domingo, 1 de setembro de 2024

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica – Rio de Janeiro, RJ – Brasil – Ano Eclesial Litúrgico 1998 – 01/09/2024 - 44ª Semana Anual.



- Tempo Pentecostário, 11º Domingo - Testemunhar a Cristo nas Nações - Leituras do Evangelho ===> Mateus 28: 18 a 20.



Irmãos e irmãs. Hoje e nesta semana a nossa reflexão e exposição mistagógica se volta para a ordem dada pelo Ungido de Deus, Jesus de Nazaré, nosso Mestre e senhor, nos enviando às diversas nações do mundo, para estender a sua ação de discipulado no mundo todo. Estamos como os seus apóstolos, na condição de iniciados em seus Sagrados Mistérios. Precisamos aqui de uma visão catecumênica: Que coisa é uma nação?



Sempre que nomeamos uma nação, estamos evocando etnicidade com cultura própria, com suas linguagens, símbolos e valores. Isto no passado gerou muito sofrimento para os “seguidores do caminho”, os que viveram um cristianismo com o próprio Rabi da Galileia e outros que se juntaram a eles logo após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus de Nazaré, aquele que levou consigo a nossa humanidade para o céu. O cristianismo que surgiu depois, o cristianismo sem Jesus, principalmente a partir do pós apostólico, se tornou intolerante às diversidades, distantes da alteridade dialogal, produzindo toda uma cultura de apologéticas, conceitos de seitas e heresias que sempre culmina com ações afirmativas de intolerâncias e discriminação, silenciando muitas vozes e sufocando a existência afirmativa de muitos grupos irmanados de cristãos fora da hegemonia daqueles ditos cristãos institucionalizados, esses até os dias atuais com fortes inclinações divisionistas em nome das suas ideologias políticas de poder. Com os iniciados nos sagrados Mistérios Cristãos Jesuânicos não deve ser assim.



Necessitamos de uma Relação Dialogal com o outro diverso de nós, de modo alteritário não especular. Necessitamos de uma imersão inculturada no outro de nação diversa, com o nosso testemunho de servo, de manifestação atitudinal de nosso Christos Interno face ao outro, para que possamos ver nele desabrochar as sementes da Boa Nova do Reino de Deus.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.

Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

- Estação inverno, CÔR LITÚRGICA PARA O PERÍODO ESTACIONAL – VERDE


- Dias do mês de setembro de 2024 -


Nota – No dia de São Jerônimo (30) se comemora o Dia da Bíblia na tradição católica.

01- Mártires da Nova Guiné em 1942;

Beatriza da Silva, virgem.

02- Santa Doroteia, virgem e mártir de Cesareia.

03- São Gregório Magno.

04- Santa Rosália.

Santa Rosa de Viterbo.

05- Beata Teresa de Calcutá.

06- São Zacarias.

07- Dia da Independência do Brasil.

Dom Salomão Ferraz lança o Movimento de União Cristã no Brasil, em 1941 e adota a União Cristã Intra-Eclesial no seio da própria Igreja (ecumenicidade intra eclesial );

Santa Regina;

São Clodoaldo;

São João de Nicomédia.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário