domingo, 6 de dezembro de 2020

- COMUNIDADE MÍSTICA CRISTÃ APOSTÓLICA -

 

Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Bem-vindo Novo Ano Litúrgico Eclesial Cristão 1994


Semanas do Ano Eclesial Cristão 1994 (SAEC1994)



- O Catecumenato como Caminho de Espiritualização Cristã ao longo dos dias do ano. - Atualização dos Mistérios da Vida através da Anamnese Crística - atos, fatos, comemorações, reflexões, vivências, celebrações litúrgicas. ===> Tempo do Advento – Preparação para receber o Cristo Divino na dimensão humana - O mistério da sarkosis.


06/12/2020 - 2ª Semana do Ano Eclesial Cristão 1994 (SAEC1994) - 2º Domingo do Advento - ===> Mistério Litúrgico – Dinamização da vida e a encarnação dos seres humanos na terra, com sua preceptoria pelos santos anjos, sob o comando de Melquisedeque, objetivando seu desenvolvimento e evolução maturadora da humanidade.


Texto Bíblico –

Leia com atenção o texto bíblico … Gênesis 1: 26 a 31 -


(Pode ler em qualquer versão, pois todas as bíblias todas contêm o que nós chamamos de Canôn Jesuânico, como Jesus afirmou no evangelho: “Os cinco livros de Moisés, os livros dos profetas e os livros dos salmos”, pois esses falam preparando para a vinda de Jesus, o Cristo de Deus) -


Irmãos e irmãs!


Estamos hoje entrando na segunda semana do AEC1994, quando nossas reflexões agora se centram no surgimento existencial dos seres humanos na terra, na sexta etapa da evolução criativa, conforme pontua as Letras Sagradas, ouvindo a voz imperativa do Ser Eterno … “ façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; “ … Deus usa aqui uma forma plural de linguagem, que pode ser justificada pelo aspecto majestática de Deus, como também, por concordância das Três Sacrossantas Pessoas presentes na Deidade Substancial.


O nome adão nessa narrativa do Ser Eterno, na língua de origem, tem certa relação com a “cor da terra” da qual contém seus elementos constitutivos, e é também tem relação com “uma coletividade”; Deus os faz macho e fêmea, e lhes ordena o crescimento, a multiplicação, o povoamento de toda a terra. O Ser Eterno confere aos humanos certa superioridade gerenciadora na ordem da criação, incluindo a própria terra, com seus potenciais e dinamismo, sejam nos elementos do solo, seu espaço atmosférico, seus ecossistemas, seus biomas, comportando os reinos mineral, vegetal, animal, mas com certeza, não como um “déspota”, mas como um “mordomo fiel”, um “cultivador” zeloso, alteritário, solidário e fraterno; pois este é o sentido para se consolidar aqui o Reno das Boas Novas, como Jesus Cristo nos anunciou com o seu testemunho de doação da própria vida na cruz.


Há nos dias atuais uma forte disparidade entre essas ordenanças do Ser Eterno, com relação ao nosso regime alimentar; pois Deus nos concedeu a nutrição adequada através dos elementos do reino vegetal, e a cultura dos humanos da terra, cresceu e multiplicou, com certo requinte, o regime de sofrimento e morte dos outros animais como sistema nutricional. Eu penso que, a humanidade terrena não poderá ser plenamente feliz, enquanto colocar o seu prazer do paladar, produzindo como consequência o sofrimento e morte dos animais.


Reflitamos e nos orientemos, pois enquanto humanos cultos, letrados, temos sido negligentes e omissos, nessa relação de uso da carne de nossos irmãos animais, sensitivos iguais a nós, com perfil bioquímico bem semelhantes a nos, portanto capazes de intenso sofrimento ao perceberem e serem sacrificados.


Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém

Abuna Philoseleos


======================================Referência: Diretório Litúrgico Hemerológio Cristão 1994 - 06/12/2020 - 2ª Semana do Ano Eclesial Cristão 1994 (AEC1994) - 2º Domingo do Advento - ===> Mistério Litúrgico – Dinamização da vida e a encarnação dos seres humanos na terra, com sua preceptoria pelos santos anjos, sob o comando de Melquisedeque, objetivando seu desenvolvimento e evolução maturadora da humanidade.


*** --- + --- ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário