sábado, 6 de abril de 2019

07/04/2019 - JESUS CHORA AO VER A CIDADE DE JERUSALÉM.


- DIA DA COMPAIXÃO -

- II Movimento Litúrgico - Ciclo Ascendente – Antropoteia - 1º Tempo – Preparação - Metanoia e Katarsis Penitencial.

A ENDOECLESIALIDADE

19ª Semana Litúrgica Eclesial 1992 – Quaresma - 8º Domingo das Cinzas (Semana da Compaixão). EPISTROFIA = TEMPO DE CONVERSÃO E REFORMA ÍNTIMA.

Mistério Litúrgico – Jesus chora sobre Jerusalém e purifica seu templo.


1 – ….. Jesus, com seus discípulos, iam para celebrar a páscoa no Templo de Jerusalém….

” …… Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou a respeito dela e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos.
Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.

Depois, entrando no templo, expulsou os que ali vendiam , dizendo-lhes: A minha casa será casa de oração. Mas vós a transformastes em covil de salteadores. ......”

(Lucas 19: 41-46 )
-

Queridos irmãos e irmãs. Havia na época de Jesus essa prática da “Liturgia dos Pés”, do por-se a caminho na busca do “Lugar Sagrado”, para aí celebrar os louvores a Deus. É claro, como Jesus respondeu à Mulher Samaritana, que importa que o culto a Deus seja em espírito e em verdade, podendo ser em qualquer lugar, mas sempre houve lugares privilegiados para louvar a Deus, como os nossos templos na sociedade de nossos dias, para onde nossos pés nos levam para nos reunirmos com outros irmãos em nome de Jesus Cristo e reunidos no seu amor. O conceito de “cidade” na época de Jesus se referia a uma localidade cercada por muros em cujo espaço interno vivia uma comunidade social; assim era também Jerusalém, onde havia um grande templo.

Jesus com seus apóstolos e discípulos estiveram por diversas vezes nessa cidade e nesse templo; seus moradores e frequentadores do templo, por diversas vezes ouviram as pregações e testemunhos de Jesus, mas muitos não se tocaram a mudar de vida, reconhecendo o messianato de Jesus de Nazaré; nem mesmo o espaço do templo de Jerusalém era sequer respeitado como lugar sagrado, e ai eram realizados comércios de câmbio e venda de animais para o sacrifício.

Jesus ao ver a Cidade de Jerusalém chora sobre ela; Jesus cheio de compaixão e misericórdia chora pelas cidades impenitentes. Jesus com seus discípulos praticam a Liturgia dos Pés, caminham para a localidade que abriga o Templo, para ali praticar os Louvores e Participar das Glórias de Deus que ali se manifestam, mas encontra um templo vilipendiado em sua essência, como se fosse um covil de ladões e salteadores. E hoje….. o que fazemos com nossos templos e lugares sagrados?

Jesus expulsou os que vilipendiavam o templo de Jerusalém e purificou o lugar sagrado. E nós? Para onde nos levam nossos pés? Para o lugar sagrado das nossas culturas? Das nossas vidas pessoais? Estamos purificando os nossos espaços sagrados, expulsando os vendilhões e oportunistas? Qual o nível de nossa conivência com os desvios que nossas denominações fazem, adotando ideologias sem harmonia com os ensinamentos dos santos evangelhos?

Tenhamos compaixão das jerusaléns de nossas vidas e existências, no sentido figurado; tenhamos misericordia por nós mesmos e pelos outros, e busquemos purificar os “sagrados” das nossas vidas, os “sagrados” das nossas existências, para que não soframos em nossos futuros das nossas espiritualidades. Pratiquemos a Liturgia dos Pés, buscando uma coerente e correta participação nos nossos cultos cristãos.

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias, amigos e comunidades.
Catolicismo Apostólico Salomonita.
Abuna em Cristo.
Irmão Felismar Manoel.


Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã
Catequeses Mistagógicas .
O Catecumenato como Caminho de Espiritualização.


Antropoteia - 1º Tempo – Preparação - Metanoia e Katarsis Penitencial.


Cor Litúrgica para o período : Amarela (outono) – Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com os evangelhos de Jesus de Nazaré, digno de ser o Reino de Deus.


Práxis da Pastoral Ecológica – Agiazocronia = Santificação do Tempo: Sempre, com ”sabedoria” , lembrar que existem vínculos relacionais entre tempo, espaço e rítmo.

Dia 05/04/2019 - Lua Nova (neomênia) do Signo de Áries e também 19/04/2019 - Lua Cheia (plenilúnio) do Signo de Áries.


07/04/2019 – 22ª aula catecumenal – Ler, refletir, pesquisar nos evangelhos de modo contextualizado. Você pratica a liturgia dos pés? Você participa de romarias? Participa de caminhadas? Faz trilhas? Faz escaladas? …. ?…!… E com relação ao “espaço sagrado” da sua existencialidade? Tem praticado a liturgia dos pés? Fazendo algum deslocamento, algum movimento redimir-se de erros, abandonos, mercados de interesses? ou quais quer outros desvios? Já expulsou os violadores do templo da sua existencialidade? Jesus chorou sobre as jerusaléns impenitentes de nossas vidas. Vamos com ele purificar os nossos templos, os nossos espaços sagrados.

Você ouve o envio em sua alma? Você busca a disposição anímica – ascese/diástese – para assumir a função de alter christus? Ao exercer ou exercitar uma função religiosa, espiritual, ou ministerial, você tenta assumir – ascese/diástese - , ou estar revestido da Persona Christi?

Lembre-se.. ascese é o esforço pessoal e diástese é a disposição anímica para ser receptáculo da graça de Deus, suas energias incriadas.

- Efemérides da Semana -

07/04/2019 – 19ª Semana Litúrgica - 8º domingo das cinzas (Semana da Compaixão) - Mistério Litúrgico - Jesus chora sobre Jerusalém e purifica seu templo – DIA DA COMPAIXÃO São João Batista de La Salle, presbítero.
Segunda feira 08/04/2019Nossa Senhora da Penha de França.
Terça feira 09/04/2019 – Dietrich Bonheffer, teólogo e mártir; Santa Maria de Cleofas
Quarta feira 10/04/2019 – Santa Madalena de Canossa.
Quinta feira 11/04/2019 - Santo Estanislau, bisbo e mártir.
Sexta feira 12/04/2019 – Santa Hertha.
Sábado 13/04/2019 – São Martinho I, papa e mártir; Santa Ida de Lorena, condessa de Bolonha.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







Nenhum comentário:

Postar um comentário