domingo, 21 de março de 2021

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA (*)- - MONASTÉRIO COMPAIXÃO SAGRADA (**) -

 

(*) Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ / (**) Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis, Duque de Caxias, RJ


21/03/2021 – 17ª Semana do Ano Eclesial Litúrgico 2º Domingo antes da Páscoa (6ª Semana Penitencial ou das Cinzas) - ===> DIA DO ENVIO -

===> ABSTER-SE DA COMIDA DOS ÓLEOS E AZEITES.


Mistério Litúrgico ===> Jesus de Nazaré “está-no-mundo” ; prepara e envia seus epígonos(*) - seus apóstolos.


(*) Epígonos são os discípulos que

divulgam os ensinamentos de um mestre.


===> Leia o Santo Evangelho de Jesus conforme Marcos – Em 16 capítulos, faz um relato sintético de tudo o que ele fez.


Síntese para reflexão e tomada de decisões com vivências atitudinais:


1 – Jesus de Nazaré enviou seus doze apóstolos: Marcos 6: 7 a 13 ...

(também em Mateus 10: 5 a 16 e Lucas 9: 1 - 6)


“ … Jesus de Nazaré chamou a seus doze apóstolos e começou a enviá-los de dois em dois, e lhes deu autoridade sobre os espíritos imundos para expulsá-los, e lhes ordenou que não levassem nada para o caminho, apenas um bastão; nem bolsa, nem pão, nem dinheiro nos bolsos, apenas calçados com sandálias e que não vestissem duas túnicas. ...”



Caros Irmãos e irmãs em Cristo!

Amados irmãos e irmãs, filhos do mesmo Ser Eterno, nosso Deus Pai na ordem da sua divina criação!



Estamos no dia do envio – O Mestre Jesus de Nazaré envia seus epígonos, - aqueles que iriam após Ele, para divulgar suas obras. - É importante lembrar deste detalhe, para entender a legitimidade da implantação das Igrejas Cristãs Apostólicas, através de instituições diversas, que irão se iniciar em Jerusalém, depois em outros lugares, como Antioquia da Síria, Alexandria, Roma, Constantinopla e depois em outras partes do mundo.



É bom lembrarmos que a Igreja Cristã Espiritual foi, é, e continuará sendo construída pelo próprio Jesus Cristo Ressuscitado e Ascenso, na alma e coração das pessoas que o reconhecem e o aceitam como o Filho de Deus, Único e Suficiente Salvador; esses confitentes são os pedregulhos (o pedro da língua grega do Novo Testamento) que Jesus de Nazaré identificou em Simão e nos demais apóstolos reunidos com Ele; é nessa confissão que Jesus Cristo constrói sua Eclésia/Igreja e faz a promessa de que as portas das inferioridades e dos males, jamais prevalecerão contra ela, sendo esta confissão a Pedra (a lage da língua grega do Novo Testamento) sobre a qual, Ele, sendo a Pedra que os edificadores rejeitaram, constrói a sua Verdadeira e Única Eclésia/Igreja, na qual Ele é substituído pelo Espírito Santo, - o Paracleto prometido e enviado da parte do Pai, - para não nos deixar órfãos da sua presença após sua ascensão aos céus. Assim, o Espírito Santo é o Único Vigário legítimo substituto de Cristo sobre a terra, tornando-se usurpadora qualquer pretensão de outros quaisquer clérigos que se arvorem de possuir esta posição na terra, sejam quais for os seus títulos.



Na sequência das vivências litúrgicas a seguir no tempo, veremos que os apóstolos criaram diversas instituições denominacionais para cumprir essas tarefas, para as quais Jesus de Nazaré nos comissionou a irmos após Ele; percebemos então, que Jesus de Nazaré não fundou, nem criou nenhuma igreja denominacional em lugar territorial nenhum, mas apenas nos corações e almas dos pedregulhos que o confessam com o Filho Unigênito de Deus, como nós nos dias de hoje o fazemos, sendo esse dom conferido a nós pelo Espírito Santo do Pai, nos tornando bem-aventurados pedros/pedregulhos, que devemos procurar estarmos reunidos, dois, três ou mais, em um mesmo lugar para comungar e testemunhar seus ensinamentos, pois assim Ele estará lá no meio de nós, como prometeu.



Vale a pena nos unirmos em comunhão, em contexto de ecumenicidade, na fé revelada por Cristo, ensinada e testemunhada pelos doze apóstolos e por outros discípulos autênticos, no Santo Batismo e na Santa Comunhão dos Mistérios Sacramentais, no contexto das Santas Escrituras que falam de Jesus de Nazaré como o Filho de Deus, conforme o próprio Jesus afirmou (Lucas 24: 44), nos textos de Moisés, dos Profetas e dos Salmos.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém

Abuna Philoseleos



======================== *** === *** === *** ============================



Têmporas estacionais de outono - Festival dos Frutos.


18, 19 e 20/03/2021 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.


Cor Litúrgica ´para o período: AMARELA - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.



Ano Litúrgico Eclesial 1994 (2020/2021)

- O Catecumenato como Caminho de Espiritualização -

===> Atualização dos Mistérios da Vida através da Anamnese Crística - atos, fatos, comemorações, reflexões, vivências, celebrações litúrgicas.


1 – Aspectos Pastorais da Espiritualidade Mística Cristã Apostólica -



1.1 – Movimentos Litúrgicos de Transcendências Espirituais:

* A partir de 14/02/2021 - II Movimento - Arco Ascendente Antropotéia – Endoeclesialidade - Ideia Central:


===> - Jesus de Nazaré, o Filho do Homem se revela como o Filho de Deus, anuncia o seu Evangelho Alforriador, consuma a Redenção Humana, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício e morte na cruz, edificando a Igreja como seu Corpo Místico.


===> - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico pela ascese e diástese de suas energias divinas incriadas, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta - Theosis.


===> - Tempo - Preparação de nossas vidas - Metanóia e katarsis penitencial ===> Arrependimento (metanoia), conversão e penitência (epistrofia) e disposição (diastesis) para entronizar o Cristo de Deus como Senhor (Kyrius) da história da nossa vida pessoal (Cristoforia), em nossa trajetória rumo a plena comunhão com a Deidade Transcendental.


2 - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -



2.1 - Estação Outonode 21/03/20 a 20/06/21 - Festival dos Frutos - Cor Litúrgica ´para o período: AMARELA - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.





2.2 - Aspectos da leitura dos céus na faixa zodiacal:

Signo de Aries – 21/03/2021 a 20/04/2021

Lua Nova em 11/04/2021 –

Lua crescente em 20/04/2021-

Luas cheias em 27/04/2021 -

Lua minguante em 04/04/2021 -



3 - Efemérides Semanais –



3.1 - ===> Agradáveis Memórias diante de Deus nos dias da semana.

  • ======================================

*** --- + --- ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário