sábado, 28 de abril de 2012

Jesus Cristo Aparece a Sete Discípulos



Ciclo da Antropotéia - Tempo de Parusia do Cristo Ressuscitado -

23 Semana do Ano Litúrgico Cristão 1985 - Sete Discípulos se Encontram com Jesus Cristo Junto ao Mar de Tiberíades - 29/04/2012 - 4ª Semana da Páscoa



No Evangelho de João 21: 1-14, há um relato da aparição de Jesus Cristo Ressuscitado para sete (7) dos seus discípulos, estando presentes Simão Pedro, Tomé Dídimo, Natanael Cananeu, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos.

Esses discípulos foram pescar com rede, de barco, e durante toda a noite nada conseguiram pescar; já de madrugada decididos a pararem estavam voltando, quando ao aproximarem da praia, viram que havia lá alguém que os interrogavam, se havia conseguido algum resultado positivo na pescaria. Diante da resposta negativa, ele orientou-lhes para lançar a rede à direita do barco e os discípulos pescadores obedeceram, obtendo como resultado cento e cinquenta (150) grandes peixes. João, o discípulo amado que também estava no barco percebeu que era o Cristo de Deus Ressuscitado e falou isto para os outros, o que levou Simão Pedro a vestir-se e recompor-se, pois que estava em trajes sumários, mais adequado a ação de pescar; de imediato ao vestir-se, Simão Pedro lançou-se ao mar, em um comportamento bem característico daquele discípulo: afoito, intempestivo, pouco reflexivo. (É após esse episódio que Jesus Cristo Ressuscitado irá reintegrar Simão Pedro à sua função de pastor, em consequência da sua atitude medrosa anterior, negando conhecer a Jesus de Nazaré e ser seu discípulo).

Chegados à praia, encontram um braseiro com peixe assado e pão para comer. Nenhum deles ousam perguntar quem és tu? pois todos sabem que é Jesus Cristo Ressuscitado.

É muito interessante este texto, pois além de trazer mais um relato da presença do Cristo Ressuscitado, nos fornecem imagens simbólicas muito fortes para o nosso aprendizado enquanto eclesianos cristãos:

(a) - sete discípulos saíram a pescar em um barco, usando rede; (b) - trabalharam a noite toda usando o seu arbítrio de pescador e nada conseguiram; (c) - desanimados com a falta de resultados decidiram parar a pesca e voltarem para as suas próprias sortes, suas próprias vidas; (d) - Jesus Cristo ao convidar seus discípulos a o seguirem, afirmou que os fariam pescadores de humanos.

Sabemos que sete é o número de luzes do Candelabro que ilumina o templo na Antiga Aliança, bem como o número dos Mistérios Sacramentais, que disponibilizam as Misericordias Divinas reintegradoras do pecador à vida da Comunhão com Deus, no Ministério da Igreja Cristã para a Economia da Salvação;

sabemos que o barco é o símbolo da Igreja de Cristo enquanto Instituição Sociocultural Humana, dirigida por nós humanos pela Comissão Divina, mas na maioria das vezes gerida pelos nossos arbítrios dissociados da expressa diretriz do Evangelho de Cristo;

sabemos que nos nossos ministérios pastorais diversos, nós nos tornamos pescadores de seres humanos para Jesus Cristo, aceito, confessado, reconhecido e testemunhado como o Filho do Deus Vivo, do Deus Único e Verdadeiro, diferente de deuses idolátricos, mortos, não experienciáveis, que existem em abundância atualmente, mas que sempre existiu nos desvios e desvarios do passado;

sabemos que sob o nosso arbítrio pessoal, às vezes, nos fracassamos nas nossas tarefas de conquistar seres humanos para Cristo.

É aquí que ouvimos o conselho do Cristo Ressuscitado: Se não conseguiram nenhum resultado em sua pescaria de seres humanos para Deus, lancem a rede, à direita do barco; lancem a rede da pescaria de seres humanos para a Igreja de Jesus Cristo, na forma correta, em estreita obediência às prescrições de Jesus Cristo, lancem a rede em fiel obediência às diretrizes do Evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus que deixou seu túmulo vazio, em plena kenosis, e conquistou a vitória sobre o mundo, o pecado e a morte. Aleluia!

Podemos partilhar dessa vitória, nos inserindo como Membros do seu Corpo Místico que é a sua Igreja, mantendo Cristo presente no mundo até os fins dos tempos, através do nosso comportamento testemunhal.

A Igreja Cristã é o Hospital dos Pecadores, ela existe para nós porque somos fracos, imperfeitos, pecadores. Nela Jesus Cristo deixou os remédios restauradores da nossa saúde espiritual, nela Jesus Cristo deixou o Banco das Misericórdias para a Economia da Salvação. Isto é: temos disponíveis os meios da graça para a comunhão com Deus mediada por Cristo, os Mistérios Sagrados, os Santos Sacramentos, as Santas Ordenanças, a partilha nas Orações, a partilha no Estudo do Evangelho, a partilha nas práticas das misericórdias aos irmãos necessitados, a consensualidade nas questões que envolvem as coisas de Deus.

Na Igreja de Cristo podemos ser reintegrados à plena comunhão com Deus e com os irmãos reunidos no amor de Cristo. Na Igreja Cristã congregacionalmente nos tornamos o Povo de Deus.

Aproveitemos, meus irmãos e minhas irmãs, o conselho de Jesus Cristo Ressuscitado: lancemos as redes à direita do barco, redirecionando as nossas vidas no sentido da obediência às diretrizes do Evangelho de Jesus Cristo. Este é o único caminho seguro para que os resultados de nossas ações pessoais sejam exitosas.

Aleluia! Feliz Páscoa e a Benção de Deus para todos!

Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz

Catolicismo Evangélico Salomonita

Visite o site: www.icai-ts.org.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário