domingo, 3 de outubro de 2021

– COMPAIXÃO PELOS ECOSSISTEMAS DA TERRA - (Sintonia com o ministério das Ordens dos Querubins, dos Tronos e das Virtudes das Sagradas Hierarquias)

 

- Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro -



- 03/10/2021 – 20º Domingo do Tempo Pentecostário -- 5ª Semana da Compaixão* por todas as criaturas de Deus – 45ª Semana do Ano Eclesial Cristão 1994 - *(Doze semanas)



Reflexões sobre as Sagradas Escrituras:


Amados irmãos e irmãs, filhos do mesmo Ser Eterno, nosso Deus Pai na ordem da sua divina criação!



Nesta Quinta Semana da Compaixão do Tempo Pentcostário, nos voltamos para os diversos Ecossistemas do nosso Planeta Terra, e buscamos refletir sobre as nossas relações antrópicas com eles e o contexto de cuidados, posto sermos nós humanos corresponsáveis pelo seus sadios funcionamentos, naturalmente ajudados pelas Sagradas Hierarquias Celestiais. À luz dos Escritos Sagrados não ignoramos sermos herdeiros da primeira queda humana (pré lapsoniana), quando nossos pais viviam no ecossistema edênico, e de suas consequências como viventes atualmente na porção da “terra árida”: somos de fato cuidadores e cultivadores dos ecossistemas terrenos, e os temos tratados apenas sob a ótica do lucro e do bem viver hedônico. Temos necessidade de estarmos atentos, pois cada ecossistema, seja qual for o bioma terráqueo a que pertença, nos impõe uma responsabilidade teleológica posto sermos por Deus, o Ser Eterno, os mordomos, cuidadores e cultivadores destas unidades ecotópicas em toda a troposfera terráquea.



No ordenamento da criação de Deus há uma perceptível teleologia, um propósito visando um bem maior, fundamentado em princípios e normas que classificamos como teleonomia, e que poderá ser apreendida pelos viventes de alma racional, afetiva, devota e comprometida com o bem geral e a boa vontade pessoal; tem havido desrespeito e descumprimento desses princípios e normas, com evidentes danos ao planeta terra, – nossa habitação geral – com gravíssimas consequências para as nossas gerações contemporâneas e riscos para a sustentabilidade da vida para as futuras gerações. Parece estarmos nos estertores finais, nos últimos gemidos de ecossistemas e biomas a clamarem por socorro. Somos responsáveis por tudo isto, enquanto população terrena, pela inação, pelo silêncio, pela cooptação, pela falta de assumirmos uma pastoral ecológica atitudinal cristã; lembremos que somos a presença do Cristo Ressuscitado no mundo até o fim dos tempos seculares. Lembro aqui da exortação do Profeta Joel:



Agora pois, declara o Senhor Eterno, voltem-se a mim com todo o seu coração, com jejum, com pranto e com lamentações. Rasguem seus corações e não suas vestimentas; e voltem-se ao Senhor Eterno, seu Deus, porque Ele é misericordioso e compassivo, paciente e rico em sua bondade, e se retrai do mal.

( - Joel 2: 12, 13 - )



Aproveitemos este tempo litúrgico da compaixão pelas criaturas de Deus, e procuremos consertar nossas condutas e atitudes comportamentais para com o nosso planeta terra, nossa casa comum criada por Deus, assumindo na teoria e na prática uma prática pastoral ecológica.



Ore sim, mas ore menos; tenha devoção santoral, mas seja menos devoto e mais construtor de um mundo melhor, respeitando a harmonia que deve existir entre todos os membros da ordem da criação de Deus.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém

Abuna Philoseleos



======================== *** === *** === *** ============================


- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA (*) -

- EREMITÉRIO COMPAIXÃO SAGRADA (**) -

(*) Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ / (**) Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis, Duque de Caxias, RJ



- Tempo Pentecostário - III Período - Compaixão Atitudinal - Período da Compaixão pela Ordem criada de Deus. -

(Ter compaixão, um olhar misericordioso para com todas as criaturas de Deus)



03/10/2021 -45ª semana do Ano Eclesial Cristão 1994 - 20º Domingo do Tempo Pentecostário 5ª Semana da Compaixão - Mistério Litúrgico - TER COMPAIXÃO PELOS IRMÃOS DO REINO ANIMAL - (Sintonia com o ministério da Ordem dos Arcanjos de Deus)


1* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



Têmporas Estacionais da Primavera - Festa das Flores.


23, 24 e 25/09/2021 - Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.


Cor Litúrgica do período: Azul Celeste - Simbolizando a alegria dos nossos bons propósitos diante de Deus.


2 * - Aspectos da leitura dos céus na faixa zodiacal:



Signo de Libra – 22/09/2021 a 21/10/2021

Lua Nova em 06/10/2021 –

Lua crescente em 13/10/2021-

Lua cheia em 20/10/2021 -

Lua minguante em 28/10/2021 – -

3 * - Efemérides Semanais



- ===> Agradáveis Memórias diante de Deus nos dias da semana.

    ======================================

*** --- + --- ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário