domingo, 16 de abril de 2023

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

16/04/202321ª Semana Anual Cristã 1966 – Domingo da Páscoa Cristã Quarenta dias da Parusia do Cristo ressuscitado com sus apóstolos - Mistério Litúrgico ===> - Maria Magdalena e as outras mulheres pretendiam preparar o corpo de Jesus de Nazaré para a sepultamento, mas lá na sepultura recebem a tarefa de anunciar aos demais discípulos a sua ressurreição vitoriosa.



Ensinamentos do Evangelho Leiam os textos indicados ===> Mateus 28: 1 a 10; Marcos 16: 1 a 8; Lucas 24: 1 a 12; João 20: 1 a 10..



As piedosas mulheres, lideradas por Maria Magdalena, foram ao túmulo levando balsamos e unguentos perfumosos, com a intenção de preparar o corpo de Jesus de Nazaré para o sepultamento, conforme o costume do lugar na época; mas lá receberam a incumbência de transmitir a Boa Notícia da Ressurreição do Cristo aos seus apóstolos e discípulos ...



Parusia do Cristo Ressuscitado com seus apóstolos – durante 40 dias Jesus Cristo Ressuscitado se encontra com seus apóstolos.

Aleluia!



Irmãos e irmãs da Família de Jesus Cristo. Paz e bem no Senhor e Salvador Jesus Cristo.



Vimos na semana que passou a Vitória de Jesus Cristo ao ressuscitar de entre os mortos, deixando sua sepultura vazia, em kenosis; Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo conseguiu a vitória sobre a morte, sobre o mundo, sobre o pecado e sobre toda sorte de forças infernais, ao ressuscitar verdadeiramente de entre os mortos. Aleluia! Agora nós nos voltamos para as santas mulheres, que compraram os insumos necessários para fazer um embalsamamento de cadáver: terminado o dia do repouso, foram logo nas primeiras horas na intenção de cuidar no preparo do corpo de Jesus, que elas julgavam estar em estado cadavérico, mas estupefatas pelos acontecimentos, confirmam não haver mais nenhum corpo lá, falando com os anjos a respeito, vêm Jesus Ressuscitado e recebem a importante tarefa de anunciar aos apóstolos a sua Vitoriosa Ressurreição. Aleluia!



Sob uma ótica mistagógica cabe ressaltar aqui sobre os importantes papéis das mulheres nos ministérios eclesiais, desempenhados na terra pelos enviados em missão, como servidores uns dos outros nos diversos ministérios, graças as ações da corporeidade mística do Cristo em sua Igreja pela membresia dos batizados e batizadas, do qual somente Ele se constitui em `Cabeça, como Único Chefe e Suficiente Salvador.



Com a maturidade dos dias que correm há que se buscar mais, quais são os cuidados que competem as mulheres executar a nível ministerial? Quais tarefas se incumbe sensibilizar a homens e mulheres, para se assumir a paternagem e a maternagem que se deve fazer presente nos cuidados pastorais, principalmente na dimensão da relacionalidade humana? O que de concreto existe? e se existe? que impedem as mulheres de participarem igualmente de todos os mistérios eclesiais? Há uma especificidade clara, de base contextual evangélica, que impõe funções específicas para cada gênero? Ou só se firmam tais procedimentos em tradições ou costumes? Reflitamos….



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.



Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:



1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.


- Dias do mês de abril de 2023 -


16- Santa Isabella Gilmore – diaconisa e Santa Engrácia de Saragoça.

17- Santo Aniceto.

18- Santo Apolônio.

19- Dia do Indío;

Bernadette Soubirous;

Santo Expedito.

20- Origem do termo " Protestante " em 1529;

Santa Inês de Montepulciano, virgem.

21- Santo Anselmo, bispo e doutor da Igreja.

22- Invasão to Território do Brasileiro pelos portuguese, 1500; Dia da "Comunidade Luso-Brasileira", em 1967;

São Caio.



1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais - Os três dias (*) que antecede a entrada da estação do tempo do Outono, dia 20 de março, festa dos frutos maduros

Cor Litúrgica do período: Amarelo - Simbolizando a coragem, a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, conforme o evangelho de Jesus de Nazaré – (*)Tempo da Protimia.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário