Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado – São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Ano Litúrgico Eclesial Cristão 1994
Semanas do Ano Eclesial Cristão 1994 (SAEC1994)
- O Catecumenato como Caminho de Espiritualização Cristã ao longo dos dias do ano. - Atualização dos Mistérios da Vida através da Anamnese Crística - atos, fatos, comemorações, reflexões, vivências, celebrações litúrgicas. ===> Tempo do Advento – Preparação para receber o Cristo Divino na dimensão humana - O mistério da sarkosis.
20/12/2020 - 4ª Semana do Ano Eclesial Cristão 1994 (SAEC1994) - 4º Domingo do Advento - ===> Mistério Litúrgico – Surgimento dos Profetas que prepararam as consciências dos humanos para receber o Cristo de Deus.
Pastoral Geo-ecológica do Trimestre
- Têmporas Estacionais de Verão -
- Festival das Luzes -
Nos dias 17, 18 e 19/12/20 – Protimia do Templo e Oficios de Têmporas: Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sagradas, iniciações nos mistérios cristãos, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das Igrejas Locais pelos bens do tempo e da vida.
Cor Litúrgica para o período : Vermelho -
- Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus
- Texto Bíblico –
Leia com atenção o texto bíblico … Gênesis – dos capítulos 12 até o 50 e se estende por todos o Pentateuco de Moisés: I Sauel, capítulo 3; os Profetas...
(Pode ler em qualquer versão bíblica, pois todas as bíblias contêm o que nós chamamos de Canôn Jesuânico - como Jesus afirmou no evangelho: “Os cinco livros de Moisés, os livros dos Profetas e os livros dos Salmos”,- pois esses falam preparando para a vinda de Jesus, o Cristo de Deus) -
Irmãos e irmãs!
Quando Deus criou os seres humanos e os seres angélicos, os criou com objetivos a cumprir, dotados de racionalidade, moralidade e volição, mas com alinhamento aos princípios teleionômicos, conformando-se à vontade divina; desde o princípio pré lapsum, ainda no Éden, os seres humanos fizeram uso desse livre arbítrio para desobedecer os planos de Deus, por isso fomos expulsos para cá, na terra árida, herdando a índole desobediente evoadânica, e como geração pós lapsum, continuamos corrompidos, concupiscentes, pecadores.
As primeiras gerações evoadânicas tiveram praticantes do bem, e praticantes do mal, continuando em grande corrupção até os dias de Noé, o que levou Deus a ter se arrependido de nos ter criados, o que o levou a purificar a terra com o dilúvio, e fazendo novo concerto com as gerações pós Noé, quando escolheu Abraão para construir um novo povo e nação, sob as ordenanças do Shemá Israel: Escuta Israel, Povo de Deus! O Senhor nosso Deus, é o Único Senhor, a quem devemos amar, adorar e servir.
Moisés sob as bençãos de Deus nos trouxe no Pentateuco as bases da organização do Povo de Deus, como comunidades, sociedade e nação, e do meio dese povo, a partir de Samuel surgiram os Profetas com suas admoestações, preparando as nossas consciências, no tempo oportuno, para desejar e receber o Ungido do Ser Eterno, o Cristo de Deus a nascer de uma virgem, mostrando-nos o caminho da cristicidade enquanto verdade libertadora, embora trilha estreita, apertada e difícil, mas nos conduzindo à segura porta, menos espaçosa, que nos dará acessoa à vida em abundância enquanto luz do mundo em Jesus Cristo, o Filho de Deus, cujo mistério da sarkosis, a encarnação, se aproxima nas festas do Natal, enquanto theofania.
Uma lição importante temos a seguir,… o exemplo da Virgem Maria, ... que se fez serva dos princípios teleionômicos de Deus, e se tornou o solo fecundo para gerar a humanidade do Cristo, a venerável theotokos, a Mãe do Filho de Deus; é preciso que também nós, pobres seres humanos decadentes e pecadores, confiemos nos comandos da vontade divina, e transformemos nossas almas, nossos corações, nosso ser mais essencial e íntimo, em outros e outras theotokos, para gestar em nós o Cristo Interno, capacitando-nos para a membresia da corporeidade mística eclesial que manterá o Cristo conosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém
Abuna Philoseleos
- Efemérides Semanais de Dezembro –
Agradáveis Memórias diante de Deus nos dias da semana.
21 - Pedro Canísio, presbítero e doutor da Igreja
23 - São João Câncio, presbítero
24 - São Charbel, presbítero;
26 - Santo Estêvão, diácono, primeiro mártir
======================================
Referência: Diretório Litúrgico Hemerológio Cristão 1994 - 13/12/2020 - 3ª Semana do Ano Eclesial Cristão 1994 (AEC1994) - 3º Domingo do Advento - ===> Mistério Litúrgico – Deus convoca a Abraão e lhe faz promessas.
*** --- + --- ***
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 - e
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário