domingo, 7 de agosto de 2022

- Ser Missionário na Nação Étnica Cultural -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro – 07/08/2022 – 37ª Semana do Ano Cristão 1995 (2021/2022), 10º Domingo do Tempo Pentecostário e 7ª Semana Missionária.


Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos


Palavras do Evangelho:


Importantes afirmações dos ensinamentos de Jesus, em seu discurso de exposição das suas dourinas - Mateus 5: 29, 30, como segue nas referências:


===> versículo 29, Se o seu olho, a sua visão ocular lhe for causa de tropeço na vida espiritual, é melhor ficar sem visão ocular, do que a tendo, perder todo o seu corpo jogado na dimensão da vida de sofrimento;


===> versículo 30 … e se a sua mão direita for para você ocasião de tropeço para vida espiritual, o melhor é que a perca de você, em vez de ter sua mão direita, mas com todo o seu corpo ser jogado na dimensão da vida de intenso sofrimento.




Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria! Atenção! Com sabedoria!


Estamos revisando o significante discurso de Jesus de Nazaré, onde ele expõe as suas linhas doutrinárias, conforme consta nos capítulos cinco, seis e sete do evangelho segundo Mateus.


Já vimos em reflexões anteriores, que estamos sob os princípios de leis universais de efeito causalidade, sob os quais nossas ações podem gerar muitos sofrimentos. Jesus afirma que, quando lançado nessa dimensão da vida de resgate em sofrimento, dela não sairemos até que tenhamos cumprido todo o resgate de nossas dívidas.


Na reflexão de hoje, ao contemplar nossas atitudes comportamentais missionárias nos contextos de nossas nações étnicas culturais, lugares onde podemos ter funções vinculantes com nexos de importâncias e responsabilidades, Jesus foca aspectos nossos enquanto corporeidade, quando nossos olhos, nossas visões, nossas mãos, nossos fazeres, dado o nosso jeito de ser, equanto ser singular, constituem fatores que nos facilitam, ou nos induzem a sair da nossa linha de comportamento idealizado, para cumprir os nossos propósitos enquanto seus filhos e filhas, sua imagem e semelhança, escolhidos para vivermos em sua comunhão no Seio da Trindade Santíssima – tanto os nossos olhos, quanto as nossas mãos, quanto quaisquer outros membro do corpo, podem ser causa de tropeço para o nosso correto agir em ordem à vida espiritual - Nestes casos, ou nestas situações, Jesus ensina que é melhor perdermos as funções desses recursos corporais e não perder a vida de plena participação na sua comunhão espiritual, pois de outro modo, teríamos o corpo inteiro nos servindo de tropeço, mas seríamos lançados na vida dimensional dos terríveis sofrimentos que nos advêm como consequências das nefastas ações do mal que praticamos pelas influenciações de nossas condições carnais. É interessante ponderar aqui, que o Filho de Deus se tornou carnal, como um de nós, em Jesus Cristo, para que sua divindade tocasse a humanidade e com isto a divinizasse, a fim de que, então, assim plenificado potencialmente da vida de um Deus, possamos nos tornar também divinos na Theosis em sua acolhida comunhão.


Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.0 - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022:


-----------------------------------------------------------------------------------------


1.1 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



(*) -Têmporas estacionais de inverno - Festival das sementes.

16, 17 e 18/06/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

(*) - Cor Litúrgica ´para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.


1.2 - Mês Lunar em agosto

28/07/2022 - Lua Nova às 14,54 h

05/08/2022 – Lua Quarto Crescente às 08,06 h

11/08/2022 – Lua Cheia às 22,35 h

19/08/2022 – Lua Quarto Minguante às 01,36 h

27/08/2022 – Lua Nova ás 05,17 h


1.3 - Estação Zodiacal (Mês Astrológico).

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Leão de 22/07 a 21/08/2022, percorrendo três decanatos interferentes.


1.4 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de agosto de 2022 - - - - - - - - - - -



ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário