sábado, 14 de janeiro de 2017

A Provisão da Família do Menino Jesus de Nazaré

8ª Semana do Ano Eclesial 1990
José auxiliado pelos anjos faz a provisão de segurança para o menino Jesus de Nazaré
- 15/01/17 a 21/01/17 -

Reflexões bíblicas

Tendo os Magos partido por um outro caminho, sem nada avisar ao Rei Herodes, um Anjo do Senhor avisou a José que Herodes queria matar o menino e orientou para que eles fossem para o Egito, pois lá Herodes não tinha poder de jurisdição, ficando fora das suas possibilidades ordenar a morte da criança.

José obedeceu a orientação do anjo, e para prover segurança ao menino, partiu com a família para o Egito e lá permaneceu até que Herodes tivesse morrido.



Mateus 2: 13 – 15.


O Catolicismo Salomonita, à semelhança dos cristãos primitivos e dos ortodoxos, não tem em seu Hemerológio Cristão, a divisão do “Tempo Comum” como ocorre hoje com os católicos romanos; seu Diretório Litúrgico utiliza as cinquenta e duas semanas do ano litúrgico, dando-lhes a mesma importância, para celebrar e vivenciar os mistérios da anamnese da vida de Jesus Cristo, em sua relação com o Plano de Deus para a nossa salvação.

Nessa sequência das semanas após a Epifania, nossa temática para as vivências litúrgicas seguem as etapas fundamentais na formação da Pessoa Humana Jesus de Nazaré:
a provisão de segurança para o menino Jesus; a infância do menino Jesus no lar de Nazaré; a educação doméstica do menino Jesus; a educação religiosa do menino Jesus; a cerimônia do Bar Mitzva, o rito de passagem da infância para a vida adulta, após completar os treze anos; e o silêncio histórico sobre a vida de Jesus – sua vida oculta - até completar seus trinta anos.
A cada semana focaremos cada uma dessas temáticas dos mistérios da vida de Jesus de Nazaré, o nosso Jesus Cristo, a quem confessamos como o Filho de Deus e Único Salvador.

Na semana que começa hoje, a 1ª semana após a Epifania, estamos refletindo e vivenciando esse mistério, que São José assumiu, como a maioria dos pais fazem hoje, prover a segurança dos filhos menores.

Nessa reflexão devemos considerar a tarefa dos pais de prover abrigo, alimento e segurança para os filhos, o que foi feito brilhantemente por São José. Muitas das vezes somos ajudados pelo ministério dos anjos nessa tarefa, nos trazendo intuições, inspirações e orientações, para que encontremos a melhor forma de exercer esse nosso ministério da paternidade e maternidade.

Não podemos esquecer que na época da infância do menino Jesus, havia um Rei da Terra com exercício de poder junto a população judaica, e este queria matar o menino, já que as profecias apontavam que ele seria o Rei dos Judeus, portanto vaticinado a destronar todos os reis da terra.

Herodes ficou enfurecido por causa dos Magos não darem a ele o endereço de onde estava o menino Jesus, e como tinha poder junto aos homens, ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, julgando que assim, mataria também Jesus, que estava mais ou menos com essa idade. Assim, houve a matança desses inocentes por ordem do Rei Herodes.

Nessa 1ª semana pós Epifania, ao comemorarmos a provisão da segurança do menino Jesus, também comemoramos esses primeiros mártires dentro do cristianismo, crianças inocentes que foram mortas por ordem de Herodes, sem nem mesmo saber porque estavam morrendo. Reflitamos sobre todos esses mistérios e os apliquemos em nossas vidas.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz

=========================



Orientações Litúrgicas do Hemerológio Cristão

- Ciclo da Theoantropeia –
3º - Tempo da Epifania do Cristo de Deus – Reflexões sobre a “formação da pessoa de Jesus de Nazaré”, manifestada como Cristo de Deus.


8ª Semana do Ano Eclesial 1990
Provisão da família de Jesus: fuga para o Egito e matança dos inocentes..


Quadra temporal de Verão – Festa das Luzes
Cor litúrgica para o período: Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.


Efemérides da Semana:

Dia 15/01/2017 – Domingo pós Epifania A provisão de segurança para o menino Jesus.

Dia 15/01 – Domingo – Santo Amaro, solenidades em algumas localidades em Portugal.
Dia 16/01 – Segunda feira – São Marcelo I.
Dia 17/01 - Terça feira – Santo Antão, abade.

Dia 18/01 – Quarta feira – Tríplice Confissão do Apóstolo Pedro – sua reincorporação ao Colégio Apostólico após ter negado Jesus, também três vezes.

Santo Irmão Jaime Hilário, mártir de Turón. Santa Margarida da Hungria, monja.

Dia 19/01 – Quinta feira – André de Peschiera.
Dia 20/01 – Sexta feira – São Sebastião, mártir, padroeiro da Cidade do Rio de Janeiro. São Fabião, papa e mártir.
Dia 21/01 – Sábado – .Santa Inês, virgem e mártir.



Visite o site: www.icai-ts.org.br
www.sites.google.br/site/pistiskaidoxas
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Compaixão Sagrada, Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Confraria dos Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - (Vila dos Coqueirinhos)
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário