segunda-feira, 29 de abril de 2019

28/04/2019 – OS DISCÍPULOS RECEBEM A VISITA DE JESUS RESSUSCITADO.


- DOMINGO DA MISERICÓRDIA -


CAPELANIA FRANCISCO DE ASSIS
Comunidade  Mística Cristã Oriental do Rio de Janeiro
Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado, São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ
Dom Felismar Manoel

- II Movimento Litúrgico -  Ciclo Ascendente – Antropotéia - 2º Tempo – Celebração – Parusia do Cristo - Emanuel

Período da Parusia do Cristo Ressuscitado
Durante 40 dias  Ele se encontra com seus apóstolos e lhes transmite ensinamentos.

A ENDOECLESIALIDADE

22ª Semana Litúrgica Eclesial 1992 – 2º Domingo da Páscoa

Mistério Litúrgico – Jesus Ressuscitado visita os seus discípulos reunidos em Jerusalém.


1 – ….. Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana,  trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus,  veio Jesus,  pôs-se no meio e disse-lhes: A paz seja convosco!

E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado.  Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor.

Disse-lhes, pois,  Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto,  soprou sobre eles e disse-lhes:  Recebei o Espírito Santo.  Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados;  se lhos retiverdes, são retidos.


(João 20: 19-23 )
-


Queridos irmãos e irmãs.  Estamos no período da parusia do Cristo Ressuscitado, ou seja, os discípulos convivendo com o Cristo em sua realidade de corpo ressuscitado, mas contendo as marcas do seu sofrimento e martírio, a sua morte na cruz.

Durante quarenta dias Jesus Cristo  ressuscitado teve encontros presenciais com seus apóstolos,  lhes trouxe instruções e empoderamento para continuar o seu ministério de construção do Reino, conforme seu evangelho.

Neste episódio narrado. Jesus Cristo lhes transmite uma ordenança para a dispensação da sua misericórdia junto aos pecadores, a nossa humanidade de corações endurecidos. Ele lhes confere um dom sagrado, um mistério, um sacramento em forma de ordenança, para dar continuidade na distribuição das suas misericórdias e reintegração dos pecadores arrependidos ao núcleo de sua comunhão com o Pai e o Espírito Santo.

Nesse evento estavam os onze apóstolos, mas faltava  Tomé, que quando ouviu o relato dos seus irmãos apóstolos, disse que não cria no fato, a não ser que visse propriamente as chagas no corpo do ressuscitado e que tocasse em seu corpo. Jesus o repreendeu quando o encontrou depois, afirmando ser bem aventurado aquele que crê sem a exigência de ver.

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas  respectivas famílias, amigos e comunidades.
Catolicismo Apostólico Salomonita.
Abuna em Cristo.
Irmão Felismar Manoel.


Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã
Catequeses Mistagógicas .
O Catecumenato como Caminho de Espiritualização.


Antropoteia -   2º Tempo – Celebração -  Período da Parusia do Cristo Ressuscitado.


Cor Litúrgica para o período :  Amarela (outono) – Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com  os evangelhos de Jesus de Nazaré, digno de ser o Reino de Deus.


Práxis da Pastoral Ecológica – Agiazocronia = Santificação do Tempo: Sempre, com ”sabedoria” , lembrar que existem vínculos  relacionais entre tempo, espaço e rítmo.

Dia 05/04/2019 - Lua Nova (neomênia) do Signo de Áries  e  também  19/04/2019  - Lua Cheia (plenilúnio) do  Signo de Áries.

28/04/2019 – 23ª aula catecumenal – Ler, refletir, pesquisar nos evangelhos de modo contextualizado. Relacionar a ordenança criada pelo Ressuscitado com o ministério da misericórdia. Qual foi o mistério/Sacramento que Jesus Cristo instituiu ai nesse episódio? Porque relacionar a misericórdia de Deus com esse sacramento?


- Efemérides da Semana -

28/04/2019 – 22ª Semana Litúrgica -  2º domingo da Páscoa Cristã - Mistério Litúrgico  - Jesus Ressuscitado visita os discípulos reunidos em Jerusalem – Domingo da misericórdia – São Pedro Chanel, presbítero e mártir; São Vital de Milão, proto-mártir.

Segunda feira 29/04/2019  Santa Catarina de Siena, virgem e doutora da igreja.

Terça feira 30/04/2019 –   São Pio V – Patrono do Ritual Brasiliense da Missa Ocidental.

Quarta feira 01/05/2019  – Dia do Trabalho -  São José Operário; São Jeremias.
Quinta feira 02/05/2019 -  Santo Atanásio, bispo e doutor da igreja.

Sexta feira 03/05/2019 – São Felipe (Co-Patrono da Tradição de Serviços Apostólicos, junto com André – icai-ts) – São Tiago menor, apóstolos.

       Sábado 04/05/2019 –  Santa Mônica (mãe de Agostinho de Hipona): São Peregrino; São Gotardo, bispo.


Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

 Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana       "Salvação pela Graça"
Confraria dos  Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







domingo, 21 de abril de 2019

CÍRIO PASCAL – ARAUTO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO


Misericórdia de Deus para com os Pecadores

CAPELANIA FRANCISCO DE ASSIS
Comunidade Mística Cristã Oriental do Rio de Janeiro
Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado, São Cristovão, Rio de Janeiro, RJ
Dom Felismar Manoel

Sábado Santo
ao anoitecer/primeiras horas do domingo

Consagração do Fogo Novo extraído da pedra, cuja chama arderá no Círio anunciando a Ressurreição do Senhor Jesus Cristo

Consagração do Fogo Novo

Antífona -
Eis que eu assentei em Sião uma Pedra, já provada, preciosa, angular, solidamente assentada; quem nela crer, não foge.

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante.

Reflexão -
Jesus Cristo é a Pedra Angular, na qual se fundamenta a construção da sua Igreja, mediante a firme confissão de que Ele é o Filho do Deus Vivo, e nós membros da sua Igreja, somos outras pedras vivas espalhadas pelo mundo, constituindo o o Templo da Manifestação da Glória do próprio Jesus Cristo como Rei do Universo.

Preferentemente o fogo novo deve ser extraído de uma pedra cristal (litopirínica). Segure juntos e firme, uns três palitos de fósforo e risque-os rapidamente na pedra, ao acender transfira o fogo para uma vela, enquanto prepara a execução do ritual. Se não conseguir extraí-lo da pedra, faça-o mesmo da caixa de fósforo. Acende com essa chama o Círio Pascal do Ressuscitado.

Tenha em uma mesa todos os elementos para o ritual: o círio do ano, a água, a cinza, o sal e os óleos da crisma e da preparação.

Oração -
Ó Deus, que por Jesus Cristo teu amado Filho, nos adotastes também como teus filhos e por Ele nos destes o fogo da tua luz. Santifica este fogo novo, extraído da pedra para uso das criaturas humanas; dai-nos que na passagem do teu Cristo entre nós, sejamos tão inflamados do desejo das coisas celestes, que possamos chegar de coração purificado, às festas da Luz Eterna. Por Cristo nosso irmão, Mestre e Redentor. Amém.

Prepara o Círio

P - Jesus Cristo ontem e hoje é o princípio e fim, o alfa e ômega.... (com o dedo polegar traça uma cruz no cirio)
... a ti pertence o tempo, a ti pertence os séculos, a ti pertence a glória, por toda a eternidade....(com o dedo escreve o ano civil no círio)
... por suas chagas, ó Cristo Ressuscitado, guarde-nos em seu poder e conserve-nos em seu amor. Amém (fixa os 5 grãos de resina de incenso nos pontos central e extremos da cruz)

P - Eleva o Círio Pascal aceso e diz: A Luz do Cristo que Ressurge Glorioso, dissipa todas as trevas das nossas vidas. Amém . Aleluia! (Acendem todas as Luzes do Templo)

Benção do Círio Pascal

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante.

Oração -
Autor invisível da vida / considera o esplendor desta noite/manhã / e dá o fulgor da tua luz misteriosa / ao círio que os membros desta congregação te consagram. / Espalhe a tua benção generosa sobre esta chama, / para que por toda parte onde ela for levada, / como parcelas desta luz a ti consagrada, / sejam repelidas todas as adversidades / e se manifeste o poder da tua glória. Amém

O Círio no seu Pedestal - o Arauto da Ressurreição

P - (Eleva o Círio três vezes e diz:) - A luz do Cristo Glorioso.
T - Demos Graças a Deus.

Saudação ao Círio – O Arauto da Ressurreição
(poderá ser feita pelos Diáconos, Diaconizas, outros Ministros)

Exultem de alegrias Todos os Anjos e Ministros de Deus!
Toquem os sinos e os instrumentos para anunciar a vitória do Grande Rei!
Alegra-te terra, nosso planeta!
Alegra-te esta Igreja de Cristo ornada do esplendor divino!

Irmãos amados presentes aqui, em torno desta chama fulgurante, invoquem comigo à bondade de Deus, que nos colocou aqui para servirmos uns aos outros.

Que um raio dessa luz nos penetre para cantar a glória deste fogo. Por Jesus Cristo, nosso amado irmão, Mestre e Redentor. Amém. Aleluia.

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante.

Prefácio

P - É de grande dignidade e justiça cantar de coração e à plena voz, entoando louvores a Deus, o Pai Criador e a seu amado Filho, nosso irmão, Mestre e Redentor e ao Santo Espírito Paracleto inspirador.
Pois Ele nos amou de tal modo, que enviou seu próprio Filho, para que todo aquele que nele crer, tenha nele a Vida Eterna. E Jesus seu Cristo Amado, assumindo a nossa natureza humana em Jesus de Nazaré, resgatou-a, curando-a na vivência do seu Evangelho, divinizando-a com o seu sofrimento e paixão, seu martírio na cruz e verdadeira morte. Mas durante o tempo em que o seu corpo humano ficava na sepultura, enquanto espírito divino visitou os espíritos desencarnados que estavam na habitação dos mortos desde os tempos passados, para levar para eles também, o Evangelho da Esperança na Redenção. E nas primeiras horas do terceiro dia, o Espírito Divino uniu-se novamente ao corpo, realizando a Vitoriosa Ressurreição que agora celebramos aqui.

Eis pois a verdadeira Festa da Páscoa, na qual foi morto o Cordeiro Imaculado de Deus, aquele que tira os pecados do mundo. Eis aqui, a noite/manhã que arranca do mundo corrompido, os que hoje em todas as regiões da terra, depositam no Cristo de Deus a sua fé. Pois o poder desta noite/manhã expulsa o crime e lava a culpa, devolve a alegria aos aflitos, dissipa o ódio, prepara a concórdia e desarma os impérios.

Na graça desta noite/manhã, Pai Santo, acolhe como oferenda a chama que sobe desta coluna de cera, que os irmãos desta Congregação por nossas mãos oferece. Sabemos que esta é a noite/manhã em que o céu se une à terra, e o ser humano com Deus se encontra.

Por isto te pedimos Senhor, permita que este Círio Pascal consagrado ao teu Santo Nome, brilhe sempre nesta Comunidade, fortalecendo os elos da Grande Comunhão dos Santos no Corpo Místico de Cristo e em todas as Igrejas Cristãs existentes na face da terra.

E agora te pedimos, Senhor, para que todas as almas que a ti são crentes fiéis, encontrem dias de paz durante as festas pascais; dirigi-nos e guardai-nos sob a tua constante proteção; considerai com bondade os que têm o encargo de governar e orientai seus pensamentos em tua mansidão e misericórdia, para a justiça e a paz, a fim de que todo o teu povo passe das lutas da terra à Pátria do Céu.

Por Jesus Cristo, o teu Amado Filho, nosso irmão, Mestre e Redentor. Amém. Aleluia!

P - Cristo Ressuscitou!
T - Verdadeiramente Ele Ressuscitou. Aleluia!
( três vezes)


quinta-feira, 18 de abril de 2019

Quinta-Feira Santa - Instituição dos Mistérios Sacramentais


Misericórdia de Deus para com os Pecadores



CAPELANIA FRANCISCO DE ASSIS
Comunidade Mística Cristã Oriental do Rio de Janeiro
Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado, São Cristovão, Rio de Janeiro, RJ
Dom Felismar Manoel


[Esta cerimônia poderá ocorrer fora da Santa Missa, seguindo este oficio Divino. Se for ocorrer durante a Santa Missa pelo Ritual Brasiliense Ocidental (Pio V), ela se iniciará antes do Ofertório, mas se for ocorrer durante a Missa pelo Ritual Brasiliense Oriental, (São Dionísio) , deverá iniciar antes da Liturgia do Sacramento]


Antífona -
Aprendei o que significa: misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento. (Mat. 9: 13)

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante.
Oremos - Senhor Jesus Cristo que dotaste a tua Santa Igreja com os sacramentos do Batismo e da Santa Ceia; e que no Ministério dos Apóstolos abençoaste a adoção de mais cinco sacramentos, como meios eficazes para distribuir as tuas graças, mediante as necessidades dos pecadores arrependidos e a riqueza das tuas misericórdias. Reunidos no teu amor e como voz de consenso, nós te pedimos, abençoa estes elementos que consagramos para uso na dispensação do Sagrado Ministério em teu Santo Nome. Amém
RS 7 - Em uma mesa devem estar dispostos os elementos materiais usados na dispensação dos diversos Mistérios Sacramentais:
RS 8 - Antes de começar as cerimônias o Bispo deverá fazer a mistura do bálsamo com o Óleo do Crisma e um pouco do Óleo do Crisma com o Óleo da Preparação. O Óleo dos Enfermos é sem mistura. Deve-se usar bálsamos de árvores frondosas, como cedro, copaíba, sândalo, etc. Uma pequena porção do bálsamo é misturada com o óleo de oliva, podendo acrescentar óleos essenciais de madeiras, para perfumar - ressaltando: bálsamo e essências aromáticas só no Óleo da Confirmação. No Óleo da Preparação se mistura um pouco do Óleo da Confirmação já misturado e o Óleo dos Enfermos não tem nenhuma mistura.

Elementos materiais para os Mistérios Sacramentais
na Dispensação da Misericórdia Divina


1 - O Pão e o Vinho para o Sacramento da Eucaristia.
2 - A Água e o Sal para o Sacramento do Batismo.
3 - A Cinza para o Sacramento da Penitência.
4 - Os Santos Óleos e o Bálsamo:(Devem ser preparados pelos que têm Ordem Episcopal)
4.1* para o Sacramento da Confirmação e das Ordens;
4.2* para o Sacramento da Preparação;
4.3* para o Sacramento da Unção dos Enfermos.
5 - Os Homens e as Mulheres (Famílias) para o Sacramento do Matrimônio - (nessa cerimônia pede-se que tenha a presença de casais, solteiros ou casados, pois o homem e a mulher constituem os ministros do casamento.

Proclamação do Evangelho

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante.
Leitura do Evangelho segundo Lucas 4: 16-19.
===> Segue a leitura do texto e uma reflexão sobre o mesmo, bem como a relação que há entre o que Jesus leu e afirmou, e a dispensação das misericórdias através das graças sacramentais.


Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.
Preparação dos Elementos Sacramentais
RS 9 - Todos os elementos para os sacramentos estarão dispostos em uma mesa, já preparados, diante da qual o Celebrante fará as Orações Consagratórias.

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante.
Oremos - Ó Deus Eterno e Todo Poderoso, é digno e justo suplicar ardentemente a tua clemência para que derrames a tua benção sobre todos estes elementos que serão usados nos Sacramentos da tua misericórdia a favor dos pecadores arrependidos e desejosos a buscarem uma vida de retidão e santidade; nós te pedimos, prepare-os como meios para o despertamento da fé daqueles que procurarão os Sacramentos, a fim de que recebam a tua Graça, mediante o Ministério Sacramental de Jesus Cristo, teu Filho, Nosso Senhor e Salvador. Amém
Imposição de Mãos
RS 10 - O Sacerdote concentrado e compungido impõe às mãos sobre cada elemento, tocando-os enquanto faz a oração e também a Congregação de onde se encontram fazem a imposição das mãos.
Oração - Envia Senhor o teu Espírito Santo sobre estes elementos e purifique-os com o teu poder, cada um deles, para que possam se tornar elementos consagrados ao Ministério das Misericórdias de Cristo Filho de Deus, através dos Sacramentos da sua Santa Igreja:
* - Este pão e este vinho para a Santa Comunhão;
* - Esta água e este sal para o Santo Batismo Cristão;
* - Estes óleos com os bálsamos perfumados:
a) - para a Confirmação na Fé e Santas Ordenações;
b) - para as Santas Unções Preparatórias;
c) - para as Santas Unções dos Enfermos;
* - Esta cinza para a Santa Penitência e Confissão de Pecados;
* - E esta humanidade composta de Homens e Mulheres, para contraírem o Santo Matrimônio no Tempo Certo, cultivando e consagrando afinidades, amizades e amor recíproco, para a formação de Lares onde vicejem o Amor de Deus.
Que seus efeitos perdurem nas almas, em nome de Jesus Cristo, nosso Mestre, Senhor e Salvador. Amém
Continua com as mãos impostas - agora à distância

Deus remunerador de todo incremento e progresso espiritual, envia sobre estes elementos materiais e humanos o teu Santo Espírito, e com Ele a tua Santa Benção, para que nos Santos Sacramentos eles sejam veículos eficazes para levar às almas que a eles recorrerem, a receberem as Graças Espirituais Merecidas por Jesus Cristo, e por Ele doadas pelo Ministério da sua Igreja. Que suas virtudes espirituais perdurem nas almas, iluminando-as e fortalecendo-as no conhecimento da verdade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Benção Final

P - Que o Senhor esteja com todos vocês.
T - E também com o irmão celebrante

Oremos -
Nós te suplicamos Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, que santifiques com a tua Santa Benção todos estes elementos que consagramos ao serviço da Igreja de Cristo, unindo-lhe a virtude do teu Espírito Santo, para que eles se tornem sinal de salvação para os que procurarem os Santos Sacramentos, participantes da vida eterna em Cristo e da glória celeste. Amém.
Que a benção de Deus Todo Poderoso desça sobre todos vocês, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



sábado, 13 de abril de 2019

14/04/2019 - RECONHECER A SENHORIDADE DO CRISTO EM NOSSAS VIDAS PESSOAIS.

- DOMINGO DAS HOSANAS -
- DOMINGO DE RAMOS -


- II Movimento Litúrgico - Ciclo Ascendente – Antropoteia - Tempo Celebração – Período da Parusia do Cristo Encarnado – Celebrando a presença eficaz de Jesus Cristo em nosso mundo.


A ENDOECLESIALIDADE

Programação da Semana Santa na Capelania Francisco de Assis – Comunidade Cristã Apostólica de Espiritualidade Mística São Gregório Palamas.

20ª Semana Litúrgica Eclesial 1992 – Semana Maior – Semana Santa – Domingo das Hosanas ou Domingo de Ramos.


NOTA => Reflexões e vivências litúrgicas conforme o Manual da Semana Santa do Rito Brasiliense.


Mistério Litúrgico: Entronização do Cristo de Deus como Senhor da nossa vida pessoal. Saudação com os Ramos.

* (Guardamos os ramos de sua saudação, como sinal do nosso compromisso, junto ao"Mesuzah" na porta de entrada de nossas residências).

* Há o costume dos cristãos queimarem partes desses ramos, com orações a Deus para acalmar as tempestades e flagelos.

Tríduo Santo : Preparatório para a vida de testemunho no mundo - Conhecendo as doutrinas ensinadas por Jesus objetivamente:

Dia 15, segunda feira – Capítulo 5 do Evangelho de Mateus;
Dia 16, terça feira – Capítulo 6 do Evangelho de Mateus;
Dia 17, quarta feira - Capítulo 7 do Evangelho de Mateus.

Da 18/04/2019 – Quinta-feira santa – Comemorando a santidade e a venerabilidade da Instituição dos Sacramentos e das Santas Unções – Batismo, Crisma, Ordem, Matrimônio, Eucaristia, Confissão e Unção dos Enfermos.

Dia da parentabilidade espiritual conferida pelos graus do sacramento da Ordem – Peço a benção de Dom Salomão Ferraz, Dom Manoel Ceia Laranjeira e Dom Benedito Pereira Lima (de veneráveis memórias), membros da minha ascendência na Tradição Cristã Apostólica.

Dia 19/04/2019 – Sexta-feira santa - Consumação do Plano de Redenção para os humanos. Paixão e Morte do Senhor - Desnudação dos Altares. Luto no Templo.

Dia 20/04/2019 – Sábado santo:

1 - Durante o dia - Desolação do Templo – Tristeza e luto. O corpo de Jesus está no túmulo, mas em espírito Cristo visita o Hades para anunciar seu Evangelho Salvador aos espíritos que lá estavam aguardando o dia do evangelho da esperança.

2 - Ao anoitecer - (I) - Consagração do Fogo Novo retirado da pedra, e consagração do Círio Pascal anunciador da Ressurreição de Jesus Cristo. (II) - Preparação das Águas Lustral e Batismal para uso pastoral dos crentes fiéis.
Cristo Ressuscitou! Aleluia! - Celebração da Páscoa Cristã. Aleluia!.

Dia 21/04/201921ª semana - Domingo da Páscoa - Ressurreição – Anabiosis - Aleluia! Jesus Cristo Ressuscitou. Sua sepultura está vazia, em kenosis –

Jesus Cristo Ressuscitou! Verdadeiramente Ele ressuscitou! Alegremo-nos! Aleluia! Feliz Páscoa da Ressurreição!


Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias, amigos e comunidades.
Catolicismo Apostólico Salomonita.
Abuna em Cristo.
Irmão Felismar Manoel.

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ







sábado, 6 de abril de 2019

07/04/2019 - JESUS CHORA AO VER A CIDADE DE JERUSALÉM.


- DIA DA COMPAIXÃO -

- II Movimento Litúrgico - Ciclo Ascendente – Antropoteia - 1º Tempo – Preparação - Metanoia e Katarsis Penitencial.

A ENDOECLESIALIDADE

19ª Semana Litúrgica Eclesial 1992 – Quaresma - 8º Domingo das Cinzas (Semana da Compaixão). EPISTROFIA = TEMPO DE CONVERSÃO E REFORMA ÍNTIMA.

Mistério Litúrgico – Jesus chora sobre Jerusalém e purifica seu templo.


1 – ….. Jesus, com seus discípulos, iam para celebrar a páscoa no Templo de Jerusalém….

” …… Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou a respeito dela e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos.
Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação.

Depois, entrando no templo, expulsou os que ali vendiam , dizendo-lhes: A minha casa será casa de oração. Mas vós a transformastes em covil de salteadores. ......”

(Lucas 19: 41-46 )
-

Queridos irmãos e irmãs. Havia na época de Jesus essa prática da “Liturgia dos Pés”, do por-se a caminho na busca do “Lugar Sagrado”, para aí celebrar os louvores a Deus. É claro, como Jesus respondeu à Mulher Samaritana, que importa que o culto a Deus seja em espírito e em verdade, podendo ser em qualquer lugar, mas sempre houve lugares privilegiados para louvar a Deus, como os nossos templos na sociedade de nossos dias, para onde nossos pés nos levam para nos reunirmos com outros irmãos em nome de Jesus Cristo e reunidos no seu amor. O conceito de “cidade” na época de Jesus se referia a uma localidade cercada por muros em cujo espaço interno vivia uma comunidade social; assim era também Jerusalém, onde havia um grande templo.

Jesus com seus apóstolos e discípulos estiveram por diversas vezes nessa cidade e nesse templo; seus moradores e frequentadores do templo, por diversas vezes ouviram as pregações e testemunhos de Jesus, mas muitos não se tocaram a mudar de vida, reconhecendo o messianato de Jesus de Nazaré; nem mesmo o espaço do templo de Jerusalém era sequer respeitado como lugar sagrado, e ai eram realizados comércios de câmbio e venda de animais para o sacrifício.

Jesus ao ver a Cidade de Jerusalém chora sobre ela; Jesus cheio de compaixão e misericórdia chora pelas cidades impenitentes. Jesus com seus discípulos praticam a Liturgia dos Pés, caminham para a localidade que abriga o Templo, para ali praticar os Louvores e Participar das Glórias de Deus que ali se manifestam, mas encontra um templo vilipendiado em sua essência, como se fosse um covil de ladões e salteadores. E hoje….. o que fazemos com nossos templos e lugares sagrados?

Jesus expulsou os que vilipendiavam o templo de Jerusalém e purificou o lugar sagrado. E nós? Para onde nos levam nossos pés? Para o lugar sagrado das nossas culturas? Das nossas vidas pessoais? Estamos purificando os nossos espaços sagrados, expulsando os vendilhões e oportunistas? Qual o nível de nossa conivência com os desvios que nossas denominações fazem, adotando ideologias sem harmonia com os ensinamentos dos santos evangelhos?

Tenhamos compaixão das jerusaléns de nossas vidas e existências, no sentido figurado; tenhamos misericordia por nós mesmos e pelos outros, e busquemos purificar os “sagrados” das nossas vidas, os “sagrados” das nossas existências, para que não soframos em nossos futuros das nossas espiritualidades. Pratiquemos a Liturgia dos Pés, buscando uma coerente e correta participação nos nossos cultos cristãos.

Deus abençoe a todos os meus leitores e às suas respectivas famílias, amigos e comunidades.
Catolicismo Apostólico Salomonita.
Abuna em Cristo.
Irmão Felismar Manoel.


Espaço Litúrgico – Espiritualidade Mística Cristã
Catequeses Mistagógicas .
O Catecumenato como Caminho de Espiritualização.


Antropoteia - 1º Tempo – Preparação - Metanoia e Katarsis Penitencial.


Cor Litúrgica para o período : Amarela (outono) – Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com os evangelhos de Jesus de Nazaré, digno de ser o Reino de Deus.


Práxis da Pastoral Ecológica – Agiazocronia = Santificação do Tempo: Sempre, com ”sabedoria” , lembrar que existem vínculos relacionais entre tempo, espaço e rítmo.

Dia 05/04/2019 - Lua Nova (neomênia) do Signo de Áries e também 19/04/2019 - Lua Cheia (plenilúnio) do Signo de Áries.


07/04/2019 – 22ª aula catecumenal – Ler, refletir, pesquisar nos evangelhos de modo contextualizado. Você pratica a liturgia dos pés? Você participa de romarias? Participa de caminhadas? Faz trilhas? Faz escaladas? …. ?…!… E com relação ao “espaço sagrado” da sua existencialidade? Tem praticado a liturgia dos pés? Fazendo algum deslocamento, algum movimento redimir-se de erros, abandonos, mercados de interesses? ou quais quer outros desvios? Já expulsou os violadores do templo da sua existencialidade? Jesus chorou sobre as jerusaléns impenitentes de nossas vidas. Vamos com ele purificar os nossos templos, os nossos espaços sagrados.

Você ouve o envio em sua alma? Você busca a disposição anímica – ascese/diástese – para assumir a função de alter christus? Ao exercer ou exercitar uma função religiosa, espiritual, ou ministerial, você tenta assumir – ascese/diástese - , ou estar revestido da Persona Christi?

Lembre-se.. ascese é o esforço pessoal e diástese é a disposição anímica para ser receptáculo da graça de Deus, suas energias incriadas.

- Efemérides da Semana -

07/04/2019 – 19ª Semana Litúrgica - 8º domingo das cinzas (Semana da Compaixão) - Mistério Litúrgico - Jesus chora sobre Jerusalém e purifica seu templo – DIA DA COMPAIXÃO São João Batista de La Salle, presbítero.
Segunda feira 08/04/2019Nossa Senhora da Penha de França.
Terça feira 09/04/2019 – Dietrich Bonheffer, teólogo e mártir; Santa Maria de Cleofas
Quarta feira 10/04/2019 – Santa Madalena de Canossa.
Quinta feira 11/04/2019 - Santo Estanislau, bisbo e mártir.
Sexta feira 12/04/2019 – Santa Hertha.
Sábado 13/04/2019 – São Martinho I, papa e mártir; Santa Ida de Lorena, condessa de Bolonha.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.com/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz da Divina Misericórdia
Eremitério Compaixão Sagrada
Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ