sábado, 13 de julho de 2024

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica – Rio de Janeiro, RJ – Brasil – Ano Eclesial Litúrgico 1998 – 14/07/2024 - 37ª Semana Anual.



- Tempo Pentecostário, 4º Domingo, Testemunhar a Cristo na CaminhadaTestemunhar na sua vida pessoal para consigo mesmo - Leituras do Evangelho ===> João 15: 1 a 5.



Irmãos e irmãs. Estamos no tempo pentecostário e nas três primeiras semanas, nossas reflexões e vovências focaram os fundamentos dinâmicos da eclessia, ou seja: o revestimento do poder do alto, o derramar do Espírito Santo; toda ministração em nome das três Pessoas da Santíssima Trindade; e a Corporeidade do Cristo Místico, fazendo-o presente nos dias atuais, através das ações da membresia dos crentes fiéis batizados. Hoje nesta quarta semana, começamos a dinâmica testemunhal dos discípulos do Caminho Cristão Jesuânico, quando devemos refletir, internalizar e vivenciar dentro de nós mesmos, de que modo nossas atitudes e comportamentos vão manifestar o Cristo Místico Ressuscitado no mundo, no aqui-e-agora de nossa existencialidade.



Jesus de Nazaré, o Cristo de Deus nos propõe um ensinamento parabólico, comparativo, analógico, se apresentando como uma videira e Deus Pai como o agricultor e cada um de nós como os ramos da videira, que como sabemos, só darão frutos se tiverem ligados ao tronco da videira, o próprio Cristo Ressuscitado. O papel do agricultor é cuidar da videira, limpando os ramos que dão bons frutos, para que eles produzam mais e bons frutos, mas também, deve cortar os ramos que não produzem frutos, sendo tais ramos separados, secados e queimados. É preciso que apliquemos as exortações de nosso Mestre Salvador em nossas vidas enquanto indivíduos, pessoas singulares, para darmos bons e ricos frutos. Lembremos que nosso Mestre e Salvador afirmou ser Ele o Caminho, isto é, devendo cristificarmos a nós mesmos, fortalecendo a nossa chama interna de Luz do Mundo, nos exercitando nas práticas das virtudes e das obras boas, para alcançar a nossa theosis, nossa divinização, nossa deificação (abrigar as energias incriadas de Deus pela diátese do Espírito Santo em resposta às nossas asceses pessoais).



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.

Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

- Estação Outono, CÔR LITÚRGICA PARA O PERÍODO ESTACIONAL – AMARELO


- Dias do mês de julho de 2024 -


14- São Camilo de Lellis, presbítero;

São Francisco Solano, frade.

15- São Boaventura, bispo e doutor da igreja.

16- Nossa Senhora do Carmo, memória.

17- Richard Holden, tradutor do primeiro Livro de Oração Comum em português, em 1876;

Santa Marcelina, virgerm;

Bento Inácio de Azevedo e os Quarenta Mártires do Brasil.

18- São Francisco Solano, frade e missionário.

19- Santo Arsênio.

20- Santa Margarida de Antioquia, virgem e mártir.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário