domingo, 25 de junho de 2023

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

25/06/202331ª Semana Anual Cristã 1997Tempo Pentecostário - Período Eclesial Missionário - Dinâmica Missional ===> Seja Missionário para com sua companhia mais íntima.



Ensinamentos das Escrituras Sagradas: ===> Mateus 19: 17 … disse Jesus: Se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos. … Êxodo 20: 1 a 17.



Irmãos e irmãs em Cristo.



* ===> Na semana que passou focamos como ação missionária da Igreja de Cristo, em nós mesmos, como membros da Corporeidade Mística Eclesial, responsáveis por manter o Cristo Ressuscitado no Mundo, até o fim dos tempos seculares. Hoje, estamos focando a nossa ação missionária frente a nossa companhia mais íntima, seja a nível conjugal ou de companheirismo.



Qual a nossa atitude testemunhal enquanto missionário eclesial cristão, na nossa vida relacional, com nossa companhia mais íntima? ou seja: nossa namorada, ou namorado, nossa esposa ou esposo, nossa companheira ou companheiro? O nosso discipulado cristão exige de nós que tenhamos uma atitude missional com competência, conhecendo com legitimidade os ensinamentos de Jesus Cristo, desempenhando de modo natural as habilidades apropriadas e com as atitudes ostensivas recomendadas para um servo de Deus em Jesus Cristo Salvador. Creio que poderá em muito nos ajudar, neste ministério, estando nós atento nas nossas relações para com Deus, como nos ordenou o Senhor através de Moisés no Decálogo, além de nosso testemunho de amor para com Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, vale que observemos os outros mandamentos que orientam as nossas relações para com Deus, como: …

a) - Precisamos afastar para longe de nós a idolatria aos falsos deuses dos tempos atuais, como os “mitos” da sociedade de consumo, as estrelas das artes, das religiões, das filosofias, das ideologias, do senso estético, do senso comum local, regional ou nacional;

b) – Honrar e venerar o Santo Nome de Deus, não o usando ou invocando levianamente, respeitando também o sentido do “sagrado” de outras pessoas, mas testemunhando com sinceridade a sua vassalagem de servo de Deus em Cristo;

c) – Lembrar sempre do “Dia do Senhor”, em honra ao Senhor Deus ter descansado no sétimo dia da sua criação, ponderando que Jesus afirmou ser Ele também Senhor do Sábado, por isso os cristãos guardam o domingo, por ser o Dia em que o Senhor Jesus Cristo Ressuscitou. Neste dia do Senhor, devemos santificá-lo com nossas reflexões e meditação, nossa adoração, orações, culto e louvores, nossas obras boas, de benemerências, caridade e misericórdia. … Estas ações quando testemunhadas com competências, de modo ostensivo, tem eloquência junto às pessoas que privam de nossa vida mais íntima e pessoal.



Sejamos pois missionários discipulares de Cristo junto aos que compartilham nossa vida comum, de modo transparente, fazendo que nossas ações instrumentalizem a presença do Ressuscitado Filho de Deus em nosso mundo, conforme a Boa Nova, para consolidar entre nós o Seu Reino.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.



Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:



1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.


- Dias do mês de junho de 2023 -


25- Confissão de Augsburgo em 1530;

São Maximo de Turim.

26- São José Maria Escrivá, Sacerdote.

27- São Cirilo de Alexandria, bispo e Doutor da Igreja.

28- São Irineu, bispo e mártir.

29- Sagração Episcopal de Dom Manoel Ceia Laranjeira por Dom Salomão Ferraz, tendo como co-sagrantes Dom John Perkowiske e Dom Jorge, São Paulo 1951 – Uniu três tradições eclesiatícas em sua ordenação - Católica Salomonita – Vétero Católica Polonesa e Catolica Brasileira.

São Pedro e São Paulo, apóstolos e mártires.

30- Primeiros Santos Mártires da Igreja de Roma. ( Perseguição do Imperador Nero ).

JULHO

01- Santo Aarão.

1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



21 de junho de 2023 - Têmporas estacionais de inverno - Festa das Sementes. - Oficios de Têmporas com retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.


Cor Litúrgica para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.



Os três dias (*) que antecedem a entrada da estação do tempo do Inverno dia 21 de junho, festas das sementesPROTIMIA DO TEMPLO



*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





domingo, 18 de junho de 2023

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

18/06/202330ª Semana Anual Cristã 1997 Período Eclesial Missionário - Dinâmica Missional ===> Seja Missionário de Si Mesmo, na sua vida íntima e pessoal.



Ensinamentos das Escrituras Sagradas: ===> Mateus 22: 36 a 40



Irmãos e irmãs em Cristo.



* === Perguntaram a Jesus de Nazaré: Qual é o grande mandamento da Lei? Ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a Lei e os Profetas. === *



Nós humanos, crentes fiéis batizados, somos seres de relação. De um modo bem geral, nossas relações se fazem em quatro direções: Para nós mesmos. para os outros (iguais e diversos), para o mundo (cultural e social) e para a transcendência (espiritual e/ou superacional). Para nos mergulharmos neste mundo relacional missionário, devemos antes de tudo conhecermos verdadeiramente quem somos nós individualmente, enquanto pessoa singular; … é conveniente que, para abordar o outro, ou outra na minha missão, que eu antes esteja “bem resolvido”, para ficar livre de tramas de juizos transferenciais, julgando ou condenando outros ou outras por coisas imaginadas, prejulgadas, por minhas próprias falhas, ou inseguranças, mesmo que sejam por dinâmicas do inconsciente.



Um dos grandes mestres da dinâmica do nosso carisma idiodóxico, o bispo Salomão Ferraz, quando se dirigiu em conclamação pela unidade cristã apostólica no Brasil, ele se fundamentou primeiro nos dizeres do Venerando Shemá Israel: “Escuta povo de Deus, o nosso Deus é o único Senhor; somente a ele devemos amar, adorar e servir” – e dizia mais: Esta lei deve estar presente em nossa vida, em nossa mente, nosso coração, nossa alma e nosso entendimento; ela deve ser a marca em nosso corpo, a marca em nossa casa, devendo ser a tradição da nossa família, transmitida dos pais aos filhos e filhas, da boca ao ouvido, por todas as gerações. Sabemos ser bem dificil encontrar esta realidade nos dias atuais, de um mundo ultra bombardeado de multiplas e diversificadas versões de crenças e “verdades”, por isto poucos são os lares em que esta “tradição” sw configura, havendo na maioria de nós o verdadeiro movimento da conversão inicial, mas que se dinamizou na superficialidade, porque sem um tempo probatório, amadurecedor do verdadeiro discipulado cristão; não encontramos na atualidade de nossas igrejas e organizações eclesiais os mistagogos e os terapeutas espirituais, sendo a nossa realidade “igrejal” na maioria de congregações em busca de milagres ou prosperidades, caminhos fáceis para os desvios dos ensinamentos contextualizados do Cristo Filho de Deus. - Oremos e vigiemos a nós mesmos e busquemos missionar primeiro a cada um de per si, sendo o missionário ou missionária do Cristo na própria vida pessoal.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.



Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:



1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.


- Dias do mês de junho de 2023 -


18- Beata Osana de Mântua.

19- São Romualdo, abade.

20- Beatas Sanchas e Mafalda, princesas, virgens;

beata Teresa, princesa, rainha e religiosa;

beata Margarida de Ebner.

21- São Luiz Gonzaga.

22- São Paulino de Nola, bispo;

São João Fischer, bispo e mártir;

São Tomás Moro, mártir.

23- Vigília da Natividade de São João Batista;

Santa Agripina;

Inocêncio V, papa;

São José Cafasso.

24- Natividade de São João Batista.

1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais - Os três dias (*) que antecede a entrada da estação do tempo do Outono, dia 20 de março, festa dos frutos maduros

Cor Litúrgica do período: Amarelo - Simbolizando a coragem, a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, conforme o evangelho de Jesus de Nazaré – (*)Tempo da Protimia.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





domingo, 11 de junho de 2023

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

11/06/202329ª Semana Anual Cristã 1997 Domingo do Corpo Místico Eclesial de Cristo - Mistério Litúrgico ===> Nós, na diversidade dos batizados, somos a corporeidade que manifesta Cristo no mundo até o fim dos tempos.



Ensinamentos do Evangelho / NT – Leiam os textos indicados: ===>



Irmãos e irmãs em Cristo.



1) Mateus 28: 20 … E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.

Estamos na semana da Corporeidade Mística Eclesial do Cristo. Isto quer afirmar que o Cristo Ressuscitado está presente em nosso mundo até o fim dos tempos, na medida em que nós batizados, crentes fiéis, o manifestamos no mundo, por nossas ações e atitudes comportamentais. E devemos lembrar que, para facilitar nosso caminhar com ajustes misericordioso, ele nos deixou os diversos mistérios sagrados, os chamados sacramentos da sua igreja, que facilitam a nossa divinização pessoal na afirmação da possível e acolhedora theosis.



2) João 17: 20-21 Rogo por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra, a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em tí, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

A presença do Cristo Ressuscitado no mundo não deve ser confundida com o Mistério da Santa Eucaristia, pois neste Ele se dá em presença sacramental, no seu corpo e no seu sangue para nosso alimento espiritual e para estreitar os nossos laços de comunhão com a Trindade Santíssima e de nós todos uns com os outros irmãos, tendo incluído no seu acolhimento os discípulos de outrora, do hoje e do futuro.



3) 1 Coríntios 12: 12 Assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

A ideia do Corpo Mistico Eclesial do Cristo é um doxa antigo na Igreja Cristã Apostólica, como vemos na tradição de Paulo, conforme os termos que ele se dirige em sua Carta aos Coríntios. Isto nos leva a compreender melhor a promessa de Cristo de estar conosco todos os dias até o fim dos tempos da vida secular, mesmo tendo ascendido ao céu, onde está junto com o Pai, como Cabeça desta Santa Corporação Mística, de onde sempre envia o Santo Espírito procedente do Pai, para nos orientar em todas as coisas.



4) Mateus 25: 34-36 Vinde benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.

O conceito de corporeidade é quando esta via corporal manifesta um ser em sua essência e intencionalidade, mediante os movimentos de suas diversidades de membros, realizando assim a epifania desse ser no mundo. Assim, Jesus nos mostra em suas santas palavras acima, como ele se faz presença em nosso mundo, deixando-nos claramente o que espera de nós batizados e crentes fiéis, enquanto membros do seu Corpo Mistico Eclesial, apontando a nós enquanto Igreja, qual deve ser o nosso agir com competência em conhecimentos, em habilidades e em atitudes, para mantê-lo sempre presente aqui entre nós. Assim agiram seus apóstolos e discípulos através dos tempos históricos, os verdadeiros pais da Ihreja, os instrutores, os mestres, os doutoresos, os mártires, os santos e santas de Deus.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.



Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:



1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.


- Dias do mês de junho de 2023 -


11- São Barnabé, apóstolo;

Santa Paula Fransinetti.

12- Santo Onofre.

13- Santo Antonio de Lisboa, presbítero e doutor da Igreja - padroeiro secundário de Portugal.

14- Basílio Magno, bispo de Cesareia em 379;

São Natanael.

15- Santa Germana de Pibrac, virgem.

16- Excomunhão de Martinho Lutero em 1520 – Reflexão sobre os erros históricos e necessidade dos atos de reparação – Roma já fez retirada da excomunhão.

São Manuel, mártir.

17- São Ranieri de Pisa.

1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais - Os três dias (*) que antecede a entrada da estação do tempo do Outono, dia 20 de março, festa dos frutos maduros

Cor Litúrgica do período: Amarelo - Simbolizando a coragem, a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, conforme o evangelho de Jesus de Nazaré – (*)Tempo da Protimia.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





sábado, 3 de junho de 2023

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

04/06/202328ª Semana Anual Cristã 1997 Domingo da Santíssima Trindade - Mistério Litúrgico ===> A Deidade se Manifesta na Comunidade da Santíssima Trindade.



Ensinamentos do Evangelho / NT Leiam os textos indicados ===> João 3: 16-18; 2 Cor. 13: 11-13.



Deus amou o undo de tal maneira que enviou seu Filho Jesus Cristo, para que todo aquele que nele crer não se perca, mas tenha a Vida Eterna. Deus não o enviou para julgar o mundo, mas sim para salvar o mundo. Quem nele crer não será julgado, mas quem não crê já está julgado, porque não crê no Filho Unigênito de Deus, Jesus Cristo nosso Senhor. O apóstolo Paulo, em sua carta aos coríntios, admoesta-nos para que busquemos a perfeição e a consolação e que tenhamos o consenso, o mesmo parecer nas coisas de Deus. Que saudemos uns aos outros com o beijo santo. Ele nos abençoa na Comunidade da Santíssima Trindade, com a graça do Cristo Filho, com o amor do Pai, e com a comunhão do Espirito Santo Paracleto. ...





Irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo!



Neste tempo do início pentecostário, empoderados pelo Santo Paracleto, o Espirito Santo de Deus, nós refletimos sobre os fundamentos basilares do Ministério Discipular na Igreja de Cristo, o seu Revestimento do Poder do Alto, no Pentecoste, no domingo que passou, hoje na Unidade de Deus manifesto em Três Pessoas, na Santíssima Trindade, e na semana próxima, na Corporeidade Mística Eclesial de Jesus Cristo Ressuscitado, que se faz presente no mundo, através das ações autênticamentes de natureza cristã, por parte de toda a membresia dos batizados nas diversas comunidades cristãs denominacionais. Estejamos atentos a estes fundamentos.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.



Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:



1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.


- Dias do mês de junho de 2023 -


04- São Francisco Caracciolo.

05- Bonifácio, bispo e mártir;

Dia Internacional do meio ambiente.

06- Dia da IGREJA CATÓLICA AUTÔNOMA no BRASIL -

Estevão Rafael de Carvalho (deputado pela província do Maranhão) propõe, em 1835, através de projeto de lei a autonomia da Igreja Católica do Brasil;

São Norberto , bispo; São Marcelino, Champagnat, presbítero.

07- Santo Antônio Maria Gianelli.

08- Santo Éfrem, diácono e doutor da Igreja;

Beata Maria do Divino Coração, nobre e religiosa.

09- Columba, abade;

Primeira edição do livro de Oração comum, em 1549;

São José de Anchieta ,sacerdote.

10- Éfrem, diácono de Edessa, Síria em 373 ;

Santo Anjo da Guarda de Portugal;

Santa Olívia,virgem e mártir.

1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais - Os três dias (*) que antecede a entrada da estação do tempo do Outono, dia 20 de março, festa dos frutos maduros

Cor Litúrgica do período: Amarelo - Simbolizando a coragem, a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, conforme o evangelho de Jesus de Nazaré – (*)Tempo da Protimia.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.