sábado, 2 de abril de 2016

Mulheres! Arautos da Ressurreição!

Ano Litúrgico 1989
03/04/2016 - 19ª Semana Eclesial
1º Domingo da Páscoa de Cristo


Estamos no tempo da parusia do Cristo Ressuscitado. O que significa essa palavra parusia? Ela quer dizer a convivência com o Cristo, pois nesses quarenta dias após a ressurreição, Jesus Cristo conviveu com seus apóstolos e discípulos e com certeza lhes transmitiu ensinamentos sobre as coisas do reino de Deus que ele inaugurara aqui na terra e que deixou para nós cuidar, como a sua seara, sendo nós seus operários.

Em alguma passagem do evangelho, Jesus pede para nós orarmos a Deus Pai, pedindo mais operários para a sua messe, ou sua seara, constatando que são poucos os que cuidam de implantar o reino de Deus aqui na terra, como é o seu desejo e nossa tarefa.

Jesus permaneceu quarenta dias após a sua ressurreição com seus discípulos, por isso a liturgia utiliza cinco semanas comemorando essa sua Páscoa, essa sua passagem entre nós, vindo após o domingo da ascensão aos céus.

Durante essas cinco semanas da páscoa, vamos refletir sobre os fatos principais que ocorreram nesses dias, e começamos logo nesse 1º domingo, considerar que foram as mulheres que receberam dos anjos do Senhor, a tarefa de ser as primeiras a anunciarem que Jesus Cristo tinha ressuscitado e marcava um encontro com os discípulos lá na Galileia:

Ide, pois, depressa e dizei a seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis.”
Mateus 28: 7

Comentei na semana passada, da importância do sepultura de Jesus ter ficado vazia, em kenosis, usando a língua grega; é dessa sepultura vazia que vem a força dos cristãos, pois nós não somos seguidores de um defunto, que apenas teve ideias brilhantes; somos seguidores de um Deus Encarnado, que quis nos visitar, para conhecer a realidade da nossa natureza pecadora e poder resgatar-nos de nossa vileza e conquistar-nos a salvação.

O nosso Salvador é Único e Suficiente, porque é um cidadão do céu que desceu à terra e tornou-se um de nós e nos remiu, oferecendo-se a si mesmo em sacrifício, se entregando às últimas consequências, para ser fiel ao pacto com o Pai e resgatar-nos do pecado na vida pessoal, na vida social, deixando-nos aqui para sermos o sal da terra e a luz do mundo.

Nada de cruzes com o Cristo nela pregado, pois ele foi sepultado; nada de culto a um Cristo morto, pois ele deixou sua sepultura vazia e ressuscitou, conquistando-nos a vitoria sobre o mal, sobre o mundo, sobre a carne e o pecado. Somos todos alforriados pelo Cristo de Deus, conforme relata os seus evangelhos. A cruz para nós, deve ser sempre a cruz de Cristo, vazia, limpa, devendo nós estarmos dispostos a ocupar o lugar vazio, se a vida assim exigir, em testemunho da verdade.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz

Diretório Litúrgico da Semana - 27/03/2016 – 18ª Semana Eclesial 1989 –

Mistério Litúrgico – Jesus Cristo Ressuscitou. Sua sepultura está em kenosis. Verdadeiramente ele ressuscitou. Alegremo-nos.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana de 03 a 07 de abril de 2016:

Dia 03/4 – 1º Domingo da Páscoa - Madalena e outras mulhres vão ao túmulo embalsamar Jesus e encontra o túmulo vazio. Recebem ordem de anunciar a sua ressurreição.
Dia 04/4 – Segunda-feira - Isidoro, bispo de Sevilha, 636

Cor Litúrgica da Estação do Outono : Amarelo –

Simboliza a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, manifestado o Filho de Deus.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário