domingo, 23 de abril de 2023

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

23/04/202322ª Semana Anual Cristã 1966 – 3º Domingo da Páscoa Cristã Quarenta dias de Parousia do Cristo ressuscitado com sus apóstolos - Mistério Litúrgico ===> - Jesus Cristo Ressuscitado aparece a dois discípulos que caminhavam para Emaús.



Ensinamentos do Evangelho Leiam os textos indicados ===> Marcos 16: 12 a 13; Lucas 24: 13 a 35.



Ao entardecer do domingo, dois discípulos de Jesus Cristo, - Cleopas e um outro – caminhavam em direção a Emaús, uma aldeia no campo, e falavam entre si, sobre os últimos acontecimentos em Jerusalém, quando foram alcançados por um outro caminhante, que os interrogou sobre o que conversavam, de modo triste e desconsolado? Pararam um pouco, interrogando o desconhecido, se não sabia o que tinha acontecido nos dias anteriores com Jesus de Nazaré, o justo profeta e varão de Deus? E Cleopas narrou o que acontecera com Jesus…. O desconhecido os relembra as Escrituras e as exortações dos profetas a respeito do Messias de Israel. Por ser já tarde os discípulos convida o desconhecido para pernoitar com eles e só depois seguir sua viagem, e o desconhecido aceita e vai com eles – dar pousada aos peregrinos – Ao cear com eles, na oração do partilhar o pão, os discípulos são ativados espiritualmente e reconhecem que o desconhecido é o Jesus Cristo Ressuscitado, mas ele desaparece da presença deles. Eles decidem então retornar ao grupo dos apóstolos, para avisar-lhes do ocorrido. ...





Irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo!



Uma verdadeira parousia do Cristo Ressuscitado com seus discípulos nesses quarenta dias após sua ressurreição – pois todos o pensavam morto, mas ei-lo aí, convivendo de novo com os seus -



Na vida somos sempre caminheiros, e felizes são os que caminham para algum lugar com um reto propósito – o caminho de Emaús – uma aldeia no campo que acolhe o peregrino em seu anonimato, que lhe dá abrigo para fugir dos perigos da noite escura e que lhe fornece a partilha nas refeições – Nossos dias parecem distantes deste correto agir proposto pelos ensinamentos do Sublime Nazareno.



O Jesus Cristo Ressuscitado é reconhecido na pessoa do desconhecido até então; a prece e a benção no partilhar dos alimentos, ativam as energias divinas de cada um, lhes permitindo reconhecer o Mestre Salvador Ressuscitado, alí presente, em parousia com eles. Aleluia! Parousia não no sentido escatológico das últimas coisas, mas do calor na alma e coração por estar junto ao Cristo de Deus novamente. Aleluia!



Quais são as nossas preocupações com os atuais acontecimentos espirituais de nossa época? Veja o descompasso entre o grande número de templos ditos cristãos surgidos em todas as localidades, em nosso presente, mas tmbém, o grande expoente de marginalidades e corrupções surgidas em nossos dias… Alguma coisa se faz errada… é preciso retomarmos o “caminho de Emaús” simbólico… assegurar certezas de alvos com propósitos definidos.

é preciso acolher o bem e o bom… - com prudência e caridade naturalmente - … é preciso partilhar o abrigo e o sustento da vida - na solidariedade fraterna em termos de pensar todos como caminheiros da existência, cuidando do planeta terra como uma casa comum de todos nós, onde como “a casa do caminho”, onde haverá um lugar para todos se o nosso agir for correto. Precisamos de apóstolos e discípulos comprometidos com o Ressuscitado, com competências crísticas, para cultivar integralmente conhecimentos saudáveis, habilidades generosas e atitudes responsáveis.

Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.



Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:



1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.


- Dias do mês de abril de 2023 -

23- São Jorge. Mártir

24- São Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir.

25- São Marcos evangelista.

26- Santa Montserrat.

27- Santa Zita.

28- São Pedro Chanel, presbítero e mártir;

São Vital de Milão, protomártir.

29- Santa Catarina de Siena, virgem e doutora da Igreja.


1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais - Os três dias (*) que antecede a entrada da estação do tempo do Outono, dia 20 de março, festa dos frutos maduros

Cor Litúrgica do período: Amarelo - Simbolizando a coragem, a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, conforme o evangelho de Jesus de Nazaré – (*)Tempo da Protimia.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário