. Assim agiram seus apóstolos e discípulos através dos tempos históricos, os verdadeiros pais da Ihreja, os instrutores, os mestres, os doutoresos, os mártires, os santos e santas de Deus.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.



Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:



1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.


- Dias do mês de junho de 2023 -


11- São Barnabé, apóstolo;

Santa Paula Fransinetti.

12- Santo Onofre.

13- Santo Antonio de Lisboa, presbítero e doutor da Igreja - padroeiro secundário de Portugal.

14- Basílio Magno, bispo de Cesareia em 379;

São Natanael.

15- Santa Germana de Pibrac, virgem.

16- Excomunhão de Martinho Lutero em 1520 – Reflexão sobre os erros históricos e necessidade dos atos de reparação – Roma já fez retirada da excomunhão.

São Manuel, mártir.

17- São Ranieri de Pisa.

1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais - Os três dias (*) que antecede a entrada da estação do tempo do Outono, dia 20 de março, festa dos frutos maduros

Cor Litúrgica do período: Amarelo - Simbolizando a coragem, a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, conforme o evangelho de Jesus de Nazaré – (*)Tempo da Protimia.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário