Diretório Litúrgico para o Ano Eclesial 1995 (2021/2022) –
Instruções Mistagógicas sobre a Liturgia dos Sagrados Mistérios da Mística Cristã Apostólica – O Catecumenato como Caminho de Espiritualização. - Abuna Philoseleos
2º - Tempo - da Celebração da Parusia do Cristo Cristo Ressuscitado -
Durante 40 dias Ele se encontra com os apóstolos e discípulos e lhes transmite ensinamentos.
15/05/2022 - 25ª semana - 5º Domingo da Páscoa - Mistério Litúrgico – O Cristo Ressuscitado reintegra Simão pedr(egulh)o no grupo dos apóstolos através da tríplice confissão de amor – antes da crucificação havia lhe negado também por três vezes -.
Palavras do Evangelho:
===> Na sua parusia conosco, os seus discípulos e discípulas, Jesus Cristo Ressuscitado, por quarenta dias vem espiritual e afetivamente atualizar o seu encontro conosco. <===
João 21: 15 a 17 – Ao terminar o repasto alimentar, Jesus Cristo perguntou a Simão Pedregulho: Simão, filho de João, me amas mais que estes outros? E ele respondeu: Senhor meu, tu sabes que te amo. Jesus lhe disse: Apascenta meus cordeiros. Voltou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão filho de João, me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor meu, tu sabes que te amo. Jesus lhe disse: Apascenta meus carneiros. Voltou a dizer-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, me amas? Então Simão Pedregulho se entristeceu porque lhe havia perguntado pela terceira vez me amas? E lhe respondeu: Senhor meu, tu sabes todas as coisas, tu sabes que te amo. Jesus lhe disse: Apascenta minhas ovelhas. - (Biblia Peshitta, Holman)
Irmãos e irmãs estejamos atentos! Com sabedoria. Atenção, com sabedoria!
Como afirmei na semana que passou, a sagrada liturgia é uma atualização dos mistérios sagrados da vida do Cristo de Deus, por isto ela ativa em nossa alma as experiências e certezas de cada mistério que estamos vivenciando. Na mística cristã apostólica a vivência litúrgica solicita de cada um de nós a adesão volitiva, cognitiva e afetiva, para que participemos com o mesmo Cristo Ressuscitado de modo psicopneumático. Devemos ter cuidados, para que nosso exercício não seja apenas intelectual, nem tão pouco um mero animismo psíquico. Devemos estar atentos! Com sabedoria! Hágia Sophia!
Jesus de Nazaré como Mestre Público, por três anos preparou seus doze apóstolos e separou setenta e dois discípulos para cuidar da expansão do seu ministério terreno, ou seja, implantar o Reino de Deus mediante a pregação da Boa Nova, sendo esta a tarefa precípua da sua Igreja, construída sobre o pilar da confissão e ser Jesus Cristo o Filho do Deus Vivo, distanciando-se assim dos movimentos ligados aos deuses mortos dos sistemas mitológicos. Jesus Cristo afirmou que quando dois, três ou mais, se reunirem em seu santo nome, Ele estará ali junto a todos em congregação, e que, se em consenso nas coisas de Deus, concordarem em pedir alguma coisa em seu santo nome, que isto lhes será concedido.
Simão Pedr(egulh)o tinha verdadeiro amor a Jesus Cristo e o Mestre sabia disto; ter-lhe negado por três vezes decorreu da sua fraqueza enquanto ser humano, e naturalmente pelo seu medo diante das pessoas em um ambiente de arbítrio do poder imperial, nem sempre justo e misericordioso. Mas os outros apóstolos souberam da negação de Simão Pedr(egulh)o, e era oportuno e necessário que sua falha pessoal fosse reparada por uma tríplice confissão de amor, capaz de reintegrá-lo na missão apascentadora como os demais membros do seu grupo de apóstolos.
Também nós, discípulos e discípulas de agora, nesses dias contemporâneos, necessitamos atos de reparação de nossas faltas e erros, através dos atos e obras de afirmação como satisfação pelos pecados e erros cometidos, sempre que houver tais possibilidades.
Que Adonai nosso Deus nos abençoe a todos, na comunhão do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém
Abuna Philoseleos
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(1) - Referências Fundamentais do Diretório Litúrgico: ===> Hemerológio Cristão 1995 – Ano Eclesial 2021/2022
II Movimento - Arco Ascendente Antropotéia – Endoeclesialidade
Ideia Central:
1 - A pessoa humana Jesus de Nazaré, se revela como Filho de Deus, anuncia o Evangelho Salvador, consuma a obra da Redenção Humana e edifica a Igreja como seu Corpo Místico.
2 - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico pela ascese e diástese de suas energias divinas incriadas, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta – Theosis.
1º - Tempo da Preparação - Metanóia e katarsis penitencial – Arrependimento (metanoia), conversão e penitência (epistrofia) e disposição (diastesis) para entronizar o Cristo de Deus como Senhor (Kyrius) da história da nossa vida pessoal (Cristoforia), em nossa trajetória rumo a plena comunhão com a Deidade Transcendental(Theosis).
2º - Tempo da Celebração – Parusia do Cristo (Messias / Emanuel) - Período do Cristo Encarnado - Celebração da presença eficaz de Jesus Cristo em nosso mundo.
2º - Tempo da Celebração - Parusia do Cristo - Período do Cristo Ressuscitado - Durante 40 dias Ele se encontra com os apóstolos e discípulos e lhes transmite ensinamentos.
-----------------------------------------------------------------------------------------
(2)* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -
Têmporas estacionais de outono - Festival dos Frutos.
17, 18 e 19/03/2022 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.
Cor Litúrgica ´para o período: Amarela - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.
(3) - Mês Lunar em maio
01/05(30/04)/2022 – Lua Nova às 03,24h
08/05/2022 – Lua Quarto Crescente às 21,21h
16/05/2022 – Lua Cheia às 01,14h
22/05/2022 – Lua Quarto Minguante às 15,43h
30/05/2022 - Lua Nova às 08,30h
(4) - Estação Zodiacal (Mês Astrológico).
Em sua rota pelos céus zodiacal, o Sol visitará a Constelação de Touro de 21/04 a 20/05/2022, percorrendo três decanatos interferentes.
(5) - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo
Dias - - - - - - - - - - - - - Mês de maio de 2022 - - - - - - - - - - - - -
15 – Dia Internacional da Família;
Santa Dymphna, virgem e mártir
16 – Brendan, missionário na Irlanda;
17 - Santa Júnia, cristã e fez parte dos setenta díscipulos.
18 - São João I, papa e mártir ;
São Leonardo Murialdo;
Santa Rafaela Maria, fundadora das Escravas do Sagrado Coração de Jesus
19 - Santo Ivo
20 – Alcuíno de York, abade;
- São Bernardino de Siena, presbítero.
21 - São Cristóvão de Magalhães e companheiros mártires.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário