(*) Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ / (**) Estrada das Amendoeiras, 248 – Chácaras Rio Petrópolis, Duque de Caxias, RJ
14/03/2021 – 16ª Semana do Ano Eclesial Litúrgico – 5º Domingo antes da Páscoa (5ª Semana Penitencial ou das Cinzas) - ===> DIA DO ACOLHIMENTO -
===> ABSTER-SE DA COMIDA DOS PESCADOS EM GERAL.
Mistério Litúrgico ===> Jesus de Nazaré “está-no-mundo” junto com as pessoas: Ensina o povo, usando a didascália, a martiria, a querigmática; escolhe seus doze apóstolos.
===> Leia o Santo Evangelho de Jesus conforme Marcos – Em 16 capítulos, faz um relato sintético de tudo o que ele fez.
Síntese para reflexão e tomada de decisões com vivências atitudinais:
1 – Jesus de Nazaré chama aos seus doze apóstolos: Marcos 3: 13 a 15 ...
(também em Mateus 10: 1 – 4 e Lucas 6: 12 - 16)
“ Então Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis, e vieram a ele. E elegeu a doze para que estivessem com ele, e para enviá-los a pregar, e para dar-lhes poder para sarar os enfermos e para expulsar os espíritos malignos.”
Caros Irmãos e irmãs em Cristo!
Amados irmãos e irmãs, filhos do mesmo Ser Eterno, nosso Deus Pai na ordem da sua divina criação!
Jesus chamou e nomeou a Simão Pedro, a Jacó, a João, a André, a Felipe, a Bartolomeu, a Mateus, a Tomás, a Jacó, a Tadeu, a Simão e a Judas Iscariotes, para estarem com ele e os enviou para pregar, curar os enfermos e expulsar os espíritos malignos. São estes os seus doze apóstolos, tendo desviado apenas Judas Iscariotes, que foi depois substituído por Matias.
Estes discípulos deveriam estar com Jesus e foram também enviados a pregarem o seu evangelho, e Jesus deu-lhes também o poder para sarar os enfermos e para expulsar os espíritos malignos; compunham assim o corpo ministerial de Jesus ao iniciar o seu trabalho naquelas regiões em que Jesus percorria com seu trabalho salvador, devendo após a sua subida aos céus, saírem pelo mundo para implantar a missão salvadora de Jesus Cristo. Esse período que os discípulos viveram com o Mestre e Salvador Jesus Cristo, foram essenciais para fixação da bitola de fé e comunhão desses discípulos com Jesus Cristo Filho de Deus. Assim também deverá ser conosco, em nossos dias, devendo ter um período de convivência formadora e consolidadora da bitola da fé testemunhal em Jesus Cristo como o Filho Unigênito de Deus Pai, sendo ele o Salvador, ao qual estamos enxertados compondo o seu Corpo Místico constitutivo da Igreja de Deus, realidade sublime, muito superior às mesquinhas picuinhas divisionistas que tem surgido entre as diversas tradições de “Igrejas Cristãs Históricas”. Que Deus tenha misericórdia de todos nós!
Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém
Abuna Philoseleos
======================== *** === *** === *** ============================
Têmporas estacionais de outono - Festival dos Frutos.
18, 19 e 20/03/2021 – Protimia do templo e Oficios de Têmporas com Retiros de reflexão, recolhimento, ordens sacras, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.
Cor Litúrgica ´para o período: AMARELA - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.
Ano Litúrgico Eclesial 1994 (2020/2021)
- O Catecumenato como Caminho de Espiritualização -
===> Atualização dos Mistérios da Vida através da Anamnese Crística - atos, fatos, comemorações, reflexões, vivências, celebrações litúrgicas.
1 – Aspectos Pastorais da Espiritualidade Mística Cristã Apostólica -
1.1 – Movimentos Litúrgicos de Transcendências Espirituais:
* A partir de 14/02/2021 - II Movimento - Arco Ascendente Antropotéia – Endoeclesialidade - Ideia Central:
===> - Jesus de Nazaré, o Filho do Homem se revela como o Filho de Deus, anuncia o seu Evangelho Alforriador, consuma a Redenção Humana, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício e morte na cruz, edificando a Igreja como seu Corpo Místico.
===> - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico pela ascese e diástese de suas energias divinas incriadas, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta - Theosis.
===> - 1º Tempo - Preparação de nossas vidas - Metanóia e katarsis penitencial ===> Arrependimento (metanoia), conversão e penitência (epistrofia) e disposição (diastesis) para entronizar o Cristo de Deus como Senhor (Kyrius) da história da nossa vida pessoal (Cristoforia), em nossa trajetória rumo a plena comunhão com a Deidade Transcendental.
2 - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -
2.1 - Estação Verão – de 22/12/20 a 21/03/21 - Festival das Luzes - Cor Litúrgica para o período : Vermelho - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus
2.2 - Aspectos da leitura dos céus na faixa zodiacal:
Signo de Peixes – 20/02/2021 a 20/03/2021
Lua Nova em 13/03/2021 –
Lua crescente em 21/03/2021-
Luas cheias em 28/03/2021 -
Lua minguante em 05/03/2021 -
3 - Efemérides Semanais –
3.1 - ===> Agradáveis Memórias diante de Deus nos dias da semana.
17 - São Patrício, bispo; Gertrudes de Nivelles
18 - São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja
19 - São José, esposo da Virgem Maria;
Enchente das goiabas na zona da mata mineira, aproveitando-se para festejar o Ano Novo Pury.
20 - Cuthbert, bispo e missionário de Lindisfarne; Santa Maria Josefina do Coração de Jesus Sancho de Guerra
======================================
*** --- + --- ***
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário