segunda-feira, 27 de abril de 2020

VOZES, PRECES E SUSSURROS ESPIRITUAIS


Monastério Sagrada Compaixão – Monasterion Hieroseleos -
Comunidade Mística Cristã Apostólica
Capivari, Duque de Caxias, RJ

(Recolhimento e quietude, meditação, conversão, jejum, penitência, oração cordial, união com o Uno Eterno Incriado, fraternidade universal)

- 2º – Tempo da Celebração -
Celebração da Presença do Cristo Eficaz no Mundo
PAROUSIA DO CRISTO RESSUSCITADO
===> Durante 40 dias Jesus Cristo Ressuscitado se encontra com os apóstolos e discípulos e lhes transmitem ensinamentos.


26/04/2020 – 22ª Semana do Ano Eclesial 1993 2º Domingo após Ressurreição de Cristo – Mistério Litúrgico – A Parousia do Cristo Ressuscitado – Por 40 dias o Senhor se encontra com seus apóstolos.


- Leia em sua sua Bíblia: Os capítulos citados no texto abaixo de Mateus, Marcos, Lucas e João.
- Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras. -


Parousia! Conviver com o Senhor Jesus Cristo! Todos nós desejamos isto e esperamos pelo dia que acontecerá novamente entre Jesus Cristo e os seus discípulos. Após a Ressurreição de Jesus Cristo Filho de Deus, ao terceiro dia de sua morte, seu sepultamento, sua descida espiritual ao hades e sua vitoriosa ressurreição, surgem os fatos fundantes, ou reforçadores de nossas certezas e esperanças enquanto discípulos de Jesus Cristo: Primeiro constatamos o mistério da kenosis, a sepultura vazia, atestando a vitória sobre a morte, depois tivemos o encontro de Jesus Ressuscitado com as dedicadas mulheres, fortalecendo o ministério da dedicação das mulheres e o anúncio da ressurreição aos epígonos do Redentor, hoje temos a ênfase dos encontros do Cristo Salvador, já Ressuscitado, com seus apóstolos, que por quarenta dias aparece e convive com eles, sustentando uma verdadeira parousia.

Vamos verificar nos quatro evangelhos como se deram esses encontros:
1 – Em Mateus, capítulo 28, vamos encontrar o relato de que ele apareceu às santas mulheres, lideradas por Maria Madalena, as cuidadoras quue planejavam embalsamar seu corpo já sepultado, e depois apareceu na Galileia para os onze apóstolos reunidos no local por ele marcado.
2 – Em Marcos, no capítulo 16, é narrado o aparecimento do Cristo Ressuscitado com Maria Madalena, com mais dois discípulos no caminho para o campo e finalmente ele aparece para os onze reunidos em um mesmo lugar.
3 – Em Lucas, capítulo 24, encontramos que, além de aparecer para as santas mulheres e para os dois discípulos no caminho de Emaús, ele aparece para os discípulos e lhes explica as Sagradas Escrituras, fazendo uma ação afirmativa da canonicidade do Velho Testamento, que nós considermos como Cânon Jesuânico.
4 – Em João, capítulo 20, as narrativas reforçam sua aparição a Maria Madalena, aos discípulos sem a presença do apóstolo Tomé, depois aos discípulos estando Tomé presente e por fim aos sete discípulos à beira do lago, ocasião em que consolidou a tríplice confissão de amor pelo Mestre, feita por Simão Pedregulho, já que por três vezes este o negara, restaurando assim sua função de precedência pastoral no colégio dos apóstolos.

Vemos nos episódios dessas narrativas uma verdadeira Parousia do Cristo Ressuscitado com seus discípulos, pelo menos nesses quarenta dias, entre sua ressurreição e ascensão de entre nós, sendo elevado às alturas. Jesus Cristo deixou eloquentes testemunhos para alimentar nossa vida de fé, sustentar nossas atitudes de esperanças e fortalecer nossas habilidades e disposições de práticas da caridade na sustentação das boas obras, esforçando cada um de nós em sermos o sal da terra e a luz do mundo como nos propôs o Verdadeiro e legítimo Mestre Ascensionado. Alinhemos a nossa caminhada aqui, pois somos o Povo de Deus em marcha para uma Pátria Celestial.

Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, em nome do Filho, e em nome do Espírito Santo. Amém.

Epistata Philoseleos / Bispo Felismar Manoel

*** --- + --- ***

Diretório Litúrgico – Hemerológio Cristão 1993 (2019/2020)
- II MOVIMENTO CÓSMICO ESPIRITUAL -
- ARCO ASCENDENTE - - A N T R O P O T É I A -
- E N D O E C L E S I A L I D A D E -
(A construção da Igreja Espiritual no Interior do ser humano)
IDEIA CENTRAL:
( 1 ) - Enquanto pessoa cidadã, Jesus de Nazaré, filho da Maria e José, humano maduro, “filho do homem”, irá se revelar como Filho de Deus, o Prometido de Israel e anunciar sua Boa Nova de Salvação; consumará sua obra da Redenção Humana na Zoesia da Vida em Abundância, possibilitando a nossa Divinização pela Theosis.
( 2 ) - Enquanto batizados em Cristo e Membros do seu Corpo Místico, nós humanos nos divinizamos na Sagrada Theosis da Comunhão com a Santa e Indivisa Trindade e Todos os Santos, por meio dos méritos do próprio Jesus Cristo Filho de Deus, e por seu Santo Espírito que nos derrama as Santas Energias Incriadas de Deus, abrigadas em nós pela nossa disposição interior, a Sagrada Diástese que conquistamos pelo nosso esforço pessoal, nossa ascese em Cristo, enquanto luz do mundo e sal da terra, durante o tempo em que aqui caminhamos como Operários da Seara do Mestre e nos preparamos para alçar voos na Transcendência para o Seio da Santíssima Deidade substancial do Eterno Incriado. Kyrie Eleiçon!
- 1º – Tempo da Preparação -
Metanoia e Katarsis penitencial – Arrependimento dos pecados e erros cometidos (metanoia), conversão e penitência (epistrofia) e disposição interior (diástesis) para entronizar o Cristo de Deus como Senhor (Kyrius) da história de nossa vida pessoal (Cristoforia), em nossa trajetória rumo a Plena Comunhão com a Deidade Transcendental.

Cor Litúrgica para o período outonal: AMARELA simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.

Lunações do Signo de Touro (de 21/04 a 20/05/2020):
Lua nova em 22 de abril e Lua cheia em 07 de maio de 2020

Têmporas Estacionais de Outono – Festival dos frutos - Nos dias 19, 20 e 21 de março de 2020 – Protimia do Santuário e Ofícios de Têmporas:
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sagradas, iniciações nos mistérios cristãos, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.

Cor Litúrgica para o período outonal: AMARELA simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.

Efemérides da Semana de de 26/04/2020 a 02/05/2020

26/04/2020 –2º Domingo Após a Ressurreição – Domingo dos Apóstolos – Por 40 dias Jesus Cristo se encontra com seus discípulos em santa parousia.
Santa Montserrat

27/04/2020 – Segunda feira – Santa Zita.
28/04/2020 – Terça feira – São Pedro Chanel, presbítero e mártir; São Vital de Milão, proto-mártir.
29/04/2020 – Quarta feira – Santa Catarina de Siena, virgem e doutora da igreja.
30/04/2020 – Quinta feira –
São Pio V – Patrono do Rito Brasiliense de Espiritualidade Românica.
01/05/2020 – Sexta feira – São José Operário; São Jeremias. Dia do Trabalho.
02/05/2020 – Sábado – Santo Atanásio, bispo e doutor da igreja.
***** …….. *****

Monastério Sagrada Compaixão – Monasterion Hieroseleos – (Recolhimento) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420

Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas)
Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado
São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário