- Comunidade Mística Cristã Apostólica do Rio de Janeiro -
- 11/07/2021 – 8º Domingo do Tempo Pentecostário -- 5ª Semana Missionária -
Reflexões sobre as Sagradas Escrituras:
I - ===> Em uma população numerosa está a honra do Governante de um País, mas com a destruição do povo se arruína o Mandatário da Nação. (Provérbios 14: 28)
II - ===> (Houve um tempo) em que vocês (nós) estavam(os) sem o Cristo e eram(os) estranhos aos costumes da comunidade dos israelitas, alheios ao pacto da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora por meio de Jesus Cristo, vocês (nós) que antes estavam(os) distantes tem(os) verdadeiramente se (nos) aproximados pelo sangue de Cristo, porquanto Ele é a nossa paz, que de ambos povos (judeus e gentios) fez um, derrubando o obstáculo que se interpunha. - (Paulo aos Efésios 2: 12 e 13)
Pontos para reflexões, vivências litúrgicas e afetivas:
a) – Existe uma relação vincular entre os que compõem a vida de uma comunidade social, e essa relação se une também a honra de quem governa ou lidera uma comunidade de fé e crenças; é preciso que haja coesão na vivência da comunidade do Povo de Deus em uma localidade, para que se mantenha coerente, unida e respeitada as lideranças de uma comunidade eclesial de fé.
b) – Uma comunidade social, como onde vivemos, geralmente se forma pelos que creem com fidelidade nas Boas Novas do Evangelho e pelos que não creem, ou não se vinculam às diretrizes do evangelho de Jesus Cristo; entretanto, todos nós caminhamos juntos, unidos enquanto “povo de Deus”. Isto traz para nós, que compomos a corporeidade mística eclesial de Cristo, um compromisso, o de testemunharmos com alegria, paz e conforto espiritual, as vicissitudes que a existencialidade do viver nos oportuniza.
Caros Irmãos e irmãs em Cristo!
Amados irmãos e irmãs, filhos do mesmo Ser Eterno, nosso Deus Pai na ordem da sua divina criação!
Nesta semana a nossa martiría eclesial como missionários na comunidade social nos impõe o exercício do sermos “politicamaente corretos” no exercício de nossa cidadania; devemos ter em nossa consciência a ideia de sermos “Povo de Deus que caminha” sob a misericórdia do Deus Único que manda seu sol e sua chuva para todos.
Devemos honrar nossas lideranças, tanto da vida civil quanto da vida religiosa, o que nos impõe necessidade de discernimento quando participamos dos poderes decisórios que escolhem tais lideranças; pois se os néscios vivem os dias livremente, sem claros parâmetros de orientação para a vida de valores morais e espirituais, nós que confessamos a Cristo como o Filho de Deus nosso Mestre e Salvador, estamos compromissados com um viver de harmonia com as máximas do Evangelho cristão.
Nesses dias difíceis por que passam as diversas comunidades sociais do Brasil, é necessário sobremaneira que testemunhemos com atitudes comportamentais positivas e elloquentes, os valores crísticos, consoantes com os ensinamentos místicos cristãos e apostólicos. Sejamos fiéis praticantes de nossos exercícios ascéticos, buscando que pela mediação de Jesus Cristo o Divino Paracleto estabeleça em nós a santa diástese para abrigar em nossa vida anímica e espiritual as santas energias incriadas de Deus. Unamos às preces dos dos santos monges atonianos e ao bem aventurado São Gregório Palamas buscando nosso fortalecimento nas práticas das santas virtudes cristãs.
Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém
Abuna Philoseleos
======================== *** === *** === *** ============================
- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA (*) -
- EREMITÉRIO COMPAIXÃO SAGRADA (**) -
(*) Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ / (**) Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis, Duque de Caxias, RJ
- Tempo Pentecostário –(Martiria Eclesial) – Ectoeclesialidade - Reflexão e aplicação dos ensinamentos de Cristo no mundo por aqueles que têm a Igreja Interna construída em suas vidas.
1* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -
11/07/2021 - 8º Domingo do Tempo Pentecostário – 33ª Semana do Ano Litúrgico Eclesial Cristão 1994 e 5ª Semana Missionária – Estação Inverno: festivais das sementes –
Cor Litúrgica para o período: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.
2 * - Aspectos da leitura dos céus na faixa zodiacal:
Signo de Câncer – 21/06/2021 a 21/07/2021
Lua Nova em 09/07/2021 –
Lua crescente em 17/07/2021-
Luas cheias em 23/07/2021 -
Lua minguante em 01/07/2021 - 31/07/2021 – -
3 * - Efemérides Semanais –
- ===> Agradáveis Memórias diante de Deus nos dias da semana.
11 - São Bento, abade
12 - João Gualberto
13 – Silas, companheiro do apóstolo Paulo; Henrique da Baviera, duque e imperador; Teresa dos Andes, monja carmelita chilena
14 - São Camilo de Lellis, presbítero; São Francisco Solano, frade
15 - São Boaventura, bispo e doutor da Igreja; - Dia Internacional do Homem.
16 - Nossa Senhora do Carmo, memória
17 – Criação das Irmandades Ordem de Santo André em 1917, pelo Reverendo Salomão Ferraz. - Richard Holden, tradutor do primeiro Livro de Oração Comum em português, em 1876; Santa Marcelina, virgem; Beato Inácio de Azevedo e os Quarenta Mártires do Brasil, mártires
======================================
*** --- + --- ***
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário