Catolicismo
Apostólico Salomonita
Ano
Eclesial 1989 (2015/2016)
Sede
Primaz do Brasil
Área
do Grande Rio
Rio
de Janeiro
13/12/2015 – 3ª Semana Eclesial 1989
3º Domingo do Advento/Preparação para receber o Cristo
Mistério Litúrgico – Encarnação dos humanos que participaram no plano da redenção cristã.
Nas comunidades: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.
Mês de dezembro de 2015 - Efemérides da Semana:
dia 14 – João da Cruz, monge, 1591
Tríduo das Têmporas Estacionais de Verão – Festa das Luzes
17/12/15 Quinta-feira 18/12/15 Sexta-feira e 19/12/15 Sábado
Retiros de reflexão, grupos de recolhimento, ordenações sagradas, iniciações nos mistérios cristãos, tomada de posições de ministérios eclesiais, treinamento e exercícios de discipulado cristão.
Oficios de vigilância, rogações e gratidão nas igrejas locais, pelos bens do tempo e da vida.
Côr litúrgica - Vermelho - Simboliza a coragem e a tenacidade dos cristãos no exercício da prática do amor e da caridade para com todas as criaturas de Deus.
Espiritualidade Testemunhal
“ O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu Servo Jesus, a quem vós traístes e negastes perante Pilatos, quando este havia decidido soltá-lo. Vós, porém, negastes o Santo e o Justo e pedistes que vos concedessem um homicida. Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.” Discurso do Apóstolo Simão (Pedregulho) em Jerusalém, conforme Atos 3: 13-15
Meus irmãos e minhas irmãs! Nesta semana litúrgica (3ª antes do natal), o Hemerológio Cristão nos propõe, refletir sobre os humanos que encarnaram aqui na terra, com o objetivo de preparar a sociedade terrena para receber o Cristo de Deus, isto de maneira participativa na busca de dias melhores, alimentando a esperança nas promessas de Deus.
A descendência de Abraão deveria desempenhar esse papel de modo testemunhal, enquanto sociedade organizada; entre eles, muitos não cumpriram esse propósito e resistiram em reconhecer o prometido Salvador enviado por Deus, preferindo que libertassem da prisão um homicida, em vez de Jesus de Nazaré. O apóstolo Simão Pedregulho afirma isso em seu discurso, em Jerusalém, após a descida do Santo Paracleto, naquele Pentecostes do Ano Um (1) de nossa Igreja Cristã Apostólica, quando com os demais discípulos, se tornaram intrépidas testemunha de Cristo, diante dos humanos e dos Tribunais.
Que lição devemos tirar desse episódio e narrativa, nos dias atuais? Nesta semana a liturgia nos propõe, atualizar esse mistério nas nossas vidas pessoais e nas nossas sociedades organizadas. Estas quatro semanas do Advento, existem para que preparemos as nossas almas, os nossos corações, as nossas mentes e as nossas consciências, para receber, iniciar, reafirmar, estimular, fazer crescer a concepção do Cristo de Deus em nós, para que o nosso Cristo Interior, possa se desabrochar, se manifestar no nosso mundo, trazendo-nos a salvação de que carecemos.
A cristificação da pessoa é um processo que dura a vida inteira, e que ocorre por mercê da doação de Jesus Cristo, na medida que vamos buscando, não resistindo, fazendo crescer na vida da virtude, para reformular o nosso ego pessoal, o nosso falso eu, em um Self Ideal, um Eu Verdadeiro, construído conforme o modelo apontado por Jesus Cristo, em seus evangelhos e nos escritos dos seus apóstolos, santos e santas de todas as épocas, em todos os lugares da terra. Abramos o nosso coração e a nossa alma para a semente do evangelho! Cuidemos com zelo dessa semeadura e deixemos o nosso Cristo germinar!
Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil
*****
Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário