domingo, 21 de agosto de 2022

- Ser Missionário na Terra - Habitação dos Viventes -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro – 21/08/2022 – 39ª Semana do Ano Cristão 1995 (2021/2022), 12º Domingo do Tempo Pentecostário e 9ª Semana Missionária.


Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos


Palavras do Evangelho:


Importantes afirmações dos ensinamentos de Jesus, em seu discurso de exposição das suas dourinas - Mateus 5: 38 a 48... (*) Bíblia Peshitta, em Español

Tradução do Antigo Aramaico –

Broadman & Holman, Bélgica 2006.


===> Não enfrentem ao malvado, mas ao que lhe bater na face direita, apresenta-lhe também a outra face; ao que quiser disputar com você e tomar-lhe a túnica, dê-lhe também seu manto; e se alguém obrigar-lhe a ir com ele uma milha, caminhe com ele também duas milhas; ao que pedir a você, dê-lhe de bom grado e se alguém desejar pedir emprestado, não o negue.

===> … Ame a seus adversários e bendiga aos que maldiz a você; faça o bem ao que o aborrece e ore por aquele que o leva à força e o persegue, para que seja filho do seu Pai que está no céu, porque ele faz sair o sol sobre os bons e os maus, e faz chover sobre os justos e os injustos.


===> … Porque se amar só a quem me ama, que recompensa terei? Assim procedem também os pecadores públicos. E se somente a meu irmão saúdo, que faço de bom? Observe, não agem assim, também os pecadores públicos? Seja pois perfeito, como seu Pai que está no céu é perfeito.




Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria! Atenção! Com sabedoria!


Nesta semana estamos focando a terra enquanto casa comum dos seres vivos, às vezes denominadas oikia, donde vem a ideia “dos que tem voz”, impondo-nos pensar e refletir nas vozes dos seres vivos que aqui na terra vivem, revelando-nos a preocupação pela ecumenicidade das condições da vida, ou seja a sustentabilidade vital da terra, para isto tendo que apurar nossos “ouvidos” para ouvir as vozes ditas e as não ditas. Ouvir os reclamos dos que não tem vozes, ou estão impedidos de manifestar as suas vozes, em favor da salvaguarda das condições da sustentabilidade da vida aqui na terra. Não há como ignorar o viés ecológico em nossa espiritualidade mística cristã apostólica.


O Venerável Bispo Salomão Ferraz (nosso pai espiritual), desde o seu apostolado presbiteriano lá por 1902, até chegar aos átrios de romano pelos idos de 1969, já desconfiava dos riscos sempre presentes nos nossos diferentes “ismos culturais”, prenhes de intenções para criar e adeptos de ideologias nem sempre antenadas com uma bio-teleologia geo-holística. É preciso fugir da alienação e nos assumirmos como cidadãos terráqueos, ou terreanos como queiram.


Jesus de Nazaré, o Cristo Filho de Deus, deixa claro para nós nas reflexões de hoje, o seu viés da não-violência, da não-disputação, da não-competição, nos apontando um caminho solidário, amoroso, colaborativo, capaz de gerar em nossa terra enquanto casa comum, uma habitação fraternária.


Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.0 - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022:


-----------------------------------------------------------------------------------------


1.1 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



(*) -Têmporas estacionais de inverno - Festival das sementes.

16, 17 e 18/06/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

(*) - Cor Litúrgica ´para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.


1.2 - Mês Lunar em agosto

28/07/2022 - Lua Nova às 14,54 h

05/08/2022 – Lua Quarto Crescente às 08,06 h

11/08/2022 – Lua Cheia às 22,35 h

19/08/2022 – Lua Quarto Minguante às 01,36 h

27/08/2022 – Lua Nova ás 05,17 h


1.3 - Estação Zodiacal (Mês Astrológico).

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Virgem de 22/08 a 21/09/2022, percorrendo três decanatos interferentes.


1.4 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de agosto de 2022 - - - - - - - - - - -


    21 – Realinhamento às Orientações Salomonianas, Feira de Santana, i coci-ts, em 2010;

  • São Pio X, papa.

  • 22 - Nossa Senhora Rainha.

  • 23 – Publicação das Institutas da Religião Cristã, em 1536;

  • Santa Rosa de Lima, virgem, padroeira da América .

  • 24 – Ordenação Diaconal de Dom Felismar Manoel, Moquetá, Nova Iguaçu, em 1965 (Dom Manoel Ceia Laranjeira); São Bartolomeu, apóstolo - Término dos festejos das Bananeiras no Calendário dos ìndios Puris

  • 25 - São Luis de França, rei;

  • São José de Calasanz, presbítero.

  • 26 - São Zeferino, Papa e mártir .

  • 27 - Santa Mônica, memória .

  • ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário