quarta-feira, 7 de março de 2018

JESUS DE NAZARÉ É PROVADO NO DESERTO


Eremitério Compaixão Sagrada / Eremitério Hieroseleos
Ordem dos Irmãos Salomonitas


Paz e bem meus irmãos e minhas irmãs.
Busquemos a unidade em Cristo sem ter medo de conviver com a diversidade de testemunhos cultuais devocionais da fé.
Epistata Filoseleos

II Movimento do Tempo Litúrgico
Arco Ascendente - Antropotéia
(da THEOSARKOSIS À ANTROPOTHEOSIS)
Endoeclesialidade Humana

Ideias Centrais:
1 - A pessoa humana Jesus de Nazaré, na plenitude da sarkosis se revela como Filho de Deus, anuncia o Evangelho Salvador, consuma a obra da Redenção Humana e edifica a Igreja como seu Corpo Místico. 2 - O ser humano se diviniza na comunhão com Deus
mediatizada pelo Cristo realizando a theosis; cristifica-se como Membro do seu Corpo Místico, para manifestar o Cristo no mundo e retornar ao seio da Deidade Absoluta.

1º Fase - metanóia e catarse penitencial

Preparação pelo Arrependimento, conversão e
penitência e decisão de entronizar o Cristo de Deus como Senhor da história da vida pessoal, em nossa trajetória rumo a plena comunhão com a Deidade Transcendental.

04/03/2018 – 14ª Semana – 3º Domingo da Metanoia/Arrependimento – tempo quaresmal.
Mistério Litúrgico – Jesus de Nazaré é provado no deserto e vence as tentações.

Textos Bíblicos: (excerto)

1) Jesus de Nazaré saiu de Nazaré e foi procurar João para ser batizado por ele no Rio Jordão, no contexto do ministério do arrependimento de João; João sabendo da superioridade de Jesus sobre ele, não queria batizá-lo, afirmando que ele João, é que deveria ser batizado por Jesus. Jesus de Nazaré lhe responde: por agora é conveniente que cumpramos toda a justiça………. Após o episódio do batismo, Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado…….

(Conforme Mateus 3: 13-17 a 4: 1-11; – adaptação de Giulini)


Irmãos e irmãs em Cristo. Nesta semana do terceiro domingo de metanoia quaresmal, vamos refletir em nossas meditações e vivências litúrgicas, sobre alguns fatos das narrativas da Boa Nova:
* - Observemos que Jesus saiu de Nazaré onde se encontrava e foi a outro lugar, para buscar a sua participação em um ministério exercido pelo Profeta João; isto revela a sua intencionalidade operante, ou seja a sua reta intenção de realizar algo.
* - Observemos também o que falou Jesus de Nazaré para João, quando este achou que não devia batizar a quem lhe era espiritualmente superior: … por enquanto é conveniente que se cumpra toda a justiça…
* - Observemos ainda que, este ‘cumprir toda a justiça’, quer dizer, ‘obedecer ao que é costumeiro no tempo e lugar’, sem acepção de pessoas, sem discriminação.

Nas sequências dos fatos, após o batismo Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado – onde jejuou e orou por quarenta dias e noites, e então teve fome - e Jesus o fora tentado pelos diabos (aproveitando a pulsão da fome sentida por Jesus), também tentado pelos demônios (aproveitando as ideologias de poder dos humanos que operam maravilhas) e ainda, tentado diretamente por Satanás, o Príncipe das trevas (aproveitando as possibilidades de experiências extras corpóreas). Jesus venceu todas as tentações usando adequadamente as palavras das Sagradas Escrituras. Os anjos de Deus então vieram a ele, após vencer essas provações, e o serviram com os alimentos que ele necessitava.

Era costumeiro nas sociedades dos dias de Jesus de Nazaré, que um Mestre Público, antes de sair pelo mundo para cumprir sua missão, fosse formado aos pés de um grande e reconhecido mestre local (como Paulo que fora formado aos pés de Gamaliel), ou fosse reconhecido e confirmado por um profeta reconhecido e repeitado (João Batista era um Profeta reconhecido e respeitado pela população de então e pela Comunidade dos Essênios). Por isso Jesus de Nazaré praticou a justiça costumeira da época, quando procurou João para ser batizado por ele.

Também era costumeiro nos dias de Jesus de Nazaré, que um Mestre Público entre os ‘Iniciados nos Mistérios’, antes de ser liberado para sair ao mundo na sua função pública, que ele passasse pelo ‘ensaio ritual vivencial’ da provação, através das tentações, das seduçoes… e só o era aprovado, naturalmente, os que vencessem a tais provas e depois disto, seguia o ‘banquete’ da recepção do novo iniciado. Jesus vencera essas suas provas e o Ministério do Anjos de Deus viera a lhe oferecer o ‘banquete de sua vitória’ - fazer a vontade do Pai que está nos Céus.

Deixo para os irmãos e irmãs as reflexões, meditações e vivências, para todos nós que estamos usando as mistagogias dos mistérios do Cristo de Deus, tomando o catecumenato como caminho de nossa espiritualização na busca perene da theosis.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Catolicismo Apostólico Salomonita
Bispo Primaz – icai-ts

***********************
Têmporas Estacionais de Verão Festa das Luzes.

-Cor Litúrgica para o período : Vermelho - Simbolizando a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as
criaturas de Deus.

Ano Eclesial Cristão 1991 - Antropoteia – II Movimento Divino - Metanoia/Quaresma – Hemerológio Cristão 1991 (de 03/12/2017 a 01/12/2018)

Honra às Memórias Veneráveis
Efemérides cristãs da Semana:

Dia 04/03/2018 3º Domingo da Quaresma - Tempo da Metanoia – Arrependimento e conversão.
Mistério Litúrgico: Jesus de Nazaré é provado no desertoe e vence as tentações.

São Casimiro.
Dia 05/03/2018 – Segunda feira – São Domingos Sávio.
Dia 06/03/2018 - Terça feira - Santa Rosa de Viterbo.
Dia 07/03/2018 - Quarta feira – Santa Pérpétua, Felicidade e seus companheiros, mártires; Fundação da Soociedade Bíblica Britânica e Estrangeira em 1804.
Dia 08/03/2018 - Quinta feira – São João de Deus, religioso; Dia Internacional da Mulher.
Dia 09/03/2018 – Sexta feira – São Gregório, bispo de Nissa; Santa Francisca Roman, religiosa.
Dia 10/03/2018 – Sábado – Primeiro Culto Protestante no Brasil, em 1557, celebrado pelo Rev. Pierre Richier, np Rio de Janeiro; os Santos Mártires de Sebaste; Santa Catarina de Bohêmia.


Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz da Misericórdia, Eremitério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.

Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário