quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Jesus Nasceu – Em Outubro ou Dezembro?

O Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará “Deus entre os humanos”. Quando ele tiver o discernimento para escolher o bem e desprezar o mal, ele se alimentará de manteiga e mel.”

(Isaías 7: 14, 15 -versão livre de Giulini)



25 de dezembro é a comemoração do nascimento de Jesus na sociedade de consumo do mundo capitalista. É a festa que denominamos Natal, que embora muito materialista, alimenta certo sentido de fraternidade e solidariedade entre as pessoas, sem grandes compromissos, de fato, com os ensinamentos de Jesus de Nazaré.

Sabemos que a palava natal se relaciona com nascimento, tendo a ver com a ideia de aniversário. Sabemos com segurança que Jesus não nasceu na data de 25 de dezembro; mas quando foi então que Jesus nasceu? Porque então celebrar o seu nascimento em dezembro?

As pessoas que se dedicam ao estudo dos evangelhos, enquanto uma disciplina acadêmica, levantam a hipótese substantiva, que Jesus tenha nascido no mês de outubro, isto baseado em dados fornecidos pelo Novo Testamento e Velho Testamento, contextualizados com a história. Porque então comemorar em 25 de dezembro?

A Igreja Católica do Ocidente subverteu diversas comemorações do calendário pagão, muito significativas nos tempos antigos, utilizando suas importâncias no imaginário social, substituindo seus objetos de significância, por outros do mundo cristão. Foi assim, com o nascimento de Jesus, que passou a substituir as festas comemorativas da divindade mitológica , Helios, ou Sol, que tinha o seu climax em 25 de dezembro, o dia mais longo do ano, na comemoração da Festa das Luzes. Algumas igrejas ainda fazem referências a esse tempo, usando nos templos o Menorá, o Candelabro de sete luzes. É o período da festa das luzes.

As Igrejas Católicas do Oriente e algumas do Ocidente que as seguem mais de perto, valorizam na liturgia, a comemoração do dia em que a humanidade, através dos sábios da época, perceberam que aquela criança que nasceu, conforme o alinhamento dos astros, era realmente um ser divino, sendo este fato conhecido como Epifania de Cristo, ou Manifestação da Divindade do Menino Jesus. Geralmente esta comemoração ocorre no domingo mais próximo ao dia dos reis magos, 6 de janeiro.

No domingo próximo a 6 de janeiro, comemoramos o reconhecimento da divindade do menino Jesus, e nesse dia, presenteamos os nossos amigos, saudando neles, o potencial de Cristo escondido na alma de cada um, o seu Cristo Interior. É esse o nosso verdadeiro natal.

Aproveitem! Mesmo agora, em 25 de dezembro! Ao cumprimentar os seus amigos, lembrem-se que eles, cada um deles, cada um de nós, temos em nosso ser, em nosso coração, em nossa alma, um ser feito à imagem e semelhança de Deus, que dependendo de nossa vontade, de nosso esforço e ajuda da graça de Deus, podemos nos manifestar ao mundo como Cristo Interior, praticando o bem e observando o evangelho de Jesus. Eu saúdo esse Cristo que se esconde dentro de você! Feliz Natal!

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel
Bispo Primaz

25/12/2015 – 4ª Semana Eclesial 1989 – Comemoracão do Natal de Jesus

Mistério Litúrgico – Alegrias cósmicas e louvores a Deus celebram o Ministério dos Anjos, pois o Cristo de Deus nasceu em Jesus, em Belém de Judá.
Nas comunidades: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Efemérides da semana, comemorada no Mês de Dezembro:

25 de dezembro – Comemoração do Natal de Jesus.
26 de dezembro – Comemoração de Santo Estevão, diácono e mártir.
Côr litúrgica - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos no exercício da prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****

Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ





Nenhum comentário:

Postar um comentário