25/06/2023 – 31ª Semana Anual Cristã 1997 – Tempo Pentecostário - Período Eclesial Missionário - – 2ª Dinâmica Missional ===> Seja Missionário para com sua companhia mais íntima.
Ensinamentos das Escrituras Sagradas: ===> Mateus 19: 17 … disse Jesus: Se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos. … Êxodo 20: 1 a 17.
Irmãos e irmãs em Cristo.
* ===> Na semana que passou focamos como ação missionária da Igreja de Cristo, em nós mesmos, como membros da Corporeidade Mística Eclesial, responsáveis por manter o Cristo Ressuscitado no Mundo, até o fim dos tempos seculares. Hoje, estamos focando a nossa ação missionária frente a nossa companhia mais íntima, seja a nível conjugal ou de companheirismo.
Qual a nossa atitude testemunhal enquanto missionário eclesial cristão, na nossa vida relacional, com nossa companhia mais íntima? ou seja: nossa namorada, ou namorado, nossa esposa ou esposo, nossa companheira ou companheiro? O nosso discipulado cristão exige de nós que tenhamos uma atitude missional com competência, conhecendo com legitimidade os ensinamentos de Jesus Cristo, desempenhando de modo natural as habilidades apropriadas e com as atitudes ostensivas recomendadas para um servo de Deus em Jesus Cristo Salvador. Creio que poderá em muito nos ajudar, neste ministério, estando nós atento nas nossas relações para com Deus, como nos ordenou o Senhor através de Moisés no Decálogo, além de nosso testemunho de amor para com Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, vale que observemos os outros mandamentos que orientam as nossas relações para com Deus, como: …
a) - Precisamos afastar para longe de nós a idolatria aos falsos deuses dos tempos atuais, como os “mitos” da sociedade de consumo, as estrelas das artes, das religiões, das filosofias, das ideologias, do senso estético, do senso comum local, regional ou nacional;
b) – Honrar e venerar o Santo Nome de Deus, não o usando ou invocando levianamente, respeitando também o sentido do “sagrado” de outras pessoas, mas testemunhando com sinceridade a sua vassalagem de servo de Deus em Cristo;
c) – Lembrar sempre do “Dia do Senhor”, em honra ao Senhor Deus ter descansado no sétimo dia da sua criação, ponderando que Jesus afirmou ser Ele também Senhor do Sábado, por isso os cristãos guardam o domingo, por ser o Dia em que o Senhor Jesus Cristo Ressuscitou. Neste dia do Senhor, devemos santificá-lo com nossas reflexões e meditação, nossa adoração, orações, culto e louvores, nossas obras boas, de benemerências, caridade e misericórdia. … Estas ações quando testemunhadas com competências, de modo ostensivo, tem eloquência junto às pessoas que privam de nossa vida mais íntima e pessoal.
Sejamos pois missionários discipulares de Cristo junto aos que compartilham nossa vida comum, de modo transparente, fazendo que nossas ações instrumentalizem a presença do Ressuscitado Filho de Deus em nosso mundo, conforme a Boa Nova, para consolidar entre nós o Seu Reino.
Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.
Abuna Philoseleos
*** ====================================== ***
1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:
1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.
- Dias do mês de junho de 2023 -
25- Confissão de Augsburgo em 1530;
São Maximo de Turim.
26- São José Maria Escrivá, Sacerdote.
27- São Cirilo de Alexandria, bispo e Doutor da Igreja.
28- São Irineu, bispo e mártir.
29- Sagração Episcopal de Dom Manoel Ceia Laranjeira por Dom Salomão Ferraz, tendo como co-sagrantes Dom John Perkowiske e Dom Jorge, São Paulo 1951 – Uniu três tradições eclesiatícas em sua ordenação - Católica Salomonita – Vétero Católica Polonesa e Catolica Brasileira.
São Pedro e São Paulo, apóstolos e mártires.
30- Primeiros Santos Mártires da Igreja de Roma. ( Perseguição do Imperador Nero ).
JULHO
01- Santo Aarão.
1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -
21 de junho de 2023 - Têmporas estacionais de inverno - Festa das Sementes. - Oficios de Têmporas com retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.
Cor Litúrgica para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.
Os três dias (*) que antecedem a entrada da estação do tempo do Inverno dia 21 de junho, festas das sementes – PROTIMIA DO TEMPLO
*** ======================================= ***
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.