quinta-feira, 18 de abril de 2019

Quinta-Feira Santa - Instituição dos Mistérios Sacramentais


Misericórdia de Deus para com os Pecadores



CAPELANIA FRANCISCO DE ASSIS
Comunidade Mística Cristã Oriental do Rio de Janeiro
Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado, São Cristovão, Rio de Janeiro, RJ
Dom Felismar Manoel


[Esta cerimônia poderá ocorrer fora da Santa Missa, seguindo este oficio Divino. Se for ocorrer durante a Santa Missa pelo Ritual Brasiliense Ocidental (Pio V), ela se iniciará antes do Ofertório, mas se for ocorrer durante a Missa pelo Ritual Brasiliense Oriental, (São Dionísio) , deverá iniciar antes da Liturgia do Sacramento]


Antífona -
Aprendei o que significa: misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento. (Mat. 9: 13)

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante.
Oremos - Senhor Jesus Cristo que dotaste a tua Santa Igreja com os sacramentos do Batismo e da Santa Ceia; e que no Ministério dos Apóstolos abençoaste a adoção de mais cinco sacramentos, como meios eficazes para distribuir as tuas graças, mediante as necessidades dos pecadores arrependidos e a riqueza das tuas misericórdias. Reunidos no teu amor e como voz de consenso, nós te pedimos, abençoa estes elementos que consagramos para uso na dispensação do Sagrado Ministério em teu Santo Nome. Amém
RS 7 - Em uma mesa devem estar dispostos os elementos materiais usados na dispensação dos diversos Mistérios Sacramentais:
RS 8 - Antes de começar as cerimônias o Bispo deverá fazer a mistura do bálsamo com o Óleo do Crisma e um pouco do Óleo do Crisma com o Óleo da Preparação. O Óleo dos Enfermos é sem mistura. Deve-se usar bálsamos de árvores frondosas, como cedro, copaíba, sândalo, etc. Uma pequena porção do bálsamo é misturada com o óleo de oliva, podendo acrescentar óleos essenciais de madeiras, para perfumar - ressaltando: bálsamo e essências aromáticas só no Óleo da Confirmação. No Óleo da Preparação se mistura um pouco do Óleo da Confirmação já misturado e o Óleo dos Enfermos não tem nenhuma mistura.

Elementos materiais para os Mistérios Sacramentais
na Dispensação da Misericórdia Divina


1 - O Pão e o Vinho para o Sacramento da Eucaristia.
2 - A Água e o Sal para o Sacramento do Batismo.
3 - A Cinza para o Sacramento da Penitência.
4 - Os Santos Óleos e o Bálsamo:(Devem ser preparados pelos que têm Ordem Episcopal)
4.1* para o Sacramento da Confirmação e das Ordens;
4.2* para o Sacramento da Preparação;
4.3* para o Sacramento da Unção dos Enfermos.
5 - Os Homens e as Mulheres (Famílias) para o Sacramento do Matrimônio - (nessa cerimônia pede-se que tenha a presença de casais, solteiros ou casados, pois o homem e a mulher constituem os ministros do casamento.

Proclamação do Evangelho

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante.
Leitura do Evangelho segundo Lucas 4: 16-19.
===> Segue a leitura do texto e uma reflexão sobre o mesmo, bem como a relação que há entre o que Jesus leu e afirmou, e a dispensação das misericórdias através das graças sacramentais.


Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.
Preparação dos Elementos Sacramentais
RS 9 - Todos os elementos para os sacramentos estarão dispostos em uma mesa, já preparados, diante da qual o Celebrante fará as Orações Consagratórias.

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante.
Oremos - Ó Deus Eterno e Todo Poderoso, é digno e justo suplicar ardentemente a tua clemência para que derrames a tua benção sobre todos estes elementos que serão usados nos Sacramentos da tua misericórdia a favor dos pecadores arrependidos e desejosos a buscarem uma vida de retidão e santidade; nós te pedimos, prepare-os como meios para o despertamento da fé daqueles que procurarão os Sacramentos, a fim de que recebam a tua Graça, mediante o Ministério Sacramental de Jesus Cristo, teu Filho, Nosso Senhor e Salvador. Amém
Imposição de Mãos
RS 10 - O Sacerdote concentrado e compungido impõe às mãos sobre cada elemento, tocando-os enquanto faz a oração e também a Congregação de onde se encontram fazem a imposição das mãos.
Oração - Envia Senhor o teu Espírito Santo sobre estes elementos e purifique-os com o teu poder, cada um deles, para que possam se tornar elementos consagrados ao Ministério das Misericórdias de Cristo Filho de Deus, através dos Sacramentos da sua Santa Igreja:
* - Este pão e este vinho para a Santa Comunhão;
* - Esta água e este sal para o Santo Batismo Cristão;
* - Estes óleos com os bálsamos perfumados:
a) - para a Confirmação na Fé e Santas Ordenações;
b) - para as Santas Unções Preparatórias;
c) - para as Santas Unções dos Enfermos;
* - Esta cinza para a Santa Penitência e Confissão de Pecados;
* - E esta humanidade composta de Homens e Mulheres, para contraírem o Santo Matrimônio no Tempo Certo, cultivando e consagrando afinidades, amizades e amor recíproco, para a formação de Lares onde vicejem o Amor de Deus.
Que seus efeitos perdurem nas almas, em nome de Jesus Cristo, nosso Mestre, Senhor e Salvador. Amém
Continua com as mãos impostas - agora à distância

Deus remunerador de todo incremento e progresso espiritual, envia sobre estes elementos materiais e humanos o teu Santo Espírito, e com Ele a tua Santa Benção, para que nos Santos Sacramentos eles sejam veículos eficazes para levar às almas que a eles recorrerem, a receberem as Graças Espirituais Merecidas por Jesus Cristo, e por Ele doadas pelo Ministério da sua Igreja. Que suas virtudes espirituais perdurem nas almas, iluminando-as e fortalecendo-as no conhecimento da verdade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Benção Final

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante

Oremos -
Nós te suplicamos Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, que santifiques com a tua Santa Benção todos estes elementos que consagramos ao serviço da Igreja de Cristo, unindo-lhe a virtude do teu Espírito Santo, para que eles se tornem sinal de salvação para os que procurarem os Santos Sacramentos, participantes da vida eterna em Cristo e da glória celeste. Amém.
Que a benção de Deus Todo Poderoso desça sobre todos vocês, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário