sábado, 16 de março de 2013

Jesus de Nazaré Ensina o Povo


Catolicismo Apostólico Salomonita
Diretório de Espiritualidade Litúrgica - Ano Eclesial 1986 (2012/13)


Cores Litúrgicas:
1 - Amarelo (Estação Outono - Festa dos Frutos) - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus.
2 - Cinza - Nos Oficios Penitenciais, de Tristeza e/ou Luto;
3 - Branco - Substitutivo de todas as cores e simbolizando a Integralidade, a Alegria, a Pureza e a Fé Espiritual.

Atualização dos Mistérios de Deus Intervindo na História da Humanidade:
II Movimento - Arco Ascendente - Antropoteia -
A pessoa humana Jesus de Nazaré, se manifesta como Filho de Deus, anuncia seu evangelho de libertação, consuma o processo de redenção humana e edifica sua Igreja como seu Corpo Místico compondo o Mistério da Comunhão dos Santos. O ser humano se espiritualiza na Comunhão com Deus mediatizada pelo Cristo, cristificando-se para retornar ao seio da Deidade Absoluta.

Espiritualidade Litúrgica

I Tempo - Exercícios de Metanoia, Arrependimento e Catarse pelos erros e pecados cometidos. Conversão, arrependimento e reparação em preparação para entronizar o Cristo de Deus como Senhor da História da nossa vida pessoal, em nossa trajetória rumo a Deidade Transcendental.

16ª Semana do Ano Eclesial - 17/03/2013 - V Domingo das Cinzas - Alfaias nas Cores Cinza preferencialmente, ou Roxo conforme os atavismos locais ===> Exercícios de retiro, de jejum, de oração e pedidos de perdão.

Estamos na 16ª semana do ano eclesial 1986 (2012/2013) e no 5º domingo das cinzas. O Hemerológio Cristão propõe para o nosso exercício do ministério litúrgico, Jesus de Nazaré ensinando o povo através dos recursos da didascália (conversa com cada pessoa no mesmo nível de compreensão individual), da martiria (ensina através do exemplo do seu comportamento pessoal) e da querigmática (profere solenemente as verdades relativas ao reino dos céus).

Percorrendo as várias regiões, durante cerca de três anos e meio, Jesus prepara os apóstolos e discípulos para assumirem a continuidade do seu ministério em nosso planeta terra, em um verdadeiro seminário itinerante (sistema peripatéticos). Jesus se condoía da situação da humanidade, tanto que ele chorou sobre a Cidade de Jerusalém, por causa da sua condição de pecado.

Nesta semana teremos a observância das têmporas estacionais de outono, especificamente nos dias 21/3 (quinta-feira), 22/3 (sexta-feira) e 23/3 (sábado), quando o Hemerológio Cristão propõe os retiros de reflexões, recolhimento espiritual, ordenações ministeriais, tomada de posições eclesiais e exercícios de discipulado cristão - É a oportunidade das Igrejas Locais manifestarem sua gratidão pelos bens do tempo e da vida e reassumirem os propósitos de suas missões. É a comemoração da festa dos frutos.

Cor Litúrgica: Amarelo durante toda a estação de outono, salvo as exceções - Simbolizando a confiança nos frutos da terra e a fé na construção de um mundo melhor na terra, de acordo com o evangelho de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus.

Jesus de Nazaré ensina o povo

Na semana que findou, registramos o inicio do ministério de Jesus pela Galileia, pregando o arrependimento em razão da aproximação do reino dos céus, conforme afirma o evangelho segundo Mateus no capítulo quatro. É também aí que ele inicia a escolha dos seus discípulos, principalmente os irmãos André e Pedro, juntamente com os irmãos Tiago e João. Relata também Mateus que ele, Jesus, pregou por toda a Galileia, curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.

Especialmente nos capítulos cinco, seis e sete do evangelho segundo Mateus, nós vamos ter de modo condensado, a maior parte dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus. Ele ensinou as bases concretas do Reino de Deus na terra, a ser implantado primeiramente nos corações e almas dos humanos, a nível individual, para somente depois de verdadeiramente convertidos e feitos realmente seus discípulos, iniciar então a pregação e o esforço para que o outro também se torne participante desse abençoado tesouro, que é ser participante da Vida Eterna que há para aqueles que se tornam membros do Corpo de Cristo, filhos de Deus e irmãos uns dos outros.

Tem muitos irmãos de humanidade que pensam que, simplesmente por serem batizados nas águas são membros do Corpo Místico de Cristo; mas isto não é assim. Jesus Cristo disse no evangelho de João capítulo 14: versículo 23:
"Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada". Percebe-se que, para ser parte do Corpo de Cristo, para que a Santa Triuna Divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo faça de cada um de nós uma morada, um membro dessa Confraria Mística chamada de Comunhão dos Santos, que compõe o denominado Corpo de Místico de Cristo, envolvendo a Igreja de Cristo da terra e dos céus, é preciso que se guarde a palavra de Jesus Cristo, vivendo de acordo com os seus ensinamentos, conforme está registrado nos quatro evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João. Não basta apenas crer e ser devoto de santos, almas e espíritos; é necessário crer em Jesus Cristo como o Filho do Deus vivo e viver de acordo com os seus ensinamentos, conforme registra os quatro evangelhos canônicos.

Meu irmão! Minha irmã! Você crê que Jesus Cristo é o Filho de Deus? Você aceita a salvação que Jesus Cristo oferece a você ainda hoje? Você se arrepende dos seus erros e pecados e faz um propósito de viver como uma nova criatura, conforme o modelo proposto por Jesus Cristo? Você está disposto a pedir perdão a Deus em nome de Jesus Cristo? Você está disposto a buscar conhecer os ensinamentos de Jesus Cristo, que ele deixou através de seus discípulos, registrados nos evangelhos? Você está disposto a unir com outros irmãos nos templos cristãos para partilhar momentos de comunhão com Deus e os irmãos reunidos no amor de Cristo? Decida meu irmão! Decida minha irmã! Este é o tempo da salvação que Jesus Cristo tornou disponível para mim, para você, para todos nós que nos sabemos pecadores e que desejamos uma vida de mais íntima comunhão com Deus. Deus nos ama e por isso enviou Jesus Cristo, para encarnar-se como humano no seio da Virgem Maria, assumindo assim a nossa condição de humanos e ofertar-nos a salvação que há em seu Santo Nome; pois Jesus Cristo é o Único Nome que foi posto por Deus, pelo qual possamos ser salvos. Aproveitemos a oportunidade! Deus nos chama! Jesus Cristo nos convida! Vinde a mim todos os pecadores, os cansados e oprimidos, e encontrareis descanso para as vossas almas.

Oremos ao Bom Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que nos perdoe e nos abençoe hoje e sempre.
             Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
              Visite nosso site: www.icai-ts.org.br








Nenhum comentário:

Postar um comentário