sábado, 11 de março de 2017

Jesus é provado no deserto e vence a tentação – Os Anjos o servem

16ª Semana do Ano Eclesial 1990
Praticai a justiça e a penitência, pois o Reino de Deus está próximo de cada um de nós
- 12/03/17 a 18/03/17 -

Reflexões bíblicas

Logo após ser batizado, Jesus foi pelo Espírito Santo direcionado ao deserto para ser provado, sendo tentado pelo diabo, pelos demônios e por satanás. Em todas as tentações Jesus reagiu usando a Palavra de Deus, vencendo cada uma delas; o tentador chegou, de modo audacioso, a usar a própria Sagrada Escritura como argumento para convencer Jesus; mas Jesus em todas as situações de tentação, foi fiel e replicou ao tentador usando apropriadamente a Palavra de Deus, que verdadeiramente abrigava em seu coração e em sua alma de Filho de Deus Encarnado.



Confira os textos sagrados, conforme Mateus 4: 1 - 11; Marcos 1: 12 -13; Lucas 4: 1 - 13.
(versão livre de Giulini)


Existem vários desertos e não só os desertos materiais, físicos, da natureza; existem também os desertos existenciais, quando nós estamos submetidos a situações de sofrimentos, angústias, sensação de desamparo e outras percepções de “estar perdidos”.

A espiritualidade cristã nos aponta para as situações desérticas da existência, o sagrado kairós, o tempo de Deus, nos ensejando a recepção de uma benção; nos momentos de surtos desérticos, nem sempre é fácil perceber o kairós, dado a desarrumação que fica a nossa mente, a quase falta de base de sustentação para o nosso psiquismo. Na maioria das vezes, se percebe o kairós de Deus, depois de passada toda a tempestade existencial. Nessas situações é preciso ter fé e confiar na Palavra de Deus; é preciso se firmar na esperança, de que Deus não desampara seus filhos e que está lhe preparando um bem, uma benção especial, pois após a tempestade do seu deserto existencial surgirá a bonança. Muitos cristãos encontraram nos seus desertos existenciais o Sagrado Noúmeno transformador de suas vidas para melhor.

Se observarmos o episódio narrado pelos evangelistas, com relação ao deserto de Jesus, vamos encontrar três categorias de tentadores: primeiro aparece as pulsões instintuais, que resulta da programação biológica, a fome, a necessidade de comer, pois ele vinha de um longo jejum. Normalmente essas pulsões podem “jogar contra” o nosso propósito estabelecido, elas podem ser dinamizadas pelas forças espirituais elementais, existentes na natureza, por isso esse tentador está na categoria de diabo, o diaboles da língua grega; um outro tentador que aparece, está na categoria de demônio, o velho demonious da língua grega, se tratando dos espíritos humanos desencarnados, que estão em sintonia de frequência com as ideias e pensamentos dominantes da população existente, que tenta justificar seus feitos para impressionar as turbas e levar vantagem pessoal nisso; o terceiro tentador que aparece é satanás, o próprio membro da equipe dos anjos decaídos, existentes no nosso mundo e que pode manobrar os dois outros tentadores, para conseguir o seu intento, de desestabilizar e destruir a obra de Deus na terra, a construção do Reino aqui inaugurada por Jesus Cristo, quando na cruz, morreu, foi sepultado, ressuscitou e elevou-se aos céus, onde está intercedendo por nós, enquanto continuamos aqui, como seus operários, trabalhando na sua seara, buscando efetivamente implantar o seu Reino de Amor, Perdão, Graça e Salvação.

É importante observar, que Jesus mesmo sendo o Filho de Deus Encarnado, por estar vivendo a nossa humanidade, não ficou isento de passar pelas tentações, mas teve que reagir contra elas usando a Palavra de Deus, e após vencer a cada uma das tentações, os Anjos de Deus vieram e o serviram. Deus seja louvado.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz

=========================




Orientações Litúrgicas do Hemerológio Cristão

- Ciclo da Antropoteia –
1º - Tempo da Metanoia e Catarse Espiritual –
Preparação pelo arrependimento, conversão e penitência para entronizar o Cristo de Deus como Senhor da história da nossa vida pessoal, em nossa trajetória rumo a plena comunhão com a Deidade Transcendental.


16ª Semana do Ano Eclesial 1990
3º Domingo das Cinzas
Jesus é provado no deserto e vence todas as tentações – os anjos o servem.

Quadra temporal de Verão – Festa das Luzes
Cor litúrgica para o período: Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.


Efemérides da Semana:

Dia 12/03/2017 – 3º Domingo das Cinzas ou da Penitência – Período Quaresmal – Reflexões e vivências sobre as tentações de Jesus no deserto e os anjos de Deus o servindo - sua vitória sobre elas .

Dia 12/03 – Domingo – Papa Gregório I, o “Grande”.
Dia 13/03 – Segunda feira – São Rodrigo.
Dia 14/03 - Terça feira – Santo Antônio de Categeró.
Dia 15/03 – Quarta feira – Santa Matilde; São Longuinho.
Dia 16/03 – Quinta feira – São Henrique.
Dia 17/03 – Sexta feira – São Patrício, bispo; Gertrudes de Nivelle.
Dia 18/03 – Sábado – São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da igreja.



Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz Cristo Libertador, Monastério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário