domingo, 29 de maio de 2022

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA DO RIO DE JANEIRO -

 

- Diretório Litúrgico para o Ano Eclesial 1995 (2021/2022) –

Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos


2º - Tempo - da Celebração da Parusia do Cristo Cristo Ressuscitado -

Durante 40 dias Ele se encontra com os apóstolos e discípulos e lhes transmite ensinamentos.


29/05/2022 - 27ª semana - Domingo da Ascensão do Senhor – Hagia Anábasis - Mistério Litúrgico – O Cristo Ressuscitado abençoando seus discípulos é elevado aos céus com a presença de membros das Sagradas Hierarquias.


Palavras do Evangelho:


===> Na Ascensão do Cristo Ressuscitado, a sua humanidade divinizada é também elevada aos céus. <===


Lucas 24: 50 a 53Jesus Cristo Ressuscitado conduziu fora, os apóstolos até Betânia, e levantando suas mãos, os abençoou. E aconteceu que enquanto os abençoava, se separou deles e elevou-se aos céus. E depois de adorá-lo, eles voltaram a Jerusalém com grande contentamento. E estavam continuamente no templo louvando e bendizendo a Deus. Amém. - (Biblia Peshitta, Holman)


Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria. Atenção, com sabedoria!


Esta é a semana de oração pela união dos cristãos da terra – Eukaiôn / Rogações – Asceses e Ofícios Rogatórios ao Espírito Santo para orientar e dirigir a Igreja de Cristo e a vida pessoal dos crentes fiéis e os religiosos das diversas instituições cristãs que compomos o Povo de Deus na terra – Antecede e prepara o Pentecostes, na busca da Diástese Anímica para abrigar a graça, as energias incriadas de Deus em cada um de nós.


No mistério sagrado da Ascensão, Jesus Cristo Ressuscitado se eleva aos céus com a sua perfeita humanidade, divinizando potencialmente a nossa corporalidade existencial enquanto crentes fiéis aqui na terra, que nutrida pelos sacramentos sagrados nos deifica em nossa theosis corporal, posto estarmos inseridos na composição e manutenção da sua corporeidade mística eclesial no mundo até os fins dos tempos seculares.


Devemos estar atentos, com sabedoria e discernimento, para que nossa adesão ao Cristo Senhor seja completa, incorporativa, pois pelo mistério da Santa Encarnação (Theosis), Jesus Cristo nos fez a luz do mundo, sendo que para mantermos a dinâmica dessa luz temos que amar e praticar as boas obras e as santas virtudes, para que assim o Santo Paracleto prometido e enviado, nos traga as santas diásteses anímicas a fim de que abriguemos em nosso íntimo as sagradas energias incriadas de Deus.


Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(1) - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022


II Movimento - Arco Ascendente Antropotéia – Endoeclesialidade

Ideia Central:

1 - A pessoa humana Jesus de Nazaré, se revela como Filho de Deus, anuncia o Evangelho Salvador, consuma a obra da Redenção Humana e edifica a Igreja como seu Corpo Místico.

2 - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico pela ascese e diástese de suas energias divinas incriadas, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta – Theosis.


1º - Tempo da Preparação - Metanóia e katarsis penitencial Arrependimento (metanoia), conversão e penitência (epistrofia) e disposição (diastesis) para entronizar o Cristo de Deus como Senhor (Kyrius) da história da nossa vida pessoal (Cristoforia), em nossa trajetória rumo a plena comunhão com a Deidade Transcendental(Theosis).

2º - Tempo da Celebração – Parusia do Cristo (Messias / Emanuel) - Período do Cristo Encarnado - Celebração da presença eficaz de Jesus Cristo em nosso mundo.

2º - Tempo da Celebração - Parusia do Cristo - Período do Cristo Ressuscitado - Durante 40 dias Ele se encontra com os apóstolos e discípulos e lhes transmite ensinamentos.


-----------------------------------------------------------------------------------------


(2)* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas estacionais de outono - Festival dos Frutos.


17, 18 e 19/03/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica ´para o período: Amarela - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.


(3) - Mês Lunar em junho

30/05/2022 – Lua Nova às 08,30h

07/06/2022 – Lua Quarto Crescente às 11,48h

14/06/2022 – Lua Cheia às 08,51h

21/06/2022 – Lua Quarto Minguante às 00,10h

28/06/2022 - Lua Nova às 23,52h


(4) - Estação Zodiacal (Mês Astrológico).


Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Gêmeos de 21/05 a 20/06/2022, percorrendo três decanatos interferentes.


(5) - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo


Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de maio/junho de 2022 - - - - - - - - - - -


  • 29 - Santo Alexandre de Jerusalém, Ele foi o primeiro bispo da Capadócia e foi elogiado pela biblioteca que construiu em Jerusalém

  • 30 – Jerônimo de Praga, reformador da igreja da Boêmia em 1430;

  • Santa Joana d'Arc, padroeira da França

  • 31 - Virgem Maria bem-aventurada, visitação

Junho


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário