segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Clemente de Alexandria – O Fraternário Cristão

Mosteiro Compaixão Sagrada / Monastério Hieroseleos
Ordem dos Irmãos Salomonitas

Paz e bem meus irmãos e minhas irmãs.
Busquemos a unidade em Cristo sem ter medo de conviver com a diversidade de testemunhos de fé.
Epistata Filoseleos


Clemente de Alexandria foi um importante bispo da Sé Apostólica de Alexandria que nos dias atuais compõe a Tetrarquia Patriarcal da Igreja Católica Ortodoxa.

Clemente de Alexandria, natural de Atenas, viveu entre 150 e 215 da nossa Era Cristã, sendo considerado um grande filósofo e teólogo, um apologista da fé cristã; idealista da partilha de bens entre os seres humanos, foi um verdadeiro fraternalista. Sua Sé, Alexandria, era o mais importante centro cultural de sua época. Produziu excelentes obras que ainda circulam entre nõs, valendo a pena ainda hoje refletir sobre seus escritos, que são fáceis de ser emcontrados. Não confundir Clemente de Alexandria com Clemente de Roma.

A Cátedra da Sé de Alexandria faz parte das Sedes Apostólicas históricas da Igreja Cristã, sendo mais antiga que a Sé de Roma. Houve uma época que a Igreja Cristã era unida com uma liderança de Pentarquia Patriarcal, composta naturalmente por cinco Patriarcados, o de Antioquia, o de Alexandria, o de Roma, o de Constantinopla e o de Jerusalém. As grandes decisões da Igreja eram resolvidas em concílios ecumênicos – com a perticipação de toda a igreja da terra, com voz e votos – tendo acontecido sete desses eventos; com a separação final da Sè de Roma em 1054, reclamando hegemonia jurídica do Papa de Roma sobre os outros patriarcados, não mais aconteceram concílios ecumênicos verdadeiros, e sim concílios gerais de cada sede do sistema católico mundial.

A separação entre os cristãos é um claro pecado de desobediência ao desejo de Jesus Cristo manifesto em sua oração ao Pai, com claras sustentações de falta da prática da virtude da alteridade por parte de todos os envolvidos, e que por falta de reflexão verdadeira continua entre nós, devotando falta de acolhimento dos outros cristãos diversos de nós, que cada um hoje se acha no direito de praticar, gerando um clima de hostilidades entre os que se consideram discípulos ou seguidores de Cristo. É preciso que façamos esforços conscientes para sermos mais fraternários e acolher o nosso irmão cristão que pratica um devocionário diverso do nosso, mas que também se esforça para ser um discípulo de Jesus Cristo.

Como dizia o Venerável Bispo Salomão Ferraz, nosso Pai Espiritual, “devemos buscar a unidade em Cristo, sem ter medo de conviver com a diversidade de práticas devocionais”.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Catolicismo Apostólico Salomonita
Bispo Primaz - icai-ts


Ano Eclesial Cristão 1991 - Theoantropeia – I Movimento Divino - 1º Tempo – Advento do Senhor – Hemerológio Cristão 1991 (de 03/12/2017 a 01/12/2018)

=
Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz da Misericórdia, Monastério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.
Projeto Vida e Saúde Vila dos Coqueirinhos.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário