domingo, 28 de agosto de 2022

- Ser Missionário na Terra – planeta do Sistema Solar -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro – 28/08/2022 – 40ª Semana do Ano Cristão 1995 (2021/2022), 13º Domingo do Tempo Pentecostário e 10ª Semana Missionária.


Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos


Palavras do Evangelho:


Importantes afirmações dos ensinamentos de Jesus, em seu discurso de exposição das suas dourinas - Mateus 6: 1 a 4 ... (*) Bíblia Peshitta, em Español

Tradução do Antigo Aramaico –

Broadman & Holman, Bélgica 2006.


===> Sermos cuidadosos ao praticar a nossa caridade diante dos seres humanos; - em um planeta do sistema solar que apesar de ser muito vasto, é apenas um astro com uma lua, entre outros planetas orbitando a estrela sol - que nossos feitos ditos “caridosos” não seja uma pretensão de prática do amor, mas com o objetivo de sermos admirados e engrandecidos por esta numerosa massa de humanos que habita o nosso planeta.


===> … Quando nesta vasta extensão planetária na Era da Informação; - onde as mídias tecnológicas elevam as nossas vozes e aumentam seus sons para as multidões pluriaudientes – que não seja uma mera atitude de marketing pessoal, ideológico, ou institucional, em busca de reconhecimento, fama e glorificação, pois em sendo assim, a recompensa já se fez, e o espiritual inerente as coisas do Reino de Deus fica inexistente.


===> … Se os nossos feitos forem inerentes à prática da caridade inseridas como coisas do Reino de Deus inaugurado por Jesus Cristo e a nós entregue para as devidas atualizações e promoções, que seja sem que a nossa mão esquerda saiba o que faz a nossa mão direita, ou visse versa. Para que nossos feitos caridosos seja em segredo - amando o bem pelo próprio bem, - e nosso Pai Eterno do Céu que vê todos os segredos nos recompensará publicamente.



Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria! Atenção! Com sabedoria!


Vivendo atualmente beneficiados pelas tecnologias desta Era da Informação, muitos são tentados às ações marqueteiras, de pessoas, grupos ideológicos ou institucionais, a alardearem feitos ditos honrosos, com uma ação de propaganda assustadoramente maior do que os fatos e os feitos produziram na dimensão do bem existencial nas comunidades; buscam através das tecnologias midiáticas ser glorificados na dimensão da opinião pública, pouco se importando com a falsidade das informações veiculadas, podendo existir grupos e instituições cujos feitos constituem apenas propaganda, mas vazios de materialidade.


É preciso que, em termos de feitos como práticas do amor caridoso, tenha em ordem a promoção e afirmação do bem, pessoal, coletivo ou geral, em ordem a implantação na terra, – nosso planeta do sistema solar, - do Reino das Boas Novas do Cristo.


Afastemos de nossas obras boas, de nossos feitos caridosos, quaisquer ideias de retorno pessoal, mas apenas afirmados na intencionalidade objetiva de construção do bem do Reino de Deus na terra. Deixemos que o Pai do Céu que tudo vê e tudo sabe, nos recompense se por acaso houver algum merecimento.



Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.0 - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022:


-----------------------------------------------------------------------------------------


1.1 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



(*) -Têmporas estacionais de inverno - Festival das sementes.

16, 17 e 18/06/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

(*) - Cor Litúrgica ´para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.


1.2 - Mês Lunar em agosto

28/07/2022 - Lua Nova às 14,54 h

05/08/2022 – Lua Quarto Crescente às 08,06 h

11/08/2022 – Lua Cheia às 22,35 h

19/08/2022 – Lua Quarto Minguante às 01,36 h

27/08/2022 – Lua Nova ás 05,17 h


1.3 - Estação Zodiacal (Mês Astrológico).

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Virgem de 22/08 a 21/09/2022, percorrendo três decanatos interferentes.


1.4 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de agosto / setembro de 2022 - - - - - - - - - - -


  • 28 - Agostinho de Hipona, bispo e doutor da Igreja.

  • 29 - Martírio de São João Batista, memória.

  • 30 - Santa Faustina Kowalska.

  • 31 – Aidan abade e bispo de Lindisfarme, em 651;

  • São Raimundo Nonato;

  • Onomástico de Dom Raimundo Augusto; oitava de Santa Rosa de Lima

  • Setembro

  • Nota – No dia de São Jerônimo (30) se comemora o Dia da Bíblia na tradição católica

  • 1 – Mártires da Nova Guiné, em 1942;

  • Beatriz da Silva, virgem.

  • 2 - Santa Doroteia, virgem e mártir de Cesareia.

    3 - São Gregório Magno.

  • ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

domingo, 21 de agosto de 2022

- Ser Missionário na Terra - Habitação dos Viventes -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro – 21/08/2022 – 39ª Semana do Ano Cristão 1995 (2021/2022), 12º Domingo do Tempo Pentecostário e 9ª Semana Missionária.


Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos


Palavras do Evangelho:


Importantes afirmações dos ensinamentos de Jesus, em seu discurso de exposição das suas dourinas - Mateus 5: 38 a 48... (*) Bíblia Peshitta, em Español

Tradução do Antigo Aramaico –

Broadman & Holman, Bélgica 2006.


===> Não enfrentem ao malvado, mas ao que lhe bater na face direita, apresenta-lhe também a outra face; ao que quiser disputar com você e tomar-lhe a túnica, dê-lhe também seu manto; e se alguém obrigar-lhe a ir com ele uma milha, caminhe com ele também duas milhas; ao que pedir a você, dê-lhe de bom grado e se alguém desejar pedir emprestado, não o negue.

===> … Ame a seus adversários e bendiga aos que maldiz a você; faça o bem ao que o aborrece e ore por aquele que o leva à força e o persegue, para que seja filho do seu Pai que está no céu, porque ele faz sair o sol sobre os bons e os maus, e faz chover sobre os justos e os injustos.


===> … Porque se amar só a quem me ama, que recompensa terei? Assim procedem também os pecadores públicos. E se somente a meu irmão saúdo, que faço de bom? Observe, não agem assim, também os pecadores públicos? Seja pois perfeito, como seu Pai que está no céu é perfeito.




Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria! Atenção! Com sabedoria!


Nesta semana estamos focando a terra enquanto casa comum dos seres vivos, às vezes denominadas oikia, donde vem a ideia “dos que tem voz”, impondo-nos pensar e refletir nas vozes dos seres vivos que aqui na terra vivem, revelando-nos a preocupação pela ecumenicidade das condições da vida, ou seja a sustentabilidade vital da terra, para isto tendo que apurar nossos “ouvidos” para ouvir as vozes ditas e as não ditas. Ouvir os reclamos dos que não tem vozes, ou estão impedidos de manifestar as suas vozes, em favor da salvaguarda das condições da sustentabilidade da vida aqui na terra. Não há como ignorar o viés ecológico em nossa espiritualidade mística cristã apostólica.


O Venerável Bispo Salomão Ferraz (nosso pai espiritual), desde o seu apostolado presbiteriano lá por 1902, até chegar aos átrios de romano pelos idos de 1969, já desconfiava dos riscos sempre presentes nos nossos diferentes “ismos culturais”, prenhes de intenções para criar e adeptos de ideologias nem sempre antenadas com uma bio-teleologia geo-holística. É preciso fugir da alienação e nos assumirmos como cidadãos terráqueos, ou terreanos como queiram.


Jesus de Nazaré, o Cristo Filho de Deus, deixa claro para nós nas reflexões de hoje, o seu viés da não-violência, da não-disputação, da não-competição, nos apontando um caminho solidário, amoroso, colaborativo, capaz de gerar em nossa terra enquanto casa comum, uma habitação fraternária.


Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.0 - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022:


-----------------------------------------------------------------------------------------


1.1 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



(*) -Têmporas estacionais de inverno - Festival das sementes.

16, 17 e 18/06/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

(*) - Cor Litúrgica ´para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.


1.2 - Mês Lunar em agosto

28/07/2022 - Lua Nova às 14,54 h

05/08/2022 – Lua Quarto Crescente às 08,06 h

11/08/2022 – Lua Cheia às 22,35 h

19/08/2022 – Lua Quarto Minguante às 01,36 h

27/08/2022 – Lua Nova ás 05,17 h


1.3 - Estação Zodiacal (Mês Astrológico).

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Virgem de 22/08 a 21/09/2022, percorrendo três decanatos interferentes.


1.4 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de agosto de 2022 - - - - - - - - - - -


    21 – Realinhamento às Orientações Salomonianas, Feira de Santana, i coci-ts, em 2010;

  • São Pio X, papa.

  • 22 - Nossa Senhora Rainha.

  • 23 – Publicação das Institutas da Religião Cristã, em 1536;

  • Santa Rosa de Lima, virgem, padroeira da América .

  • 24 – Ordenação Diaconal de Dom Felismar Manoel, Moquetá, Nova Iguaçu, em 1965 (Dom Manoel Ceia Laranjeira); São Bartolomeu, apóstolo - Término dos festejos das Bananeiras no Calendário dos ìndios Puris

  • 25 - São Luis de França, rei;

  • São José de Calasanz, presbítero.

  • 26 - São Zeferino, Papa e mártir .

  • 27 - Santa Mônica, memória .

  • ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

domingo, 14 de agosto de 2022

- Ser Missionário na Pátria da sua Cidadania -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro – 14/08/2022 – 38ª Semana do Ano Cristão 1995 (2021/2022), 11º Domingo do Tempo Pentecostário e 8ª Semana Missionária.


Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos


Palavras do Evangelho:


Importantes afirmações dos ensinamentos de Jesus, em seu discurso de exposição das suas dourinas - Mateus 5: 31 a 37, como segue nas referências:


===> versículos 31, 32, O que repudia a sua esposa lhe dê “Carta de Divórcio”, mas eu lhe digo: Qualquer que se divorcie de sua esposa, exceto por causa de fornicação, a induz a cometer adultério, e todo que se case com a mulher divorciada comete adultério;


===> versículos 33, 34, 35, 36, 37 … Ouviu o que foi dito aos antepassados: Não jurarás falsamente, mas tem de cumprir seus juramentos a Deus; mas eu lhes digo: Nunca jurem, nem pelo céu, por que é o trono de Deus, nem pela terra, porque é o estrado sob seus pés; nem por Jerusalém porque é a Cidade do Grande Rei. Nem jurará por sua cabeça, porque não é capaz de fazer nela que seus cabelos fiquem brancos ou negros, mas que sua fala seja: Sim, sim, não, não. O que excede disto procede do mal.

Bíblia Peshitta, em Español

Tradução do Antigo Aramaico –

Broadman & Holman, Bélgica 2006.




Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria! Atenção! Com sabedoria!


O matrimônio como sacramento religioso, o casamento como contrato civil e a união estável legal, são condições de convivências harmoniosas formadoras das famílias e lares nos tempos atuais, em grande parte de nações e estados. O modelo de civilização judaica cristã ocidental nos seus primórdios, manteve uma ideia do marido ser dono da iniciativa de fornecer a “Carta de Divórcio” à esposa nos casos legítimos; nos dias atuais luta-se por afirmar a igualdade de direitos entre os esposos de tomar esta iniciativa, cabendo aos tribunais constituídos decidir da questão.


A condição que Jesus coloca é grave, quando coloca que qualquer que casar com a mulher divorciada (devendo ser igual para quem casar com o homem divorciado) comete adultério. Devemos lembrar que “não cometer adultério” é um dos mandamentos de Deus no “Decálogo de Moisés”, e que, quando se incorpora uma outra pessoa no hethos íntimus de uma família já existente, acrescenta-se (ad ultera) uma nova energia àquela unidade energética anteriormente constituída enquanto família. Sabemos que devido a “dureza de corações” de nós seres humanos, como Moisés consentiu e Jesus ponderou, as situações de divórcios continuam a existir, sendo preciso um “trabalho saneador terapêutico” que foque estas questões junto aos novos lares entrelaçados que daí surgem, visando uma comunidade mais harmoniosa, solidária e humanizada.


Sabemos que existem os juramentos legais nas sociedades modernas, juridicamente constituídas, e que nas formas legais cumprem um bom papel na convivência humana. Entretanto, enquanto seres humanos, cidadãos responsáveis em uma comunidade social, Jesus nos aponta que não devemos criar os costumes de jurar levianamente por coisas do dia a dia, nos advertindo que, a nossa palavra deve ser sempre SIM, SIM, OU NÃO, NÃO, pois o que foge a isto é procedência do mal, e naturalmente o mal vai produzir. Fiquemos alerta. Pois Jesus de Nazaré está nos ensinando.


Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.0 - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022:


-----------------------------------------------------------------------------------------


1.1 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



(*) -Têmporas estacionais de inverno - Festival das sementes.

16, 17 e 18/06/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

(*) - Cor Litúrgica ´para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.


1.2 - Mês Lunar em agosto

28/07/2022 - Lua Nova às 14,54 h

05/08/2022 – Lua Quarto Crescente às 08,06 h

11/08/2022 – Lua Cheia às 22,35 h

19/08/2022 – Lua Quarto Minguante às 01,36 h

27/08/2022 – Lua Nova ás 05,17 h


1.3 - Estação Zodiacal (Mês Astrológico).

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Leão de 22/07 a 21/08/2022, percorrendo três decanatos interferentes.


1.4 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de agosto de 2022 - - - - - - - - - - -



ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

domingo, 7 de agosto de 2022

- Ser Missionário na Nação Étnica Cultural -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro – 07/08/2022 – 37ª Semana do Ano Cristão 1995 (2021/2022), 10º Domingo do Tempo Pentecostário e 7ª Semana Missionária.


Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos


Palavras do Evangelho:


Importantes afirmações dos ensinamentos de Jesus, em seu discurso de exposição das suas dourinas - Mateus 5: 29, 30, como segue nas referências:


===> versículo 29, Se o seu olho, a sua visão ocular lhe for causa de tropeço na vida espiritual, é melhor ficar sem visão ocular, do que a tendo, perder todo o seu corpo jogado na dimensão da vida de sofrimento;


===> versículo 30 … e se a sua mão direita for para você ocasião de tropeço para vida espiritual, o melhor é que a perca de você, em vez de ter sua mão direita, mas com todo o seu corpo ser jogado na dimensão da vida de intenso sofrimento.




Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria! Atenção! Com sabedoria!


Estamos revisando o significante discurso de Jesus de Nazaré, onde ele expõe as suas linhas doutrinárias, conforme consta nos capítulos cinco, seis e sete do evangelho segundo Mateus.


Já vimos em reflexões anteriores, que estamos sob os princípios de leis universais de efeito causalidade, sob os quais nossas ações podem gerar muitos sofrimentos. Jesus afirma que, quando lançado nessa dimensão da vida de resgate em sofrimento, dela não sairemos até que tenhamos cumprido todo o resgate de nossas dívidas.


Na reflexão de hoje, ao contemplar nossas atitudes comportamentais missionárias nos contextos de nossas nações étnicas culturais, lugares onde podemos ter funções vinculantes com nexos de importâncias e responsabilidades, Jesus foca aspectos nossos enquanto corporeidade, quando nossos olhos, nossas visões, nossas mãos, nossos fazeres, dado o nosso jeito de ser, equanto ser singular, constituem fatores que nos facilitam, ou nos induzem a sair da nossa linha de comportamento idealizado, para cumprir os nossos propósitos enquanto seus filhos e filhas, sua imagem e semelhança, escolhidos para vivermos em sua comunhão no Seio da Trindade Santíssima – tanto os nossos olhos, quanto as nossas mãos, quanto quaisquer outros membro do corpo, podem ser causa de tropeço para o nosso correto agir em ordem à vida espiritual - Nestes casos, ou nestas situações, Jesus ensina que é melhor perdermos as funções desses recursos corporais e não perder a vida de plena participação na sua comunhão espiritual, pois de outro modo, teríamos o corpo inteiro nos servindo de tropeço, mas seríamos lançados na vida dimensional dos terríveis sofrimentos que nos advêm como consequências das nefastas ações do mal que praticamos pelas influenciações de nossas condições carnais. É interessante ponderar aqui, que o Filho de Deus se tornou carnal, como um de nós, em Jesus Cristo, para que sua divindade tocasse a humanidade e com isto a divinizasse, a fim de que, então, assim plenificado potencialmente da vida de um Deus, possamos nos tornar também divinos na Theosis em sua acolhida comunhão.


Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.0 - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022:


-----------------------------------------------------------------------------------------


1.1 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



(*) -Têmporas estacionais de inverno - Festival das sementes.

16, 17 e 18/06/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

(*) - Cor Litúrgica ´para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.


1.2 - Mês Lunar em agosto

28/07/2022 - Lua Nova às 14,54 h

05/08/2022 – Lua Quarto Crescente às 08,06 h

11/08/2022 – Lua Cheia às 22,35 h

19/08/2022 – Lua Quarto Minguante às 01,36 h

27/08/2022 – Lua Nova ás 05,17 h


1.3 - Estação Zodiacal (Mês Astrológico).

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Leão de 22/07 a 21/08/2022, percorrendo três decanatos interferentes.


1.4 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de agosto de 2022 - - - - - - - - - - -



ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ