sábado, 17 de março de 2018

JESUS DE NAZARÉ ENSINA O POVO USANDO A DIDÁTICA, O QUERIGMA E A MARTIRIA


Eremitério Compaixão Sagrada / Eremitério Hieroseleos
Ordem dos Irmãos Salomonitas

Paz e bem meus irmãos e minhas irmãs.
Busquemos a unidade em Cristo sem ter medo de conviver com a diversidade de testemunhos cultuais e devocionais da fé.
Epistata Filoseleos

II Movimento do Tempo Litúrgico
Arco Ascendente - Antropotéia
(da THEOSARKOSIS À ANTROPOTHEOSIS)
Endoeclesialidade Humana

Ideias Centrais:
1 - A pessoa humana Jesus de Nazaré, na plenitude da sarkosis se revela como Filho de Deus, anuncia o Evangelho Salvador, consuma a obra da Redenção Humana e edifica a Igreja como seu Corpo Místico. 2 - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus
mediatizada pelo Cristo realizando a theosis; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta.

1º Fase - metanóia e catarse penitencial

Preparação pelo Arrependimento, conversão e
penitência e decisão de entronizar o Cristo de Deus como Senhor da história da vida pessoal, em nossa trajetória rumo a plena comunhão com a Deidade Transcendental.

18/03/2018 – 16ª Semana eclesial 1991 – 5º Domingo da Metanoia/Arrependimento – tempo quaresmal.

Mistério Litúrgico – Jesus de Nazaré ensina o povo usando a didática (ensino pessoal), o querígma (anúncio solene do Reino de Deus) e a martiria (o testemunho pessoal).

Mistério Litúrgico: Jesus de Nazaré prepara seus Epígonos – os apóstolos e os discípulos – adota ministérios para a sua obra.



Textos Bíblicos: (excerto)

1) Jesus de Nazará percorreu toda a Galileia; ensinou nas sinagogas, pregou o evangelho do Reino de Deus e curou toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo. Sua fama correu por toda a Síria; truxeram-lhe, então, toda a sorte de doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoniados, lunáticos e paralíticos. E Jesus de Nazaré os curou. E da Galileia, Decápolis, Jerusalém, Judeia e dalém do Jordão numerosas multidões o seguiam.

(Conforme Mateus 4: 23-25 e Lucas 6: 17-19. – adaptação de Giulini)


Irmãos e irmãs em Cristo. Nesta quinta semana quaresmal da metanoia para nosso arrependimento, conversão e mudança de vida para melhor, o mistério apresentado para nossa atualização, reflexões e vivências, nos mostra Jesus de Nazaré percorrendo todas as regiões e ensinando as populações; suas dinâmicas de ensinamento ostentava a didática pessoal descendo ao nível de compreensão das pessoas, valia-se do querigma, anunciando de forma solene as verdades do Reino de Deus que então se consolidava, como o verdadeiro Arauto do Pai, e usava a martiria exemplificando com o seu próprio testemunho de vida.

Os ensinamentos objetivos de Jesus de Nazaré, de modo textual, nos é apresentado por Mateus nos capítulos 5, 6 e 7 da sua versão sinóptica do Santo Evangelho. Esse ensinamento constitui o programa eclesial para o discipulado cristão de nossos dias. Sabemos ser difícil a prática dos ensinamentos do Divino Mestre da Galileia, principalmente nos dias atuais, quando se multiplicam as iniquidases entre nos seres humanos; mas Ele nos concede sempre a sua Divina Graça para nos ajudar a superar as nossas dificuldades.

Examinemos meus irmãos e minhas irmãs, os conteúdos desses ensinamentos dos capítulos citados acima e reflitamos naquelas coisas que podemos melhorar em nós mesmos, em nossas vidas pessoais, para que possamos refletir com maior intensidade a Luz Incriada de Deus em nós, mediante nossa Santa Comunhão com os seres celestiais, em Santa Sinarquia Espiritual com as Sagradas Hierarquias em Deus, na Comunhão de Todos os Santos em Cristo, em direção a Sagrada Theosis no Corpo Místico de Cristo.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Catolicismo Apostólico Salomonita
Bispo Primaz – icai-ts

***********************
Têmporas Estacionais de Outono - Festa dos frutos.

===> 22/03/2018 – quinta feira <===
===> 23/03/2018 – sexta feira <===
===> 24/03/2018 – sábado <===

Retiros de reflexão, recolhimento espiritual, sagradas ordenações, tomada de posiçõe, discipulado cristão. Gratidão das igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.
ENCONTROS DOS VOCACIONADOS

-Cor Litúrgica para o período : Amarela - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra.

Ano Eclesial Cristão 1991 - Antropoteia – II Movimento Divino - Metanoia/Quaresma – Hemerológio Cristão 1991 (de 03/12/2017 a 01/12/2018)

Honra às Memórias Veneráveis
Efemérides cristãs da Semana:

Dia 18/03/2018 5º Domingo da Quaresma - Tempo da Metanoia – Arrependimento e conversão.
Mistério Litúrgico: Jesus de Nazaré ensina o povo e prepara seus Epígonos, escolhendo Apóstolos e Discipulos , e os prepara percorrendo as regiões durante mais de três anos..

São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da igreja.
Dia 19/03/2018 – Segunda feira – São José, esposo da Virgem Maria.

- ANO NOVO PURY – GUIRICEMA - ZONA DA MATA MINEIRA, COMEMORADO FESTIVAMENTE POR OCASIÃO DAS ENCHENTES DAS GOIABAS - Minhas Homenagens ao Povo Pury na dispersão - (Nhãmãnruri Schuteh).

Dia 20/03/2018 - Terça feira - Cuthbert, bispo e missionário de Lindisfarne; Santa Maria Josefina do Coração de Jesus Sancho de Guerra.
Dia 21/03/2018 - Quarta feira – Thomas Cranmer, arcebispo de Cantuária; São Bento, o que falava com os animais.
Dia 22/03/2018 - Quinta feira – São Berilo . TMPORAS DE OUTONO.
Dia 23/03/2018 – Sexta feira – Jonathan Edwuards, missionário da Nova Inglaterra; São Toríbio de Mongrovejo, bispo. TÊMPORAS DE OUTONO.
Dia 24/03/2018 – Sábado – Santa Catarina da Suécia, peregrina. TÊMPORAS DE OUTONO.


Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz da Misericórdia, Eremitério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ


Um comentário:

  1. Gandhi disse "Se toda a literatura ocidental se perdesse e restasse apenas o Sermão da Montanha, nada se teria perdido." Acredito que ele estava certo em sua afirmação. Os ensinamentos de Jesus , nos capítulos 5,6 e 7 são a cartilha que Jesus nos deixou para o bem viver em harmonia.

    ResponderExcluir