sábado, 17 de outubro de 2015

Ter Compaixão pela Lua da Terra

18/10/2015 – 47ª semana do ano eclesial 1988
=> 7º Domingo da Compaixão -

Reflexões – Ter compaixão pela lua do planeta terra.
Ministério de Michael, da Ordem dos Arcanjos de Deus.

Pastoral Ecológica
Estação Primavera - Festa das Flores
Cor Litúrgica - Azul Celeste
Símbolo da alegria e serenidade dos nossos corretos propósitos em Jesus Cristo diante de Deus.
É época de gratidão nas igrejas locais pelos bens do tempo e da vida.

*

A Lua é um satélite orbitando em torno do planeta terra, mas também ela é um planeta; ela “rege” os ciclos das águas, tendo algumas influências na vida dos seres vivos, dos oceanos, mares, lagos e também nos sistemas hídricos que funcionam nos animais e vegetais. As culturas dos povos antigos, sempre deu bastante importância à nossa lua, não havendo exceção para a cultura judaica e para nós cristãos, como seus herdeiros que somos.

O domínio das tecnologias e das ciências, tem permitido aos humanos invadirem o solo da lua, embora a humanidade atual não ostenta um nível de moralidade e ética, que nos dê garantia que essas incursões visem o bom desenvolvimento da ordem cósmica, constituída pelo Autor da Vida e da Existência. Há legitimidade para se manter um nível de preocupação com o que pretendem e o que fazem os “poderosos” povos, nações, estados e impérios. Que Deus nos dê sua assistência!

O Ministério e cuidado do correto desempenho das funções desse “corpo celeste”, está a cargo de Michael, o arcanjo de Deus, que têm interferido em nossa história, visando o acerto de nosso caminhar, sob a misericórdia de Deus.

O Salmo 121, fala de Deus como um fiel guardador dos seres humanos, e nele, relata pertinências entre nós e esses astros, nossos irmãos de origens. Vou reproduzir abaixo, uma síntese do salmo, em uma minha versão livre.

Fico às vezes olhando para as montanhas e inquirindo em minha mente e consciência, onde posso com segurança encontrar o socorro para essas questões que nos afligem?
Minha consciência, minha mente, minha cultura, todos apontam que o meu socorro vem do Senhor, que fez o céu, a terra e todas as coisas, pois ele não vacila, e de modo firme, guarda a minha segurança, enquanto membro que sou do Povo de Deus.
Ele me acompanha como se fosse a minha sombra, e não permitirá que o sol me moleste durante o dia, nem que a lua me moleste durante a noite, pois Ele como meu Senhor, guardará a minha alma de todo o mal.
Ele, Deus, guardará a minha saída e a minha entrada, desde agora para sempre.
Com certeza, o meu socorro vêm do Senhor, que fez o céu, a terra, e todas as coisas.
Salmo 121 – Versão Livre.

Nós cristãos, queridos irmãos e irmãs, devemos estar vigilantes, dentro dos programas de pastoral ecológica das igrejas, para influenciar a opinião pública, no sentido de zelar, com espírito de compaixão e misericórdia, pelo nosso satélite Lua, para que as incursões de humanos em seu solo, não seja nunca no sentido de instabilizar o harmonioso desempenho cósmico da ordem constituída por Deus, através da natureza; nos juntemos ao Arcanjo Michael, em comunhão com a Comunidade da Santíssima Trindade, com a Comunidade de Todos os Santos de todas as épocas, e unidos no amor de Cristo, sejamos mordomos responsáveis pelo bom governo da terra.
Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Dom Felismar Manoel – Bispo Primaz
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

*****
Hemerológio Cristão 1988 (2015/2016)
Diretório Litúrgico icai-ts
Tempo Missionário
(Período da Compaixão pelas Criaturas de Deus)
Pregar o Evangelho e Testemunhar a Cristo, sendo o Sal da Terra e a Luz do Mundo


Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça"
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420
Capela Francisco de Assis – Rua Francisco Eugênio, 180 – sobrado – São Cristovão – Rio de Janeiro, RJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário