sexta-feira, 27 de junho de 2014

Cristão! Negue-se ao Ego e Carregue a Cruz

II Movimento Cósmico - Antropoteia

O Divino se torna também humano em Jesus de Nazaré, que se manifesta como o Filho de Deus Pai/Mãe, anunciando o seu Evangelho Libertador, consumando a obra de Redenção Humana e edificando a sua Igreja como seu Corpo Místico, através da qual mantemos já aqui na terra, a comunhão uns com os outros (todos os santos) e com a Comunidade das Três Pessoas Divinas.

O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus, intermediada pelo Cristo e se cristifica como membro do seu Corpo Místico, para manifestá-lo no mundo, e por fim, retornar ao Seio da Divindade de onde veio como centelha divina espiritual.

Espiritualidade Litúrgica

Cores Litúrgicas:
Pastoral Ecológica - Estação Inverno - Festa das Sementes

1 - Côr Litúrgica: Verde - Simbolizando o recolhimento e a esperança em um mundo melhor, pela conjugação da nossa fé com o dinamismo da natureza criada por Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade,  a Alegria, a Pureza e a Espiritual.


III - Tempo -  Martiria Eclesial - A Igreja Missionária

Reflexão e aplicação dos ensinamentos cristãos no mundo, por meio dos discípulos que têm a Igreja Interna construída pelo Cristo em suas vidas.

B - Período da Martiria Eclesial Discipular

29/06/2014 - 31ª Semana do Ano Eclesial 1987

    1º Domingo Missionário

Ser Missionário na dimensão da vida pessoal

O Cristão deve renunciar a si mesmo (renúncia do ego pessoal), tomar a sua cruz de cada dia  e seguir a Jesus Cristo (construir um self idealizado em Cristo).

******

Reflexões e Vivências Litúrgicas e Pastorais

Conforme relata Marcos 8: 34-9:1: Convocando a multidão e  juntamente com seus discípulos, disse-lhes Jesus:

" Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue,  tome a sua cruz e siga-me.
Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.
Que aproveita ao homem (todo ser humano) ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Que daria um homem (qualquer ser humano) em troca de sua alma?
Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras,  também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.
Em verdade vos afirmo que, dos que aqui se encontram, alguns há que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam ter chegado com poder o Reino de Deus. "

Meus irmãos e minhas irmãs! Jesus Cristo acabou de  dinamizar a ação da sua Igreja  com o envio do Espírito Santo no Pentecostes cinquenta dias após a sua ressurreição, sobre todos os seus discípulos reunidos em Jerusalém, cerca de 120 pessoas. Somos agora enviados a testemunhá-lo no mundo, através de nossas ações missionárias.

O Hemerológio Cristão, nosso Diretório Litúrgico, nos propõe o tempo missionário; são doze semanas dedicadas a um nosso exercício de Construção do Reino de Deus, e começamos a partir de nossas  vidas pessoais, sendo missionário para nós mesmos, no mais íntimo de nosso ser.

É preciso vigiar  a nossa implicância humana, de querer pregar as mudanças para o outro, sem avaliarmos a nós mesmos, camuflando os nosso erros, defeitos, temperamentos, caráter, manifestações instintuais; tudo questão de "ego". Esquecemos muito o processo de "conversão" requerido do cristão como "nova criatura", construída conforme o modelo de Jesus Cristo; este processo deve ser perene.

A nova criatura resgatada por Jeus Cristo com sua ação vigária em nosso lugar, se enquadra com a elaboração de um "self idealizado";  existe um empenho pessoal a ser trabalhado pelo crente fiel, que vai de encontro à Graça oferecida pelo mistério de amor e bondade de Deus oferecido em Cristo.

Jesus Cristo nos propõe a renúncia a nós mesmos; é preciso renunciar ao nosso ego pecador e mundano. É preciso tomar a cruz de nossas vidas, os nossos problemas e questões existenciais e carregá-los, buscando a transformação; lembremos que a vitória da cruz é a libertação e a Vida Eterna da Graça de Deus.

Quando aplicamos esta realidade às nossas vidas pessoais, significa que estamos construindo o Reino de Deus, começando por nós mesmos, em nossas vidas, sendo missionários sobre nós mesmos. O Reino de Deus está dentro de nós mesmos. Somos o sal da terra pela prática de uma vida virtuosa, e somos a luz do mundo pelo testemunho de autenticidade de nosso viver cristão. Que a luz de Cristo através dos cristãos, membros do seu Corpo Místico, esteja presente no mundo até os fins dos tempos.

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho  e do Espírito Santo.
      Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
       Catolicismo Evangélico Salomonita
          Visite o site: www.icai-ts.org.br
           felismarmanoel@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário