sábado, 23 de abril de 2016

Cristãos! Santifiquem-se na Verdade!

Ano Litúrgico 1989
24/04/2016 - 22ª Semana Eclesial
4º Domingo da Páscoa de Cristo

Nesse tempo da páscoa de Cristo, a sagrada liturgia retoma a Oração Proferida por Jesus, dirigida a seu Santo Pai do Céus, a favor dos seus discípulos de todas as épocas, na qual ele manifesta o seu desejo de que todos nós nos santifiquemos na verdade, a Boa Nova por ele a ós revelada.

Lemos em João a íntegra de sua oração:

Jesus de Nazaré, revelado o Cristo Filho de Deus, ao chegar a hora de seu sofrimento, se dirigiu aoPai em oração e pediu por nós que nos encontramos no mundo como seus discípulos. Foi uma prece eloquente, sofrida, carregada de preocupações e afetos; citou os discípulos de outrora e nós do presente século; não pediu que nos tirasse do mundo, mas que nos guardasse do mal.

Afirmou que, assim como o Pai o enviara ao nosso mundo, agora ele também nos enviava ao mundo concreto, sociocultural que a humanidade construiu, onde devemos ser o sal da terra e luz do mundo, afirmando que se santificou a si mesmo, para que nós possamos ser santificados na verdade, pois a Sua Palavra, a sua Boa Nova, o Seu Evangelho é a Verdade na qual devemos nos santificar.”

(João 17: 1-26, versão livre de Giulini)


Meus irmãos e minhas irmãs! A sagrada liturgia pode ser muito sedutora e se transformar apenas em uma encenação teatral, se dermos a ela apenas os aspectos de coreografia; mas não é esse o seu sentido, enquanto uma disciplina espiritual, como deve ser empregada na santa igreja. Para nós, a sagrada liturgia deve ser sempre a atualização do mistério espiritual cristão, aplicado às nossas vidas, aplicado à vida da igreja. Por isso a sagrada liturgia desta semana, nos propõe a conscientização, a responsabilidade de nos exercitarmos na espiritualização da santificação pessoal, baseada nas verdades ensinadas por Jesu e contidas em seus evangelhos.

Toda a nossa vida devocional, todas as nossas crenças, que orientam a nossa fé e práticas espirituais, devem ser contextualizadas com os evangelhos de Jesus.

Por isso exortamos aos irmãos e irmãs que façam uma análise de sua vida devocional, interrogue a si mesmo, se sua devoção tem fundamento nos evangelhos de Jesus. Procure se esforçar por essa permanente conversão, buscando ajustar a sua fé e crença de católico fiel, apenas quando suas práticas forem de acordo com o ensinamento dos evangelhos de Jesus.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz


Diretório Litúrgico da Semana – 24/04/2016 – 22ª Semana Eclesial 1989 –

Mistério Litúrgico – Jesus Cristo Ressuscitou. Sua sepultura está em kenosis. Verdadeiramente ele ressuscitou. Alegremo-nos.

Nos Templos, nas comunidades e nos lares: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da Semana de 24 a 30 de abril de 2016:

Dia 25/4 – Segunda feira - Marcos Evangelista, Era Apostólica.

Cor Litúrgica da Estação do Outono : Amarela –

Simboliza a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, manifestado o Filho de Deus.

Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos, Província Franciscana "Salvação pela Graça" e Irmãos Salomonitas.
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário