sábado, 14 de novembro de 2015

Ter Compaixão pelo Espaço Sideral

15/11/2015 – 51ª semana do ano eclesial 1988
=> 11º Domingo da Compaixão -

Reflexões – Ter compaixão pelo espaço sideral.
Ministério da Ordem dos Querubins de Deus.

Pastoral Ecológica
Estação Primavera - Festa das Flores
Cor Litúrgica - Azul Celeste
Símbolo da alegria e serenidade dos nossos corretos propósitos em Jesus Cristo diante de Deus.
É época de gratidão nas igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.

*

A Pequena Enciclopédia Bíblica de O. S. Boyer (1966), relaciona o espaço sideral à dimensão onde situa os diversos astros celestes. Perguntam alguns, porquê fazer reflexões sobre o espaço sideral, durante o exercício de pastoral ecológica, se trata-se de um assunto tão distante da compreensão popular?

 É verdade que existe um grande contingente de pessoas que percebem o espaço sideral, sem ter uma noção exata sobre sua realidade intrínseca; mas também é verdade que existem pessoas, grupos e instituições, que já avançam ao espaço sideral, na medida em que a ciência e a tecnologia permitem, sem necessariamente expressar sinais de moralidade e ética, que gere confiança consensual na humanidade, para cooptar nesse avanço, já que se trata de “tocar” naquilo que as Sagradas Escrituras definem como “fortaleza de Deus”.

O Cânon Sagrado do Velho Testamento foi definido por Jesus de Nazaré como composto pelos Livros de Moisés, dos Profetas e dos Salmos, podendo ser denominado por Canôn Jesuíno. O salmo 68 desse cânon canta a majestade e a fortaleza de Deus, no versículo 34:
Tributai glória a Deus;
a sua majestade está sobre Israel (o Povo de Deus), e a sua fortaleza, (está) nos espaços siderais.”

Somos perguntados às vezes, porque nós religiosos usamos uma cobertura sobre a cabeça, seja o “quipá”, o “solidéu”, a carapuça, ou a capucha, e mais principalmente no templo? Essa cobertura, no sentido geral, atesta a nossa crença, a nossa fé e a nossa atitude, de que estamos sob o senhorio, submissos ao governo de Deus; estamos debaixo da sua majestade e da sua fortaleza, conforme nos canta o verso 34 do salmo 68, devendo toda a nossa vida ser uma atitude testemunhal dessa crença.

Será essa a atitude de todos os cristãos nos dias de hoje? Será essa a atitude dos nossos cientistas, diante da desconhecida, ou pouco conhecida obra de Deus? Será essa a atitude de nossas lideranças sociais, políticas, religiosas, judiciais, governamentais? Será essa a posição de toda humanidade? 

O quê estão ensinando aos nossos jovens, nos lares, nas igrejas, nas escolas, nas universidades, nos centros de pesquisas, ou em qualquer outro local? Será que a geração futura está sendo preparada para esta atitude de humildade diante do desconhecido, diante do misterioso, diante do sagrado?

Meus irmãos e minhas irmãs! Estamos próximos do final do ano eclesial 1988 e aproximando do novo ano eclesial litúrgico 1989. Iremos entrar na semana de Cristo Rei do Universo. Será que nós cristãos, todos nós cristãos, estamos dando lugar ao império de Cristo em nossas vidas? Ou estamos apenas exercitando as devoções pessoais e afirmando os nossos egos? Ainda é tempo de mudar. Jesus Cristo nos conclama a construir com ele na terra um mundo melhor, o Reino de Deus na terra. Ele afirmou que o planeta terra é a sua messe e nos chama como seus operários, para trabalhar nessa messe, construindo nela o seu reino de amor, perdão, misericórdia, paz, compreensão, caridade e todas as demais possíveis virtudes humanas.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período da Compaixão pelas Criaturas de Deus)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo


Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário