sábado, 18 de janeiro de 2020

VOZES, PRECES E SUSSURROS ESPIRITUAIS


Monastério Sagrada Compaixão – Monasterion Hieroseleos -
Capivari, Duque de Caxias, RJ
Comunidade Mística Cristã Oriental
(Recolhimento e quietude, meditação, conversão, jejum, penitência, oração cordial, união com o Uno Eterno Incriado, fraternidade universal)


19/01/2020 – 8ª Semana do Ano Eclesial 1993 – 1º Domingo após Epifania do Cristo de Deus –
Mistério Litúrgico – A Fuga para o Egito – A provisão da segurança do Menino Jesus de Nazaré: Avisado do perigo pelo Ministério dos Anjos, a Família Sagrada foge para o Egito.


O Ministério dos Anjos entra em cena e avisa a José em comunicação onírica:
Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar”. (Mateus 2: 13)
- Continua o Mistério da Sarkosis -

( Narrativa da fuga para o Egito e da matança dos inocentes: Mateus 2: 13 a 18) - Leia sua Bíblia - Valorize o uso respeitoso e reverente das Sagradas Escrituras.

Nos lares de um modo geral há sempre uma razoável alegria com o nascimento de um filho ou filha; entretanto, nos lares de pessoas pobres, há também a preocupação para que não falte nada para a criança que nasceu, a segurança, o alimento, o agasalho, o cuidado, coisas assim. Assim também aconteceu na família de Jesus.

José, o pai adotivo de Jesus se preocupava com essa provisão adequada para a criança e sua mãe; entretanto havia um perigo grande em sua segurança, pois o rei Herodes tinha a intenção política pessoal de matar o menino Jesus, pois seguindo as crenças do judaísmo, essa criança era o rei de Israel, que deveria libertar a Nação Judaica dos jugos de dominadores, constituindo portanto, uma ameaça para a possível perda do trono para esse monarca.

Afirmam as Sagradas Escrituras que os anjos do Senhor acampam ao redor daqueles que temem a Deus para os proteger. Assim foi com a Família Sagrada José, Maria e o Menino Jesus tementes a Deus, e o ministério dos anjos entrou em ação fazendo uma comunicação onírica com José (mecanismos dos sonhos), falando para ele do perigo que estava havendo para a vida do menino, pois o rei Herodes queria matá-lo, em razão da criança ser uma ameaça para sí e para a jurisdição de seu trono; o anjo ordenou-lhe que fugisse com a mãe e o menino para o Egito, pois lá o rei Herodes não tinha poder de jurisdição política para ordenar a morte do menino.

Tudo isto aconteceu quando o Menino Jesus de Nazaré tinha cerca de dois anos, após a visita dos três Magos do Oriente, que também tiveram avisos pelo Ministério dos Anjos, de que Herodes tinha planos de matar o menino rei de Israel, aviso que orientou a nova rota de retorno dos três Magos do Oriente para as suas terras, sem retornar ao rei Herodes, como antes havia recomendado aos Magos do Oriente. E os três Magos do Oriente voltaram por outro caminho, o que frustrou o planejamento prévio de Herodes, deixando-o furioso, daí ter decretado que matassem as crianças do sexo masculino de dois anos para baixo, pensando ele que assim, estaria também matando o Menino Jesus.

Pensemos nessas crianças, inocentes, que morreram pelo Cristo, em um contexto de políticas dos humanos divorciadas da obediência a Deus e do bem-estar coletivo: essas crianças foram na realidade os primeiros que morreram por Cristo, sendo as pré-proto mártires(antes do diácono Estevão). Levemos as suas memórias em orações e preces, em agradáveis lembranças diante do Trono da Graça de Deus, junto às Sagradas Hierarquias celestiais e à Comunhão de Todos os Santos em Cristo.

Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, em nome do Filho, e em nome do Espírito Santo. Amém.

Epistata Philoseleos / Bispo Felismar Manoel

*** --- + --- ***

Diretório Litúrgico – Hemerológio Cristão 1993

I Movimento Espiritual e Cósmico - Arco descendente
3º – Tempo das reflexões sobre a importância do mistério da encarnação (Ágia Sarkosis) do Cristo Filho de Deus.

Cor Litúrgica Estacional de Verão: Vermelha – Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

Lunações de Aquário (de 21/01 19/02/2020):
Lua nova em 24 de janeiro 2019 e Lua cheia em 09 de fevereiro de 2020

Têmporas Estacionais de Verão – Festival das Luzes - Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2019 – Protimia do Santuário e Ofícios de Têmporas:
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sagradas, iniciações nos mistérios cristãos, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.



Efemérides da Semana de de 19/01/2020 a 25/01/2020

19/01/2020 – 1º Domingo após Epifania do Cristo de Deus.
André de Peschiera.

20/01/2020 – Segunda feira – São Sebastião, , mártir, Padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro; São Fabião, papa e mártir;
Dia da Consciência Indígena no Brasil.

21/01/2020 – Terça feira – Santa Inês, virgem e mártir;
Dia Mundial das Religiões.
22/01/2020 – Quarta feira – São Vicente, diácono e mártir; António Della Chiesa, presbítero; Laura Vicuña.
23/01/2020 – Quinta feira - Henrique de Suso.
24/01/2020 – Sexta feira – São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja.
25/01/2020 – Sábado – Conversão de São Paulo, apóstolo;
Revolta dos Malês em 1835 (185º aniversário)

***** …….. *****

Monastério Sagrada Compaixão – Monasterion Hieroseleos – (Recolhimento) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420

Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas)
Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado
São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário