sábado, 25 de março de 2017

Jesus ensina o povo

18ª Semana do Ano Eclesial 1990
Praticai a justiça e a penitência, pois o Reino de Deus está próximo de cada um de nós
- 20/03/17 a 01/04/17 -

Reflexões bíblicas

Percorria Jesus toda Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.

E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos; endemoniados, lunáticos e paralíticos; e ele os curou. E da Galileia, Decápolis, Jerusalém, Judeia e de além do Jordão numerosas multidões o seguiam.



Confira o texto de Mateus 4: 23 - 25.
(versão livre de Giulini)

Meus irmãos e minhas irmãs. O texto do evangelho escolhido hoje para a nossa reflexão, nos mostra Jesus de Nazaré no seu ministério terreno, ensinando o povo, pregando o evangelho do Reino de Deus aqui na terra e curando as doenças, as enfermidades e os tormentos das pessoas.

Jesus ensinava mediante o exemplo de sua vida e usando estratégias didáticas, para que o povo entendesse no seu nível de percepção e desenvolvimento; Jesus pregava o evangelho do Reino de Deus, também pela sua conduta, mediante o seu exemplo comportamental, mas também fazia o anúncio solene das verdades eternas do céu, como um verdadeiro Arauto do Eterno Deus Pai; mas Jesus também curava os doentes, os enfermos, os que estavam passando por momentos de tormentos em suas vidas, e isto sem fazer apologia de uma ideologia de instituições eclesiásticas, sem propaganda de nenhuma igreja, pois quando ele quis criar a sua igreja, ele o fez na vida pessoal de cada crente fiel, mediante a sua confissão sincera, a sua firme convicção de que ele é realmente o Filho de Deus, como aconteceu no seu diálogo com os apóstolos reunidos, em cuja reunião Simão Pedregulho fez aquela confissão, que era na realidade a confissão de todos os apóstolos ali reunidos: Tu és o Cristo, o Filho do Altíssimo Deus Vivo.

Sabemos que Jesus é o Caminho, que Jesus é a verdade da Palavra Encarnada, que Jesus é a Vida Eterna e que ele veio, para que nós a tenhamos de modo pleno. Isto nos mostra Jesus de Nazaré, o Cristo encarnado, como um modelo que devemos seguir; o Cristo encarnado constitui o arquétipo do self cristão, como tem sido demonstrado na vida de tantos santos que conviveram e convivem entre nós aqui na terra, tanto entre os cristãos ortodoxos orientais, como entre os cristãos regulares de ordens ascéticas e místicas, como os cristãos romanos papais, como os cristãos reformados protestantes e evangélicos, como os cristãos que não estão perfilados como membros de nenhuma instituição denominacional.

Jesus construiu e continua construindo a sua igreja, na alma e corações de todos aqueles que creem e confessam ser ele o Filho de Deus, e que, em consequência orientam a suas vidas e comportamentos atitudinais conforme os ensinamentos do seu evangelho; não é a nossa devoção pessoal aos santos e santas que conta; não é o nosso discurso oral usando palavras bonitas que conta, mas é o nosso comportamento integral, a nossa atitude pessoal no mundo, vivenciando de coração, de alma, concretamente, de modo individual e social os ensinamentos de Jesus de Nazaré, conforme se nos apresentam nos quatro evangelhos do Novo Testamento.

Que Deus nos ajude na manutenção dessa igreja cristã interna em nossas vidas, para que então, procuremos os irmãos que pensam e agem de modo igual, e nos congreguemos com eles na comunhão com Deus e na comunhão uns com os outros em Cristo constituindo o Povo de Deus que caminha.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz

=========================




Orientações Litúrgicas do Hemerológio Cristão

- Ciclo da Antropoteia –
1º - Tempo da Metanoia e Catarse Espiritual –
Preparação pelo arrependimento, conversão e penitência para entronizar o Cristo de Deus como Senhor da história da nossa vida pessoal, em nossa trajetória rumo a plena comunhão com a Deidade Transcendental.


18ª Semana do Ano Eclesial 1990
5º Domingo das Cinzas
Jesus ensina o povo pelo seu exemplo de vida, de modo didático e através do anúncio solene das verdades eternas.


Cor Litúrgica ´para o período: Amarelo - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.


Efemérides da Semana:

Dia 26/03/2017 – 5º Domingo das Cinzas ou da Penitência – Período Quaresmal – Reflexões e vivências sobre a presença de Jesus ensinando o povo, anunciando o evangelho do Reino de Deus e curando os sofrimentos das pessoas.

Dia 26/03 – Domingo – Santa Larissa, comemorada na França.
Dia 27/03 – Segunda-feira – São Roberto.
Dia 28/03 - Terça feira – Santo Alexandre.
Dia 29/03 – Quarta feira – São Bertoldo.

Dia 30/03 – Quinta feira – Dia do Episcopado no Catolicismo Salomonita -
São Quirino de Neuss, mártir de Roma.

Dia 31/03 – Sexta feira – Santa Balbina, virgem e mártir de Roma.
Dia 01/04 – Sábado – São Hugo.



Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz Cristo Libertador, Monastério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário