sábado, 5 de novembro de 2016

Ter Compaixão pelo Espaço Sideral

Ano Litúrgico 1989
06/11 a 12/11/2016 - 50ª Semana Eclesial

Período da Compaixão por todas as criaturas de Deus
Unamos aos Ministérios das Hierarquias Sagradas dos Mensageiros de Deus

Quadra temporal da Primavera – Cor litúrgica: azul do céu.
Simboliza a alegria dos nossos propósitos diante de Deus.

- Mistério Litúrgico –
Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Tenhamos misericórdia e compaixão por todas as criaturas de Deus, pois somos todos irmãos de origem.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana:

Dia 06/11 – 11º Domingo da Compaixão – Ter compaixão pelo espaço sideral - Ministério da Ordem dos Querubins de Deus.

Dia 06/11Domingo
Illtyd abade de Glamorgan, século V.

Dia 11/11 – Sexta feira –
Martinho Lutero, nascido em 1483 – Reformador.


Martinho, bispo de Tours, em 397



11º Domingo da Compaixão – Ter compaixão pelo espaço sideral..
Comunhão com o Ministério da Ordem dos Querubins de Deus.

Reflexões bíblicas

Tributai glória a Deus! A sua majestade está sobre Israel, e a sua fortaleza, nos espaços siderais.”
Salmo 68: 34.


Neste tempo da liturgia pastoral ecológica do catolicismo salomonita, nossas reflexões se fazem no sentido de tornar mais clara a nossa responsabilidade de cristãos, como mordomos do planeta terra; por isso é que temos o período da compaixão por todas as criaturas de Deus, incluindo também aquelas criaturas de Deus, que mesmo estando distante de nós fisicamente, tem relação de pertinência conosco, com a vida aqui no solo da terra.


Quando olhamos para cima, para os céus, vemos o azul do espaço sideral infinito. Gostamos de pensar que em algum lugar dali existem as “moradas da Casa do Pai”, que Jesus Cristo em seu evangelho afirmou existir. Cremos que sobre os céus existe o céu da plenitude da presença de Deus, habitado pelas Três Pessoas Divinas que existem, subsistem, operam e manifestam Deus, no passado, no presente e no futuro, no mundo da realidade existencial, juntamente com os santos Elohim.

O espaço sideral é também obra de Deus, no qual Ele manifesta as suas obras em seus diferentes mundos, constituídos pelos diversos astros siderais, tidos por muitas pessoas como habitação de miríades de espíritos, com suas permanências hierarquizadas. Esse espaço, embora incomensurável, é crido como com uma dinâmica de expansibilidade e contratibilidade, em eterno movimento.

As naves espaciais terrestres navegam esse espaço, dando vasão a ânsia de cientistas e poderosos da terra, procurando explorar o desconhecido e conquistar fama e conhecimento, gastando fortunas monetárias, enquanto se gerencia mal as condições de vida aqui na superfície do planeta terra; há uma moral e uma ética pouco definida e pouco conhecida, na orientação dessas empreitadas, de sondar o desconhecido nos espaços siderais. Do ponto de vista cristão, há um descuido, há uma incúria, na assunção das nossas responsabilidades como mordomos do planeta terra. Não temos siquer um modelo de reflexão filosófica, que nos sirva de referencial teórico conhecido recomendado, como por exemplo a “ética da responsabilidade” de Hanns Jonas, ou qualquer outro teórico que se adote como trilha.

É crença antiga, entre os espiritualistas cristãos, que as Sagradas Hierarquias assumem tarefas no gerenciamento do governo cósmico, e que, o espaço sideral está sob os cuidados da Ordem dos Querubins de Deus. Procuremo comunhão com eles em Cristo, dinamizando nossas Sinarquias Espirituais, para não nos desviarmos da rota aceitável.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário