sábado, 12 de novembro de 2016

Respeito e Comunhão com as Sagradas Hierarquias Espirituais

Ano Litúrgico 1989
13/11 a 19/11/2016 - 51ª Semana Eclesial

Período da Compaixão por todas as criaturas de Deus
Unamos aos Ministérios das Hierarquias Sagradas dos Mensageiros de Deus

Quadra temporal da Primavera – Cor litúrgica: azul do céu.
Simboliza a alegria dos nossos propósitos diante de Deus.

- Mistério Litúrgico –
Jesus Cristo Ressuscitado nos empoderou com o Espírito Santo. Tenhamos misericórdia e compaixão por todas as criaturas de Deus, pois somos todos irmãos de origem.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana:

Dia 13/11 – 12º Domingo da Compaixão – Ter respeito pelas sagradas hieraquias espirituais da Comunhão com Deus.

Dia 18/11 – Sexta feira –
Hilda, abadessa de Whitby, 680.


12º Domingo da Compaixão – Ter respeito pelas sagradas hierarquias espirituais da comunhão com Deus.
Comunhão com a Comunidade da Santíssima Trindade, Hierarquias Espirituais Sagradas e Todos os Santos. Ministério da Humanidade Encarnada.



Reflexões bíblicas

Aleluia! Louvai ao Senhor do alto dos céus, louvai-o nas alturas.

Louvai-o todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes.

Ele exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, povo que lhe é chegado. Aleluia!

Salmo 148: 1, 2 e 14.


Neste tempo da liturgia pastoral ecológica do catolicismo salomonita, nossas reflexões se fazem no sentido de tornar mais clara a nossa responsabilidade de cristãos, como mordomos do planeta terra; por isso é que temos o período da compaixão por todas as criaturas de Deus, incluindo também aquelas criaturas de Deus, que mesmo estando distante de nós fisicamente, tem relação de pertinência conosco, com a vida aqui no solo da terra.


Estamos nesta semana concluindo o período da compaixão pelas criaturas de Deus, já 12ª semana, vindo a seguir a Semana de Cristo Rei, a última semana do Ano Cristão, Eclesial e Litúrgico 1989.

Nessa 12ª semana, nossas reflexões se voltam para as Hierarquias Sagradas da Comunhão com Deus, muito querida no meio cristão ascético, místico e espiritualista. Normalmente essa temática se respalda muito mais na Cabala Hebraica e não nos livros canônicos, embora não se encontra posturas contrárias aos ensinamentos dos santos evangelhos de Jesus Cristo.

Há uma crença bastante sólida entre os cristãos, de que existem seres angelicais, que ministram a favor da humanidade da parte de Deus, acreditando-se que eles formam uma Hierarquia Sagrada, pois são seres angelicais obedientes aos propósitos estabelecidos por Deus. Cremos que eles colaboram pelo correto funcionamento da ordem criada por Deus.

Os Anjos e os Arcanjos de Deus estão muito ligados ao ministério de assistência aos seres humanos; são os principais colaboradores na ordem de Melquisedeque, como preceptores dos humanos na sua caminhada aqui na terra. Muitas das vezes necessário se faz a manifestação de maravilhas do plano divino para essa ajuda aos humanos, sendo essa tarefa desempenhada pelos Querubins e Serafins de Deus.

Mais quatro ordens de seres angelicais, ainda compõe essa Sagrada Hierarquia, sendo os Tronos, as Dominações, os p
Principados e as Potestades, estando esses mais relacionados com as adequações de ambientes espaciais e temporais, que possibilitem os humanos exercerem seus livres arbítrios como principais mordomos da terra, enquanto seres racionais e morais.

Ainda opera maravilhas junto aos humanos os Elohim de Deus, responsáveis por manifestarem a presença de Deus, quando ela se justifica nos cenários da existência humana.

Além dessas nove ordens angelicais, ainda se admite a relação de pertinência dos humanos encarnados com os humanos assunsionados (não ascensionados, pois só Jesus Cristo elevou-se pelo próprio poder), os considerados Santos, com os quais temos perene comunhão em Cristo, pois eles fazem parte do Mistério da Comunhão dos Santos que forma o Corpo Mistico do Senhor Ressuscitado, e que conosco permanece presente até o fim dos tempos, pelo nosso batismo consequente e por nossa reunião consensual templária em seu Santo Nome, na adoração, orações, vivência da palavra, vida sacramental e partilhamento fraterno.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz



Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420

Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário