segunda-feira, 9 de junho de 2014

O Senhor Envia o Espírito da Parte do Pai

II Movimento Cósmico - Antropoteia

O Divino se torna também humano em Jesus de Nazaré, que se manifesta como o Filho de Deus Pai/Mãe, anunciando o seu Evangelho Libertador, consumando a obra de Redenção Humana e edificando a sua Igreja como seu Corpo Místico, através da qual mantemos já aqui na terra, a comunhão uns com os outros (todos os santos) e com a Comunidade das Três Pessoas Divinas.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus, intermediada pelo Cristo e se cristifica como membro do seu Corpo Místico, para manifestá-lo no mundo, e por fim, retornar ao Seio da Divindade de onde veio como centelha divina espiritual.

Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
Estação Outono - Pastoral Ecológica
1 - Amarelo - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade,  a Alegria, a Pureza e a Espiritual.



III - Tempo -  Martiria Eclesial - A Igreja Missionária

Reflexão e aplicação dos ensinamentos cristãos no mundo, por meio dos discípulos que têm a Igreja Interna construída pelo Cristo em suas vidas.

A - Período dos Fundamentos da Igreja Cristã

08/06/2014 - 28ª Semana do Ano Eclesial 1987

    Domingo do Pentecostes Cristão
O Senhor Jesus Cristo envia o Espírito Santo, da parte do Pai, sobre todos os seus discípulos.

- Aniversário da Verdadeira Igreja de Cristo -
Estamos hoje comemorando o 1987º aniversário de fundação da Igreja Cristã Apostólica e da Ordenança de Celebrarmos a Santa Ceia em memória da Vida do Senhor Jesus Cristo, até o seu retorno no fim dos tempos.

******

Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais

Ditoso  dia do Hemerológio Cristão, pois comemoramos o 1987º aniversário de fundação da Igreja Cristã Apostólica!

Neste período, o Diretório Litúrgico do Catolicismo Apostólico Salomonita, nos propõe a reflexão sobre os fundamentos básicos da Igreja Cristã Apostólica Verdadeira. Teremos nestas três semanas que seguem, as reflexões e vivências comunitárias e templárias, do derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos de Cristo, da Santíssima Trindade de Pessoas em Deus e do Corpo de Luz dos verdadeiros cristãos, o Corpo Crístico, que não deve ser confundido com a Hóstia Consagrada dos Católicos Romanos.

Nesta semana (08/06/2014), vamos refletir e vivenciar um dos aspectos significativamente importante para os cristãos que se colocam como verdadeiros discípulos de Cristo; me refiro ao fato da intercomunhão com a comunidade da Santíssima Trindade e com todos os santos em Cristo.

Lemos em Gênesis 1: 26 e 27 que Deus fez o homem à sua imagem plural,    "façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança"; "criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou". Esse aspecto plural trinitário pode ser perfeitamente compreendido nas potencialidades existentes no ser humano:

1º - Existe em nós humanos um aspecto devirânico de criar, próprio nas características da Pessoa do Pai com o seu poder criador, a origem do vir-a-ser de todas as criaturas de Deus;
2º - Existe também em nós humanos um aspecto mantenedor, com poder de manter o que é bom e de abandono ou destruição do que não presta, característico com o poder  sustentador da vida  próprio da Pessoa do Cristo Filho na obra da redenção, levando a morte ao pecado e a restauração da vida em plenitude;
3º - Existe ainda em nós humanos um aspecto de busca vocacional pela realização dos ideais,  próprio nas características do Espírito Santo com a sua  diretriz teleonômica na vida dos membros da Igreja de Cristo.

Tivemos o contacto direto com a dimensão divina de nossa origem, convivendo  no édem com os Elohim da presença de Deus; temos o contacto direto com o Cristo Filho, que nos fez membros do seu Corpo Místico, pelo resgate da dignidade da nossa natureza com a sua encarnação humana, selada com o seu sangue no sacrifício de sua própria vida por nossa redenção; podemos ter o contacto direto com o Paracleto Sagrado na efusão do Espírito Santo sobre nossas vidas, na medida que sinceramente nos tornamos discípulos de Jesus Cristo e praticantes do seu evangelho.

Lemos em João 14: 23 uma resposta de Jesus ao seu discípulo:      "Se alguém me ama, guardará a minha palavra;   e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele  morada".   

A nossa inserção verdadeira como membro da Igreja de Cristo, pela obra da redenção cristã, resgata essa nossa dignidade da natureza humana, que tínhamos perdidos pelo pecado de nossos ancestrais adão e eva e nos faz, portanto, habitação da triuna manifestação da presença de Deus, pela perene dinâmica do Espírito Santo, direcionando a vida de cada um de nós na construção de um mundo melhor digno do Reino de Deus.

Jesus Cristo nos prometeu o revestimento do Poder do Alto para nos assistir em todas as coisas. Seus apóstolos e discípulos creram nessa promessa e permaneceram reunidos no mesmo lugar em oração durante dez dias após a ascensão de Jesus aos céus.

Em Atos 2: 1-4, lemos:

"Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e posou uma sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o  Espírito lhes concedia que falassem".

Meus irmãos e minhas irmãs!
Reflitam sobre todo este Ministério de Jesus, o Cristo Filho de Deus a nosso favor; orem a Deus em seu Sagrado e Poderoso Nome; confessem as suas condições de pecadores carentes de perdão e salvação; reconheçam-no como Filho de Deus e o busque como  salvador espiritual de suas vidas; vivenciem o seu misericordioso e amoroso acolhimento a qualquer um de nós que nos tornamos seus amigos, seus discípulos, praticantes de seus ensinamentos, e seremos sua morada na comunhão com a Trindade das Pessoas Divinas e de Todos os Santos de todas as épocas, pois Cristo vive e é o mesmo de sempre, do passado, do presente e do futuro, por toda a eternidade.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho  e do Espírito Santo.
      Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
       Catolicismo Evangélico Salomonita
          Visite o site: www.icai-ts.org.br
           felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário