domingo, 18 de fevereiro de 2024

- Vozes do Monastério Sagrada Compaixão -

 

Comunidade Mística Cristã Apostólica – Rio de Janeiro, RJ – Brasil – Ano Eclesial Litúrgico 1998 – 18/02/2024 - 16ª Semana Anual.



- Domingo da Vida de Jesus dos 13 aos 30 anos – o silêncio histórico sobre sua vida nos livros canônicos - ===> Quais caminhos espirituais trilhou? – Leia Lucas 2: 52.



Irmãos e irmãs. Após relatar o episódio do jovem Jesus ter ficado no templo conversando com os doutores da Lei, os textos canônicos se limitam a dizer que Jesus de Nazaré viveu de modo harmonioso com a família, e que ele crescia em estatura e sabedoria na graça de Deus, diante de Deus e dos homens. São 17 anos de silêncio sobre os fazeres do Jesus adulto jovem, pois ele vai aparecer de novo aos seus 30 anos, quando procura o Ministério de João Batista.



Sabemos que nas práticas do judaísmo na época em que Jesus de Nazaré viveu entre os humanos, havia diversidade de vertentes interpretativas e atitudinais ao testemunho dos judeus nas sua comunidades, com relação à religião e ao templo. Existe uma forte inclinação de muitas pessoas a crerem que Jesus tenha frequentado a Comunidade dos Essênios, pela sintonia de suas condutas com as práticas essênias, bem como por ele se apresentar nos modos de um nazireu (cabelos longos, celibatério, coisas assim); parece que os documentos encontrados no sítio arqueológico próximo ao mar morto, contribui para fortalecer essa ideia. Existem correntes que afirmam que o próprio João Batizador era um dos irmãos da comunidade dos essênios.



Jesus de Nazaré, dos seus 13 aos 30 anos, como pessoa singular, em plena maioridade civil e religiosa, tinha todo o direito no exercício pleno do seu livre arbítrio, confirmando-nos porém os textos canônicos, que ele o fez de modo harmonioso, na convivência com sua família, em paz na sua comunidade, sendo admirada as suas atitudes comportamentais diante de Deus e diante dos homens, assim devendo sermos também nós, enquanto iniciados nos mistérios eclesiais cristãos, conforme nos expõem as plurais mistagogias e instruções catequéticas. Testemunhemos assim, como ele nos demonstrou fazer.



Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.

Abuna Philoseleos



*** ====================================== ***



1.0 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.

- Estação Verão, CÔR LITÚRGICA PARA O PERÍODO ESTACIONAL – VERMELHO


- Dias do mês de fevereiro de 2024 -


18- São Teotónio, religioso.

19- Santa Belina, virgem e mártir.

20- Santos Francisco e Jacinta de Fátima.

21- São Pedro Damião, bispo e doutor da Igreja.

22- Santa Margarida de Cortona, religiosa itlaiana.

Cátedra de São Pedro, Apóstolo.

23- São Policarpo, bispo e mártir.

24- São Sérgio.


*** ======================================= ***


ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).

eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com

(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -

(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário