sábado, 11 de janeiro de 2020

VOZES, PRECES E SUSSURROS ESPIRITUAIS


Monastério Sagrada Compaixão – Monasterion Hieroseleos -
Capivari, Duque de Caxias, RJ
Comunidade Mística Cristã Oriental
(Recolhimento e quietude, meditação, conversão, jejum, penitência, oração cordial, união com o Uno Eterno Incriado, fraternidade universal)




12/01/2020 – 7ª Semana do Ano Eclesial 1993 – Domingo da Epifania do Cristo de Deus – Mistério Litúrgico – Manifestação da divindade do menino Jesus para os gentios pela percepção dos sábios (magos) da época.


O Eterno Incriado foi misericordioso e se voltou para a humanidade, desde o momento em que nossos ancestrais arquetípicos no Éden, deixaram se levar pela sedução ao uso do conhecimento e falharam no cumprimento dos propósitos de Deus para a humanidade edênica, sendo em consequência expulsos de lá e vindo para a terra árida, deixando-nos essa herança, e sendo nós aqui incumbidos de cultivar a terra para viver do suor de nosso rosto, além de continuar a ser os seus mordomos responsáveis pelo seu bem.

Temos essa herança ancestral quando nascemos, em inocência e pureza, mas sem a intimidade da convivência com Deus tal qual experimentavam nossos ancestrais no Éden. Mas Deus nos prometeu uma solução vitoriosa através do Filho da Mulher, o Cristo que nos nasceu da virtuosa Virgem Maria, a amada Theotokos, mistério santo realizado com a Santa Encarnação (Ágia Sarkosis) que nestes tempos celebramos.

Eis que o Filho de Deus se humanizou em Jesus Cristo, enquanto Pessoa Divina assumiu também a condição de Pessoa Humana, e vimos sua circuncisão e recepção do Sagrado Nome Jesus aos oito dias de nascido; sua apresentação no templo aos quarenta dias após nascido, sendo dedicado ao Senhor e levado alegrias para o Velho Simeão e a virtuosa e orante Viúva Ana; o ministério dos anjos juntamente com seus pais, fugindo para o Egito para proteger o Menino Jesus daqueles poderosos da terra que queriam matá-lo; e vimos os Magos, sábios daquela época, percebendo como resultado interpretativo dos seus trabalhos de leituras dos céus, que semelhantes alinhamentos de corpos celestes eram indicativos do nascimento de um Ser Superior na terra, da encarnação de uma Sublime Divindade junto a humanidade, para o que vieram adorá-lo e trazer-lhe oferendas, A essa manifestação da divindade da origem dessa criança, sendo percebida pelos sábios da cultura dos gentios, é que damos o nome de Santa Manifestação do Cristo para os gentios, ou o Santo Mistério da Ágia Epifania.

Essa comemoração festiva marca o terceiro tempo presente na Ágia Sarkosis, o tempo apropriado para refletirmos e vivenciarmos liturgicamente as etapas essenciais vivenciadas na formação da Pessoa Humana de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, o Filho de Deus, o Filho da Mulher que esmagou a cabeça da serpente, vencendo o mal, a concupiscência, o pecado, o mundo, a morte e resgatando-nos a Vida Eterna para sempre e a Vida em Abundância (Zoesis) aqui e agora nas práticas eclesiais. Busquemos em santa comunhão com a Trindade Santíssima que essa dinâmica da nossa cristicidade se manifeste no mundo, fazendo O Cristo de Deus presente na sua Igreja até o fim dos séculos.

Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, em nome do Filho, e em nome do Espírito Santo. Amém.

Epistata Philoseleos / Bispo Felismar Manoel

*** --- + --- ***

Diretório Litúrgico – Hemerológio Cristão 1993

I Movimento Espiritual e Cósmico - Arco descendente
3º – Tempo das reflexões sobre a importância do mistério da encarnação (Ágia Sarkosis) do Cristo Filho de Deus.

Cor Litúrgica Estacional de Verão: Vermelha – Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.

Lunações de Sagitário:
Lua nova em 26 de dezembro 2019 e Lua cheia em 10 de janeiro de 2020

Têmporas Estacionais de Verão – Festival das Luzes - Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2019 – Protimia do Santuário e Ofícios de Têmporas:
Retiros de reflexão, recolhimento, ordenações sagradas, iniciações nos mistérios cristãos, tomada de posições, discipulado cristão. Gratidão das igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.



Efemérides da Semana de de 12/01/2020 a 18/01/2020

12/01/2020 – Domingo da Epifania do Cristo de Deus.
Santo Arcádio; São Bento; São Bernardo de Corleone; Santo Antônio Maria Pucci; Pedro Francisco Jamet.

13/01/2020 – Segunda feira – Hilário de Poitiers, bispo e doutor da igreja.
14/01/2020 – Terça feira – Pedro Donders.
15/01/2020 – Quarta feira – Santo Amaro, solenidade em algumas comunidades portuguesas.
16/01/2020 – Quinta feira – São Marcelo I.
17/01/2020 – Sexta feira – Santo Antão, abade.

18/01/2020 – Sábado –
Triplice Confissão do apóstolo Pedro
sua reincorporação igualitária no Colégio dos apóstolos - após ter três vezes negado a Jesus antes do galo cantar.
Santo Irmão Hilário, mártir de Turón;
Santa Margarida da Hungria, monja.

***** …….. *****

Monastério Sagrada Compaixão – Monasterion Hieroseleos – (Recolhimento) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420

Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas)
Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado
São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo.
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário