domingo, 17 de julho de 2022

- Ser Missionário na Minha Visinhança -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro – 17/07/2022 – 34ª Semana do Ano Cristão 1995 (2021/2022), 7º Domingo do Tempo Pentecostário e 4ª Semana Missionária.


Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos


Palavras do Evangelho:


No Evangelho de Lucas afirma que falam a respeito dele, a Lei (Moisés), os Profetas e os Salmos. ===> Agora temos importantes afirmações de Jesus em Mateus 5: 17 a 20, como segue nas referências:


===> 17 Jesus afirma que, enquanto durar a existência dos céus e da terra, as palavras das Escrituras se cumprirão;

===> 18 … os que menosprezam as Escrituras e ensinam esse menosprezo aos seres humanos, pequenos serão no Reino do Céu; ===> 19 … mas quem cumprir as Escrituras e as ensiná-las aos outros, serão considerados grandes no Reino do Céu; ===> 20 … nossa justiça deve superar, ultrapassar a justiça dos “escribas e fariseus”, para que consigamos “entrar” no Reino do Céu. - Conforme - … Mateus 5: 13 a 16 - (Biblia Peshitta, Holman)




Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria! Atenção! Com sabedoria!


Sabemos que o próprio Jesus Cristo Ressuscitado, lá nas narrativas de Lucas 24: 43, afirma aos seus apóstolos que as Sagradas Escrituras da Lei de Moisés, dos Profetas e dos Salmos falam dele; e aqui no texto de Mateus hoje, ele nos dá mandamento de advertência a respeito da nossa vida e condutas espirituais, face as Escrituras Sagradas. Lembremos que o “Cânon Jesuânico”, referenciado por Jesus é o Pentateuco de Moisés, os Livros dos Profetas e os dos Salmos, logo sabemos que todas as versões bíblicas que circulam entre nós contém esses livros, não havendo razão para polemizar, pois todas elas são utilíssimas para as nossas orientações na vida e espiiritualidade. Entretanto, devemos prestar atenção a esses ensinamentos que ele deixou para nós no seu discurso de exposições de suas doutrinas.


Orienta-nos ele que as estruturas dos céus infinito e da nossa terra planetária, não são eternos como a vida espiritual, mas adverte-nos que, enquanto durarem essas realidades materiais as palavras sagradas se cumprirão, presenteando-nos com uma boa orientação para a nossa vida espiritual. Também orienta que as pessoas que menosprezarem os Escritos Sagrados e ensinarem esse menosprezo a outras pessoas, serão considerados pequenos no Reino do Céu, a dimensão apropriada da comunhão com a comunidade da Santíssima Trindade, das Sagradas Hierarquias e dos Santos Bemaventurados. Por outro lado, Jesus Cristo afirma que as pessoas que cumprem as Escrituras Santas e as ensinam a outros, serão considerados grandes na realidade espiritual do Reino do Céu. Jesus arremata esse tema afirmando que o nosso senso de justiça e de sua prática em nossas vidas, deve ultrapassar as demonstrações da justiça dos “escribas e fariseus”, para que consigamos entrar no Reino do Céu. Nisto nos lembramos que Jesus Cristo afirma receber e compensar nossas obras boas e misericordiosas prestadas às pessoas pobres, desvalidas, sofredoras de nossos dias, lembrando que amar essa práxis caridosa é dinamizar a sua Luz do Mundo existente em nós.


Busquemos irmãos e irmãs, amar e praticar as obras boas e pias e as virtudes apontadas nos Santos Evangelhos, em nossas vidas pessoais, junto às famílias e vizinhança. Que Deus nos ajude.


Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1.0 - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022:


-----------------------------------------------------------------------------------------


1.1 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



(*) -Têmporas estacionais de inverno - Festival das sementes.

16, 17 e 18/06/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

(*) - Cor Litúrgica ´para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.


1.2 - Mês Lunar em julho

28/06/2022 - Lua Nova às 23,52 h

06/07/2022 – Lua Quarto Crescente às 23;14 h

13/07/2022 – Lua Cheia às 15:37 h

20/07/2022 – Lua Quarto Minguante às 11:18 h

28/07/2022 – Lua Nova ás 14:54 h



1.3 - Estação Zodiacal (Mês Astrológico).

Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Câncer de 21/06 a 21/07/2022, percorrendo três decanatos interferentes.


1.4 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de julho de 2022 - - - - - - - - - - -


  • ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário