domingo, 11 de setembro de 2022

- Ser Missionário com Ações Afirmativas em Martiria -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro – 11/09/2022 – 42ª Semana do Ano Cristão 1995 (2021/2022), 15º Domingo do Tempo Pentecostário e 12ª Semana Missionária.


Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos


Palavras do Evangelho:


Importantes afirmações dos ensinamentos de Jesus, em seu discurso de exposição das suas dourinas - Mateus 6: 16 a 24 ... (*) Bíblia Peshitta, em Español – Tradução do Antigo Aramaico – Broadman & Holman, Bélgica 2006.



===> Quando jejuarmos, não ostentarmos aspectos de tristeza, aflição, fome, para demonstrar que estamos jejuando; mas ao jejuarmos, tomar o nosso banho e nos perfumarmos, mantendo aspectos de alegria e contentamento, para não demonstrar que estamos jejuando, pois o Pai que vê em segredo sabe do nosso jejum.


===> … Não acumularmos tesouros na terra, mas sim no céu, onde não podem ser deteriorados, nem roubados; pois ande estiver o nosso tesouro, ali estará também o nosso coração.


===> … O nosso olhar é a lâmpada do corpo, de modo que, se nosso olhar for inocente, todo o nosso corpo resplandecerá sua luz; mas se nosso olhar for maligno, todo nosso corpo estará em trevas – estejamos alertas: o olhar maligno, sem inocência, transforma a luz do nosso corpo em grandes trevas.


===> … Não podemos servir a dois senhores, porque será amoroso e prestimoso com um e desleixado e em desamor com o outro. Não podemos nós servir a Deus e as riquezas.




Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria! Atenção! Com sabedoria!


Lembremos irmãos e irmãs que estamos no mundo, em cuja dimensão há o Principado de Satanaz, com os seus asseclas do mal; mas foi aqui no mundo que Jesus de Nazaré, manifestou-se o Cristo Filho de Deus e inaugurou as bases do Reino de Deus, a ser sustentado por cada um de nós, em nossas vidas pessoais, nas nossas relações familiares, afetivas, grupais, comunitárias, étnicas e sociais, pela prática das boas obras do evangelho, – como sal da terra e luz do mundo – para então, já aqui e agora, ter vida eternal em plenitude, participando dos mistérios sagrados da Igreja de Cristo, nos divinizando na sua comunhão como sua corporeidade mística, mantendo-o presente no mundo até o fim dos tempos seculares.


Lembremos irmãos e irmãs, que Jesus nos avisou, conforme anunciou o apóstolo João, que muitos de nós perdemos as chamas de nossa luz do mundo interna, porque não amamos as boas obras; há uma relação direta entre o amor às praticas das obras pias e a sustentação em nós da luz do mundo que é a luz do próprio Cristo internalizado em cada um de nós. Por outro lado, Jesus afirmou que somos também o sal da terra, o sal que não deixa as coisas orgânicas se deteriorarem, isto é, a prática e afirmação das virtudes cristãs em nossas vidas. – Você sabe quais são essas virtudes cristãs? -


Para o enfrentamento das dificuldades que se nos apresentam pela nossa encarnação, nossa sarcose singular, Jesus nos apresenta a prática do Jejum e nos instrui como fazê-lo, como registrado acima. Cremos que a disciplina do jejum fortalece a nossa dimensão da vontade, para que ela se imponha sobre as diversas pulsões instintivas e sociais;

Jesus nos aponta também na nossa questão de foco pessoal, que não deverá ser nos bens materiais da terra, mas nas virtudes superiores das coisas celestes, e aí se compatibiliza com a vida cristã virtuosa;

Jesus ainda nos aponta a questão da exposição e objetivo de nossa visão de mundo e de suas coisas, já que nossos olhos possibilitam as percepções e manifestação dos desejos dinamizados pelas pulsões – é preciso prudência no nosso olhar, e também o cultivo da inocência, afastando de nós o olhar malicioso. Jesus afirma que a inocência dinamiza a nossa luz corporal interna.

Jesus nos adverte que não podemos servir a dois senhores, ou seja, não há como sermos hedonistas mundanos e espiritualistas cristãos ao mesmo tempo. É imperioso que busquemos ser perfeitos, como nosso Pai do céu é perfeito, para então vivermos em sua santa comunhão. Esforcemo-nos para isto.


Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.0 - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022:


-----------------------------------------------------------------------------------------


1.1 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



(*) -Têmporas estacionais de inverno - Festival das sementes.

16, 17 e 18/06/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

(*) - Cor Litúrgica ´para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.


1.2 - Mês Lunar em setembro:


27/08/2022 - Lua Nova às 05,17 h

03/09/2022 – Lua Quarto Crescente às 15,07 h

10/09/2022 – Lua Cheia às 06,59 h

17/09/2022 – Lua Quarto Minguante às 18,51 h

25/09/2022 – Lua Nova ás 18,54 h


1.3 - Estação Zodiacal (Mês Astrológico):


Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Virgem de 22/08 a 21/09/2022, percorrendo três decanatos interferentes.


1.4 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de agosto / setembro de 2022 - - - - - - - - - - -



ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário