sábado, 28 de novembro de 2015

Catolicismo Apostólico Salomonita

Ano Eclesial 1989 (2015/2016)
Sede Primaz do Brasil
Área do Grande Rio
Rio de Janeiro

29/11/2015 – 1ª Semana Eclesial 1989
1º Domingo do Advento/Esperamos o Natal de Jesus
Mistério Litúrgico – Criação da terra para cenário do desenvolvimento e evolução criativa do ser humano;
formação da Ordem de Melquisedeque para preceptoria dos humanos na terra.
Nas comunidades: Reflexões, celebrações e vivências com base nas Escrituras Sagradas.

Pastoral Ecológica no Planeta Terra
Estação Primavera - Festa das Flores
Cor Litúrgica - Azul Celeste
Símbolo da alegria e serenidade dos nossos corretos propósitos em Jesus Cristo diante de Deus.
É época de gratidão nas igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.



Por ser este o domingo mais próximo ao Dia de Santo André apóstolo de Jesus, nosso patrono, em todas as comunidades e outras unidades da icai-ts, será celebrado o
Dia Nacional da Profissão de Fé Cristã e
Renovação dos Compromissos com o nosso Credo Social.

*
Oração do Dia – Senhor Jesus Cristo, que pela tua vida sem mancha e por sua morte vitoriosa, triunfaste das potências do mal, conquistaste para nós humanos a verdadeira liberdade, e que subiste aos páramos da glória; Bendito e louvado sejas, porque deste à humanidade por tua encarnação, o penhor do seu livramento de todo o erro, de toda a injustiça e falsos senhorios e de todo o mal; Tu que vives, Deus Bendito, e reinas com o Pai, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Presidente - Como crentes fiéis discípulos de Cristo, professemos a nossa fé ecumênica, por Ele revelada aos santos:

Todos - Cremos em um só Deus Pai Onipotente, / Criador do céu e da terra / e de todas as coisas visíveis e invisíveis./ E em um só Senhor Jesus Cristo, / Filho Unigênito de Deus; / Gerado de seu Pai antes de todos os mundos; / Deus de Deus, / Luz de Luz, / Verdadeiro Deus de Verdadeiro Deus; / Gerado, não feito; / Consubstancial com o Pai; / Por quem todas as coisas foram feitas; / O qual por nós humanos / e pela nossa salvação desceu do céu, / e encarnou por obra do Espírito Santo,/ da Virgem Maria, / e foi feito homem. / Foi também crucificado por nós, sob o poder de Pôncio Pilatos; / padeceu e foi sepultado; / e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as escrituras; / subiu ao céu, e está sentado à mão direita do Pai; / e virá outra vez com glória, a julgar os vivos e os mortos; / E o seu reino não terá fim./ E cremos no Espírito Santo, / Senhor e Doador da Vida, / Procedente do Pai e do Filho; / O qual com o Pai e o Filho é juntamente adorado e glorificado; / O qual falou pelos profetas. / E cremos na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica; / reconhecemos um só batismo para remissão de pecados; / e esperamos a Ressurreição dos mortos; / e a vida do mundo vindouro. Amém.

Presidente - A justiça exalta as nações, mas o pecado faz miseráveis os povos.
Congregação - Os que amam a Deus serão como o sol que se levanta.
Presidente - O Senhor Jesus Cristo está presente entre nós.
Congregação - Verdadeiramente Ele está entre nós, pois estamos reunidos em seu Santo Nome.
Presidente - Ó Deus, Pai dos humanos, regedor das nações.
Congregação - Tem piedade de nós.
Presidente - Ó Divino Filho, que a todos chamas para que venham a ti.
Congregação - Tem piedade de nós.
Presidente - Ó Santo Espírito, a cujo influxo os corações dos humanos se transformam e se amoldam juntamente como templo do Deus Vivo.
Congregação - Dai-nos a tua paz.

Presidente - Invicto Salvador, que nos tens feito saber que a própria vida perdem os que procuram poupá-la, mas que salvam a vida os que, por amor de ti e do Evangelho, se dispõem a perdê-la; Ensina-nos a renunciar, como indigna, toda atitude medrosa, covarde, desfibrada, e inspira-nos, como ao teu servo e apóstolo André, a fazer de nossas vidas um lance de nobre aventura contigo, afim de que, andando em teus passos, encontremos a suma recompensa. Concede-nos isto, ó Senhor, por amor do teu Nome. Amém.

Presidente - Renovemos irmãos caríssimos, os nossos votos de lealdade ao Senhor, ao seu Império e a obra de restauração de tudo em Cristo na Amada Pátria Brasileira que nos acolhe:

Todos - Crentes em Nosso Senhor Jesus Cristo, / e aqui perante os irmãos neste templo, / à vista de Deus, o Eterno Pai, / em comunhão com a Virgem Maria, mãe de Deus em sua geração humana, / em comunhão com os anjos, / todos os santos e santas de Deus, / e em comunhão com toda a Igreja Universal, visível e invisível, / no passado, no presente e no futuro; / sentimo-nos honrados e felizes em tão gloriosa companhia. /

E para este efeito reconhecemos: /

===> Que Deus é o Pai comum de toda a humanidade; /
===> Que todos os seres humanos são irmãos, / sem impedimentos de raça, / de nacionalidade, / de classe, / de gênero, / de identidade e de credo; /

===> Que os mais pequeninos e humildes membros da família humana / são os que merecem maior cuidado e solicitude de seus irmãos: /
===> para que não lhes falte o trabalho honroso, / o pão, o agasalho, / e tudo o que impõe ao respeito a pessoa humana, / com as luzes do saber e a chama da fé / que leva os seres humanos a Deus, / a fonte suprema da luz, do amor e de todo o bem. /

===> E faremos tudo o que estiver em nós, / para que o mal seja banido do mundo / e as bençãos da vida,/ temporais e espirituais, / sejam partilhadas por todos os seres humanos na face da terra. /

Assim nós cumpriremos na força do Senhor, / com todos quantos confessam / o Santo Nome de Jesus Cristo como Deus, / Senhor e Salvador, / e que também participam do Pão da Vida / no Santo Banquete de Deus. Amém. /

Presidente - Que Deus abençoe vocês, meus irmãos, e os ajudem a cumprir o que acabam de prometer.

Oremos meus irmãos! - Ó Deus Triuno , sob cuja proteção fomos todos pelo batismo diretamente colocados, como indivíduos e membros incorporados a Santa Igreja, da qual nenhum arbítrio humano nos pode jamais separar e que também nos conferiu, pela graça o espírito da verdadeira liberdade dos filhos de Deus em Cristo pela cruz.

(Benção Final)


O Senhor encha do seu divino amor os vossos corações!
O Senhor vos encha do seu Santo Temor e vos livre de todo pavor subserviente e degradante!
O Senhor guarde também as vossas mãos limpas de todo mal e de toda a prepotência que desonra os seres humanos!
O Senhor vos ajude a levar os seres humanos com carinho para a luz e a liberdade em Jesus Cristo!
O Senhor vos liberte de todo erro e de todo o mal!
O Senhor faça de vós paladinos e obreiros do seu Reino neste mundo, pela verdade, pelo amor, e vos conceda a vida eterna!
Em nome do Pai (+), em nome do Filho (+) e em nome do Espírito Santo (+). Amém.

Presidente - Benvindo meus irmãos, em nome de Jesus Cristo.
Eu saúdo vocês e os encorajo a irem pelo mundo a testemunharem a Salvação que há em Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Estejam todos abundantemente com A Paz do Senhor!

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****

Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ




sábado, 21 de novembro de 2015

Jesus Cristo, Imperador Universal


22/11/2015 – 52ª semana do ano eclesial 1988
=> Domingo de Cristo Rei do Universo -

Reflexões – Isoforia Cristã – contribuição que você deu para o Reino de Deus na terra, de acordo com os talentos pessoais recebidos.

O Cristo de Deus é o Rei do Universo. Os cristãos devem refletir sobre sua vida durante o ano eclesial, em prestação de contas a Jesus Cristo, o Grande Rei, sobre o que fizeram durante o ano que findou, pela implantação do Reino de Deus; com consciência devem planejar os seus compromissos para o Novo Ano Litúrgico que se iniciará no próximo domingo (29/11/2015).

Na próxima quinta-feira, 26/11/2015, será o Dia Nacional de Ação de Graças.
Existem duas Leis Federais que definiram a última quinta-feira do ano litúrgico como Dia Nacional de Ação de Graças, para que nesses dias, as igrejas em suas comunidades, rendam graças a Deus pelas benesses recebidas durante o ano que está findando.

Solene “ Te Deum “ nas Igrejas Locais, Congregações, Seminários e Casas de Formação.

A ti, Senhor, louvamos, por tuas infinitas dádivas concedidas e por tudo o que fizemos em prol do Reino de Deus aqui no planeta terra!

Pastoral Ecológica
Estação Primavera - Festa das Flores
Cor Litúrgica - Azul Celeste
Símbolo da alegria e serenidade dos nossos corretos propósitos em Jesus Cristo diante de Deus.
É época de gratidão nas igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.

*

Afirma o Salmo 47 a Soberania de Deus sobre todas as coisas e o seu Reinado sobre toda terra:

Batei palmas, todos os povos;
celebrai a Deus com vozes de júbilo.
Pois o Senhor Altíssimo é tremendo,
é o Grande Rei de toda a terra.”
Salmo 47: 1-2

Essa soberania de Deus cantada nos salmos e revelada nos Escritos Sagrados, constitui uma das crenças da Igreja de Cristo. O ano litúrgico que se conclui sempre na semana que antecede o primeiro domingo do advento, consagra seu último domingo ao Cristo Rei do Universo; é o Cristo Pantocrático dos primeiros cristãos e dos cristãos ortodoxos, mas é também prática litúrgica do catolicismo salomonita, bem como dos católicos reformados e dos católicos romanos.

Nesse domingo é o dia dedicado ao mistério da isoforia cristã. Infelizmente os cristãos modernos perderam a apropriação dessa prática de espiritualidade, perderam essa preocupação de ser o portador do Cristo Divino em suas atitudes do dia a dia; a vida de testemunho comportamental com base no ensinamento de Jesus Cristo está desaparecendo do ideário dos religiosos. Hoje se preocupam de ser seguidor de algum ídolo, seja ele um líder religioso, um figurão da vida social, artistas, políticos, ou coisas semelhantes; tem religiosos perfeitamente antenados com o conteúdo dos documentos de patriarcas, papas, bispos, padres, pastores, ou qualquer “ estrela do pedaço “, mas ignoram os ensinamentos objetivos de Cristo em seus evangelhos. É claro que as pessoas não podem testemunhar aquilo que desconhecem.

O grande atrativo religioso nos dias atuais, está ligado ao marketing e propaganda eclesiais; a remodelação do “ ego pessoal “ pecador, através da construção de um “ self cristão “, que siga as propostas ensinadas por Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus, é ignorada por expressiva maioria. As vocações que se tem conhecimento, são expressões de componente emocional, sem verdadeira conversão ao evangelho de Jesus; fala-se muito em nome de Deus; fala-se muito no nome de Jesus; fala-se muito em evangelização; mas o que ressalta à vista na vida pública, é o devocionismo voltado para coisas piedosas, às vezes em franca oposição ao que é ensinado nos evangelhos.

Caros irmãos e caras irmãs! A Regra Básica para a vida de qualquer pessoa que se diz cristã, é por em prática o que Jesus Cristo ensinou e os livros que contém esses ensinamentos são os quatro evangelhos canônicos, aceitos como legitimas fontes por toda a cristandade. O Evangelho de Jesus Cristo é a Regra Básica para qualquer grupo de cristãos se orientar, para saber se sua vida está sendo conforme Jesus ensinou. Seja vigilante! Avalie sua vida. Reflita no evangelho!. Ajude seus irmãos na caminhada, seja leigo, religioso, ou clérigo. Aconselhe sempre a se orientar pelo evangelho, pois ele é a fonte segura do ensinamento cristão.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período da Compaixão pelas Criaturas de Deus)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo


Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ




sábado, 14 de novembro de 2015

Ter Compaixão pelo Espaço Sideral

15/11/2015 – 51ª semana do ano eclesial 1988
=> 11º Domingo da Compaixão -

Reflexões – Ter compaixão pelo espaço sideral.
Ministério da Ordem dos Querubins de Deus.

Pastoral Ecológica
Estação Primavera - Festa das Flores
Cor Litúrgica - Azul Celeste
Símbolo da alegria e serenidade dos nossos corretos propósitos em Jesus Cristo diante de Deus.
É época de gratidão nas igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.

*

A Pequena Enciclopédia Bíblica de O. S. Boyer (1966), relaciona o espaço sideral à dimensão onde situa os diversos astros celestes. Perguntam alguns, porquê fazer reflexões sobre o espaço sideral, durante o exercício de pastoral ecológica, se trata-se de um assunto tão distante da compreensão popular?

 É verdade que existe um grande contingente de pessoas que percebem o espaço sideral, sem ter uma noção exata sobre sua realidade intrínseca; mas também é verdade que existem pessoas, grupos e instituições, que já avançam ao espaço sideral, na medida em que a ciência e a tecnologia permitem, sem necessariamente expressar sinais de moralidade e ética, que gere confiança consensual na humanidade, para cooptar nesse avanço, já que se trata de “tocar” naquilo que as Sagradas Escrituras definem como “fortaleza de Deus”.

O Cânon Sagrado do Velho Testamento foi definido por Jesus de Nazaré como composto pelos Livros de Moisés, dos Profetas e dos Salmos, podendo ser denominado por Canôn Jesuíno. O salmo 68 desse cânon canta a majestade e a fortaleza de Deus, no versículo 34:
Tributai glória a Deus;
a sua majestade está sobre Israel (o Povo de Deus), e a sua fortaleza, (está) nos espaços siderais.”

Somos perguntados às vezes, porque nós religiosos usamos uma cobertura sobre a cabeça, seja o “quipá”, o “solidéu”, a carapuça, ou a capucha, e mais principalmente no templo? Essa cobertura, no sentido geral, atesta a nossa crença, a nossa fé e a nossa atitude, de que estamos sob o senhorio, submissos ao governo de Deus; estamos debaixo da sua majestade e da sua fortaleza, conforme nos canta o verso 34 do salmo 68, devendo toda a nossa vida ser uma atitude testemunhal dessa crença.

Será essa a atitude de todos os cristãos nos dias de hoje? Será essa a atitude dos nossos cientistas, diante da desconhecida, ou pouco conhecida obra de Deus? Será essa a atitude de nossas lideranças sociais, políticas, religiosas, judiciais, governamentais? Será essa a posição de toda humanidade? 

O quê estão ensinando aos nossos jovens, nos lares, nas igrejas, nas escolas, nas universidades, nos centros de pesquisas, ou em qualquer outro local? Será que a geração futura está sendo preparada para esta atitude de humildade diante do desconhecido, diante do misterioso, diante do sagrado?

Meus irmãos e minhas irmãs! Estamos próximos do final do ano eclesial 1988 e aproximando do novo ano eclesial litúrgico 1989. Iremos entrar na semana de Cristo Rei do Universo. Será que nós cristãos, todos nós cristãos, estamos dando lugar ao império de Cristo em nossas vidas? Ou estamos apenas exercitando as devoções pessoais e afirmando os nossos egos? Ainda é tempo de mudar. Jesus Cristo nos conclama a construir com ele na terra um mundo melhor, o Reino de Deus na terra. Ele afirmou que o planeta terra é a sua messe e nos chama como seus operários, para trabalhar nessa messe, construindo nela o seu reino de amor, perdão, misericórdia, paz, compreensão, caridade e todas as demais possíveis virtudes humanas.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período da Compaixão pelas Criaturas de Deus)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo


Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ




sábado, 7 de novembro de 2015

Ter Compaixão pela Galáxia Via Láctea

08/11/2015 – 50ª semana do ano eclesial 1988
=> 10º Domingo da Compaixão -

Reflexões – Ter compaixão pela galáxia Via Láctea.
Ministério da Ordem dos Serafins de Deus.

Pastoral Ecológica
Estação Primavera - Festa das Flores
Cor Litúrgica - Azul Celeste
Símbolo da alegria e serenidade dos nossos corretos propósitos em Jesus Cristo diante de Deus.
É época de gratidão nas igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.

*

O Dicionário Escolar da Língua Portuguesa (1981) define a galáxia Via Láctea, também conhecida por estrada, ou caminho de São Tiago, sendo constituída por miríades de estrelas acompanhando aproximadamente um meridiano.(Bueno. Francisco da Silveira, FENAME, Rio de Janeiro, 1981).

Geralmente as galáxias se desenvolvem em espiral, estando as estrelas e demais corpos celestes dispostos ao longo da mesma. É assim com o nosso Sol, situado na galáxia Via Láctea e em torno dele orbitando os planetas com seus satélites naturais, como é o caso da lua no planeta terra. Essas espirais estão em movimento, no que resulta que também nossa terra como planeta orbitando o sol, também está se movimentando. Para onde estamos indo? Não sabemos com certeza, pertencendo este tema aos desígnios de Deus.

Cogita-se por vezes, alguns cientistas e palpiteiros, de produzir explosões, mediante artefatos teleguiados, a corpos meteóricos ou não identificados que se aproximam da terra, no que poderá resultar em instabilização da ordem desse sistema galático, com prejuízos não calculados ao bioma terrestre. Como tenho afirmado em outros textos, a nossa tecnologia científica avançou muito na terra, mas infelizmente, nosso nível de responsabilidades morais e éticas enquanto humanidade, não acompanhou esse progresso científico e tecnológico. Temos hoje condições de produzir uma catástrofe cósmica, com possibilidades de comprometer as condições de continuidade da vida no terra.

Na pastoral ecológica dos primeiros cristãos, incluía-se esse raciocínio da harmonia cósmica da abóbada celeste, como fonte alimentadora da vida exitosa dos cristãos na terra, daí ter a Via Láctea recebido o nome popular de Caminho de São Tiago. A Tradição da Kabala Hebraica e do Zohar, apontam que esse ministério está a cargo da Ordem dos Serafins de Deus.

Esforcem os irmãos e as irmãs, para orarem a Deus, refletirem e procurar conhecer mais a respeito desses assuntos relacionados com a cosmologia, pois eles nos interessam, já que fomos colocados na terra, pela mediação de Cristo, como mordomos desse nosso planeta, tendo que fazer nossa prestação de contas no fim de nossa jornada terrena.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período da Compaixão pelas Criaturas de Deus)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo


Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ