12/03/2023 – 16ª Semana Anual Cristã 1966 – 3º Domingo da Quaresma, ou das Cinzas. - ‘Metanóia e Catarse Penitencial - Mistério Litúrgico ===> - Jesus de Nazaré é conduzido ao deserto para ser tentado pelos adversários.
Ensinamentos do Evangelho – Leia o texto indicado ===> Mateus 4: 1 a 17 ...
Irmãos e irmãs da Família de Jesus Cristo. Paz e bem no Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Após ser batizado por João no Jordão, Jesus de Nazaré, o Messias enviado pelo Pai Eterno, foi conduzido ao deserto para ser tentado pelos adversários de sua tarefa ministerial; era comum entre os “iniciados nos mistérios espirituais”, antes de assumirem seus postos públicos junto às populações, serem testados em suas condutas e retidões de caráter, antes de assumirem seus múnus, isto depois de extenso período de isolamento e solidão.
Os textos sagrados falam de adversário e tentador (Peshitta), sabendo-se nessas circunstâncias três tentadores principais, que continuam presentemente, por vezes desviando seres humanos de suas rotas do bem, levando-os às frustrações e desvios de ministérios legítimos; me refiro às pulsões instintuais da natureza humana, às pulsões sociais pelo desejo do ficar bem, ou se dar bem, bem como o terceiro tentador, que ousa utilizar os dois outros para cumprir os seus intentos, no caso satanás, que é o inimigo da verdade e do bem. Jesus de Nazaré depois de quarenta dias seguidos de solidão e jejuns no deserto, se apercebe da fome e ali não há comida, mas ele sabe que como o Messias de Deus que é, tem poder para transformar a pedra em pão, o instinto traz à sua consciência este fato, em uma espécie de jogo contra os seus propósitos messiânicos (e isto é o diabolês da língua grega), mas ele utiliza as palavras dos Escritos Sagrados para combater tal tentação, “pois nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que vem de Deus”; surge então o outro tentador, a pulsão social do se dar bem nas diversas circunstâncias, e ele no pináculo do templo, jogar-se lá abaixo, pois os anjos o protegeria, sugerido pelos arquétipos sociais da cultura dominante, novamente “jogando contra seus propósitos ministeriais”, e até usando citações dos Escritos Sagrados, mas ele novamente rechaça o tentador com as Sagradas Escrituras “não provocarás o Senhor teu Deus”; mas o adversário continua, e agora o transportando em transes para a montanha mais alta do mundo, e lhe mostra todos os seus reinos e extensões, e joga claro tentando desviá-lo da missão, quando diz: tudo eu lhe darei se prostrardes e me adorares. Mas mas mais uma vez Jesus de Nazaré usa os Escritos Sagrados e lhe contesta dizendo: “Somente a Deus adorará e somente a Ele servirás”. Felizmente Satanãs, o grande tentador se afasta e os anjos de Deus aparecem para servir a Jesu de Nazaré, o Messias Cristo de Deus.
Irmãos e irmãs, Jesus Cristo é o caminho e a cristificação de nós mesmos é o nosso caminhar para o Eterno Pai, estando nós seres humanos, todos e qualquer um de nós, sujeitos a sermos também abordados por tentadores semelhantes, sendo necessário lembrar com retidão das palavras de Deus nas Sagradas Escrituras, e crendo nelas, usá-las nas nossas vidas e nas circunstâncias difíceis no enfrentamento das nossas existencialidades, pois estamos no mundo, mas não somos do mundo, pois somos todos o povo de Deus que caminha.
Que Deus nos abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho, e do Espirito Santo Paracleto. Amém.
Abuna Philoseleos
*** ====================================== ***
1.0 – Atividades Espirituais do ano conforme o Diretório Litúrgico do Hemerológio Cristão 1996 – Ano Eclesial 2022/2023:
1.1 - Efemérides - Veneráveis Memórias das testemunhas de Jesus Cristo Filho de Deus no mundo – O Mistério da Comunhão dos Santos.
- Dias do mês de março de 2023 -
. 12 - Papa Gregório I, o Grande,
. 13 - São Rodrigo;
Falecimento de Moises, escritor da Torah.
. 14 - Santo Antônio de Categeró.
São Longuinho.
. 16 - São Henrique.
. 17 - São Patrício, bispo;
- 18 – São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da igreja.
1.2 -* - Aspectos de Pastoral Geo-Ecológica -
Têmporas Estacionais - Os três dias que antecede a entrada da estação do tempo do Verão, dia 21 de dezembro - Festa das Luzes –
Cor Litúrgica do período: Vermelho - Simbolizando a coragem, a tenacidade na prática do amor e caridade com todas as criaturas de Deus.
*** ======================================= ***
ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA: Fraternidade Fabiano de Cristo (1 e 2).
eclesiano@gmail.com ou felismarmanoel@gmail.com
(1) Monastério Sagrada Compaixão – (Recolhimento e vivências espirituais) - fundado em 1994 - Estrada das Amendoeiras, 248 – Capivari, (Chácaras Rio Petrópolis) Duque de Caxias, RJ. CEP. 25.243 – 420 -
(2) Capelania Francisco de Assis - (Efemeria Agios Gregorius Palamas). - Rua Francisco Eugênio, 180 – Sobrado - São Cristóvão, Rio de Janeiro, RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário